É difícil pensar em um filme mais magnífico do que “O fabuloso destino de Amélie Poulain” (2002). Desde sua introdução, até Amélie se renovar a cada cena, o longa encanta e nos faz refletir sobre diversas situações. Cada vez que se assiste, temos percepções diferentes e mais profundas.
E é quebrando a cobertura do Crème Brulée com a pontinha da colher, observando a reação de pessoas assistindo aos filmes no cinema, colocando a mão bem funda no saco de lentilhas e jogando pedras no canal Saint Martin que Amélie aproveita os simples prazeres da vida dando um verdadeiro tapa na cara de quem assiste ao filme.
Através de uma fábula lúdica, o longa, de Jean-Pierre Jeunet, foge totalmente do estilo sombrio de ficção por qual o diretor é conhecido, cativando o público com pequenos detalhes e o levando para uma deliciosa viagem a Paris. Apesar da mudança de gênero, seu estilo recheado com ângulos de câmeras inusitados, edição rápida e efeitos para manter o dinamismo do filme continuam presentes em cada cena.
A jovem, vivida por Audrey Tautou, ganha o telespectador por sua simplicidade ao lidar com as dificuldades da vida. Crescida, em meio as ordens de seus neuróticos pais, era uma criança atípica, na cidade de Paris, que, depois de grande, saiu de casa para trabalhar em um charmoso café em Montmartre. Sua vida começa a mudar com a morte da Lady Di, – não que ela seja uma fã da princesa – ao receber a noticia pela televisão, ela toma um susto e descobre uma caixa antiga escondida em seu banheiro, e essa sim mudará sua rotina. A partir daí, Amélie, começa a promover felicidade nas vidas das pessoas que a cercam, e, por acaso, na sua própria.
O roteiro, escrito por Jeunet e Guillaume Lauran, cativa o espectador fazendo com que ele se identifique com a trama. Além disso, não destaca apenas a vida de Amélie, mas todas as manias e detalhes dos outros personagens que compõem o longa, deixando-o mais leve e dinâmico. Por exemplo, o personagem de Serge Merlin, Raymond Dufayel, possui ossos de vidros e pinta o mesmo quadro todos os anos.
Andrey Tautou é a grande atriz que se destaca no filme. Com sua delicadeza, a protagonista deu um jeito único à Amélie, em que apenas no olhar pode-se entender o que ela quer dizer. Sem dúvidas não é possível imaginar outra atriz no papel principal. Tautou tomou conta da atuação como se fosse ela mesma, e foi muito consagrada ficando conhecida mundialmente pelo longa.
A fotografia, digna de indicação ao Oscar, apresenta-se alegre, usando uma paleta baseada no vermelho, verde e amarelo. As cores são saturadas, colorindo os planos como se fossem pinturas. Porém, o diretor de fotografia Bruno Delbonnel também intercala tons mais escuros. É perceptível a forma como as cores do filme se tornam mais pesadas, com muitas sombras. Por exemplo, quando a protagonista planeja sua vingança contra o dono da venda de verduras, permitindo que o público entenda a mudança no tom de Amélie.
A trilha sonora dá um charme a mais no filme, se mostrando quase que como uma personagem. A música “La Valse d’Amélie” de Yann Tiersen, ganha os ouvidos de todos que o assistem, se mostrando de forma romântica e poética, com uma sinestesia entre a visão e a audição.
A moça ingênua, porém cheia de si, celebrando os pequenos momentos da vida, merece um destaque para todos aqueles que apreciam o cinema francês e gostam de levar a vida de forma leve e singela. Além de ser um ótimo filme para os casais apaixonados.
Por Carolina Gomes
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Adorei sua resenha e certamente vai entrar para a minha lista de filmes que quero assistir! Não conhecia ainda o filme nem tinha ouvido falar sobre, mas sua resenha me deixou com vontade de conhecer mais! Sucesso e parabéns. Beijos
http://www.gotadechampagne.blogspot.com.br
Tenho uma amiga apaixonada por esse filme e ela sempre fala pra eu assistir, já comecei mas nao consegui terminar e agora que lembrei novamente <3 A história é encantadora e acho linda as cores do filme.
SEMPRE olho pra esse filme é penso: @Mais um filme pretensioso Do cinema francês” e nunca assisti.
Preciso perder esse preconceito pra ontem TODAS as críticas a ele são boas… não é possível que todos estejam errados.
Bjs
Eu não conhecia o filme mas gostei muito do seu post, me despertou curiosidade. Uma grande atriz, fotografia belíssima e uma trilha sonora dessa ah acho pouco provável que eu não goste, muito difícil mesmo. Hum casais apaixonados? Vou chamar meu marido para assistir comigo.rsrs
bjs
http://www.simplesmenteciana.com
Olá! Ai que lindo, O Fabuloso Destino de Amelie Poulain é um filme maravilhoso, ainda mais para quem gosta de algo que enche os olhos (fotografia maravilhosa, como você fala ali), com uma história singela, que retrata alguém que poderia ser você ou eu. Simplesmente amodoro! Abraços e sucesso!
http://www.pandapixels.com.br
Com toda certeza essa indicação vai entrar pra minha lista, isso se eu não assistir hoje haha
Sua resenha ficou ótima e me deu muita curiosidade de conhecer *-*
Beijinhoss e sucesso!
http://www.segredosdajuhcosta.com
Nunca tinha ouvido falar, acredita? E não é do tipo de filme que eu gosto/costumo assistir, mas como eu gostei muita da sua resenha acho que posso dar uma chance, né?
Amo muito esse filme e a crítica ficou ótima, Carol! Beijos.
Eu já vi esse filme diversas vezes, apesar de não ser nem de longe meu gênero favorito, é um ótimo filme,cativante eu diria. Ele faz a gente pensar em aproveitar mais as pequenas coisas, como a Amelie no filme, e como você disse no post cada vez que a gente assiste temos uma percepção diferente sobre o filme, e eu acredito que isso acontece com todos os filmes. ótima crítica!
Simplesmente encantada com sua crítica.
Apesar de ser super famoso até hoje não assisti o filme. Não faz muito meu tipo. Não sou fã de filmes melosos hahah mas esse não é só isso. Como você disse, a personagem nos ensina a aproveitar os momentos simples da vida, e já ganhou meu coração por se passar em Paris. Vou assistir com certeza. Parabéns pelo blog e por escrever tão bem.
Nossa de 2002 em tinha 1 ano kkk, vou procurar esse filme no youtube para eu poder assistir, e você arrazou na “resenha”. Sucessos para você e o blog♥
Eu já ouvi falar muito bem desse filme, mas eu nunca tirei um tempinho para assistir. Vou ver se ainda essa semana eu consigo fazer isso. Adorei o post, fiquei ainda mais curiosa para ver! Andrey Tautou com certeza deve ter arrasado no papel da Amélie! Tenho certeza que vou amar o filme ainda mais do que já amo, sem nem ter assistido.
Amelie *,* muito amor por esse filme s2
tinha uma amiga viciada nesse filme….a propósito vc está de parabéns com sua crítica =*** bjs