Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
Crítica de TeatroEspetáculos

Critica: O Filho do Presidente

Adriana Dehoul
20 de novembro de 2017 3 Mins Read
FILHO24

Baseado na peça “Now or Later” do dramaturgo Christopher Shinn, o espetáculo “O Filho do Presidente” é o primeiro texto do autor que ganha uma tradução – realizada por João Polessa Dantas – e montagem no Brasil. O autor, que já ganhou alguns prêmios por seus texto, incluindo o Prêmio Pulitzer em 2008, o escreveu há dez anos atrás, mas torna-se quase atemporal pelas temáticas abordadas: liberdade de expressão, fundamentalismo religioso, direitos humanos, jogo de poder, homofobia entre tantas outras que se fazem, infelizmente, mais presentes do que nunca no ano atual.

Destacamos a coragem dos idealizadores da montagem em trazer para os palcos cariocas essas questões tão importantes e urgentes. É maravilhoso perceber em tempos em que o riso fácil e descompromissado e espetáculos com temáticas mais brandas se apresentam como uma saída, também mais fácil, para levar o público aos teatros do Rio de Janeiro, termos artistas engajados em militâncias e que transbordam isso também em sua arte nos palcos.

“Perguntas em torno da liberdade, religião, direitos humanos e políticas em geral são centrais em muitos países, não apenas no meu país. É incrivelmente excitante para mim que minha peça esteja sendo vista no Brasil. Como escritor, sempre estou tentando escrever com detalhes e especificidade sobre minha cultura – mas minha esperança é que, através desse processo, eu consiga alcançar algo universal. Eu desejo contribuir, de uma maneira tão pequena, para a conversa global em curso sobre as instituições que estruturam nossas vidas.” diz o autor Christopher Shinn

A história se passa na sede do partido Democrata, em um hotel no sul dos Estados Unidos, onde o vazamento de fotos do filho Jhon – interpretado pelo ator e co-idealizador Felipe Cabral – do então candidato a presidência Sr. Jhon – vivido pelo ator Anselmo Vasconcellos – vazam na internet e poem em risco toda a campanha realizada até aquele momento, o dia da apuração final dos votos. Estabelece-se dessa forma um clima de tensão, conflito, mágoas e ânimos exaltados em cada um dos personagens. Compõem o elenco ainda Ingra Liberato, Hugo Lobo, Rodrigo Candelor e Vanessa Pascale que ajudam no desenrolar do enredo e trazem também momentos de alívio cômico.

8 Elenco O Filho do Presidente Crédito Leonardo Aversa 1
Foto: Divulgação/Leonardo Aversa

A direção de Marcus Faustini com assistência de Juliana Stokler é bastante clean e sem muitas surpresas, dando destaque à verborragia que se estabelece desde o primeiro momento do espetáculo. Ali o texto fala mais alto. A tensão é a palavra de ordem que rege os corpos dos atores em cena, mesmo durante as cenas de descontração, seja pela situação em que se encontram pela exposição das fotos polêmicas vazadas, pela expectativa do resultado final das eleições à presidência ou ainda pela posição social de cada um deles.

A cenografia de Fernando Mello da Costa com assistência de Eduard Monteiro e Rostand Albuquerque, baseia-se em poucos elementos, porém pomposos e extravagantes, como é de se esperar que uma família presidenciável e conversam em sintonia com o figurino assinado por Carol Lobato que reafirma o nível social de cada um ali e consegue fazer distinção do único personagem que não faz parte da família diretamente, o amigo interpretado por Hugo Lobo, mas que também se enquadra no mesmo nível socio-econômico dos outros.

A iluminação assinada por Aurélio de Simoni com assistência de Guiga Ensá, também segue a linha clean da direção, sem muitas variantes, mas em momentos chaves acentua a tensão exposta em cena. Em alguns momentos antecipa o clima que será instaurado com a chegada de determinados personagens.

O espetáculo esteve em cartaz desde o início de novembro e finalizou sua primeira temporada este fim de semana no Teatro da Caixa Nelson Rodrigues, recém reformado e aberto, que fica no Centro do Rio de Janeiro.

23551313 134149147305430 8275907787724891861 o
Critica: O Filho do Presidente
Sinopse
Prós
Contras
3.7
Nota

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Caixa CulturalCultura RJTeatro

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Adriana Dehoul

Adriana Dehoul é maquiadora, atriz e produtora desde que resolveu seguir seus sonhos na carreira artística. Sem perder a meninisse para as durezas da vida, ela gosta de subir em arvores e viajar ouvindo o canto dos pássaros e as ondas do mar. Deseja compartilhar poesias nesse mundo de inquietações que transborda amor apesar de tudo.

Outros Artigos

sandy meu canto 1
Anterior

Sandy retorna ao Vivo Rio com a turnê “Meu Canto”, em dezembro

23828823 1997662090477881 1982102502 o
Próximo

Mais de 20 youtubers se juntam para discutir a discriminação racial no Brasil

Próximo
23828823 1997662090477881 1982102502 o
20 de novembro de 2017

Mais de 20 youtubers se juntam para discutir a discriminação racial no Brasil

Anterior
20 de novembro de 2017

Sandy retorna ao Vivo Rio com a turnê “Meu Canto”, em dezembro

sandy meu canto 1

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Solanas Explicado às Crianças (André Ramiro)
    Solanas Explicado às Crianças | Ancestralidade e Defesa do Meio Ambiente em Comunidade de Pescadores
    Roberto Rezende
    Jamie (Aaron Taylor-Johnson) e Spike (Alfie Williams) fugindo de três zumbis ao fundo deles em "Extermínio: A Evolução". Ambos carregam arcos e flechas.
    Extermínio: A Evolução | A Infecção Masculina
    Rodrigo Chinchio
    A imagem mostra Jon Bernthal interpretando Frank Castle, também conhecido como O Justiceiro (The Punisher). Ele está em um bosque escuro de noite, olhos semicerrados, segurando uma grande arma no peito e de colete.
    Homem-Aranha 4 | Justiceiro Entra Para o Elenco
    Hugo Santiago
    Troca de livros e figurinhas na Bienal do Livro Rio 2025
    Bienal do Livro Rio 2025 | 5 Editoras Imperdíveis para Descobrir
    Amanda Moura
    Imagem promocional da expansão "Bosque dos Eevees" do Pokémon TCG Pocket. Eevee está sendo seguido por suas evoluções em um bosque, brincando cercados de flores. Está de manhã e a luz passa pelas árvores.
    Pokémon TCG Pocket | Nova Expansão Focada em Eevee Chega Dia 26
    Hugo Santiago

    Posts Relacionados

    Donna, vestida com uma jardineira, e amigas no primeiro filme de "Mamma Mia", dançando pelas ruas acompanhadas de uma multidão.

    Por que “Mamma Mia!” Ainda Faz Tanto Sucesso (Mesmo Depois de Tantos Anos)?

    Joanna Colaço
    6 de maio de 2025
    Beth Goulart como Clarice Lispector na peça "Simplesmente Eu, Clarice Lispector", caracterizada como a autora, com um vestido vermelho, saia e sapatos escuros, pernas cruzadas, e segurando um cigarro.

    Simplesmente Eu, Clarice Lispector | Espetáculo Encerra Temporada e Já Tem Retorno Confirmado

    Joanna Colaço
    30 de abril de 2025
    Teatro lotado para apresentação da peça "É disso eu que tô falando", do humorista Marco Luque.

    Marco Luque: É Disso que Eu Tô Falando | Peça Resgata o Melhor da Carreira do Humorista em 4 “Atos”

    Roberto Rezende
    13 de março de 2025
    Foto de carro alegórico da escola de samba "Acadêmicos de Niterói", campeã da Série Ouro do Carnaval do Rio 2025. Há um galo gigante em destaque na frente.

    Carnaval 2025 | Acadêmicos de Niterói é a Campeã da Série Ouro do Rio de Janeiro

    Amanda Moura
    6 de março de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER