Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Insulto

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
6 de fevereiro de 2018 3 Mins Read

3906404A memória do massacre permeia “O Insulto” (L’insulte, 2017), candidato do Líbano ao Oscar de melhor filme estrangeiro. No longa-metragem, dirigido por Ziad Doueiri (O Atentado), um tribunal serve de microcosmos para a discussão de diferenças históricas. De um lado, está o mecânico Toni Hanna (Adel Karam), membro devoto do partido cristão libanês. Do outro, o capataz Yasser Abdallah Salameh (Kamel El Basha), refugiado palestino. O aparente motivo da briga judicial, uma desavença em relação à construção de uma calha d’água, na verdade esconde um problema maior, de ordem social e política.

O roteiro, escrito pelo próprio Doueiri e por sua ex-mulher, Joëlle Touma (O Atentado), foge de um julgamento moral simplista. Em vez disso, entende tanto a radicalização e a reação de um dos protagonistas quanto a violenta resistência do outro não como atitudes individuais e isoladas, mas antes como consequências de conflitos seculares. Para alcançar esse plural resultado, muito contribuíram as contrastantes origens dos co-autores. Enquanto Doueiri nasceu em uma família sunita, defensora da causa palestina, Touma descende de cristãos ligados às Falanges Libanesas, partido de direita associado à morte de centenas de palestinos.

Se, por um lado, a dupla merece elogios por construir um multifacetado cenário, por outro, críticas quanto à verossimilhança são coerentes. Algumas situações parecem arquitetadas em demasia, e o esquematismo só não salta mais aos olhos graças às convincentes performances. A fúria cega de Toni Hanna contrapõe-se, de início, à atitude de autopreservação adotada por Yasser Abdallah Salameh. Aos poucos, contudo, as personagens principais abrem-se à alteridade, e os trabalhos de Adel Karam e Kamel El Basha capturam as nuances e sutilezas dos distintos momentos com perfeição. Merecidamente, portanto, El Basha recebeu no Festival de Veneza de 2017 o prêmio de melhor ator. Com igualmente sólidas interpretações, o restante do elenco também se destaca. Rita Hayek e Christine Choueiri traduzem com êxito o alheamento das esposas Shirine Hanna e Manal Salameh, ao passo que Camille Salameh e Diamand Bou Abboud colocam em embate as diferentes visões de mundo dos advogados Wajdy Webb e Nadine.

As já poderosas atuações ganham ainda mais camadas quando capturadas pelas lentes de Tommaso Fiorilli (De Volta). A câmera do fotógrafo belga acompanha o corpo das personagens enquanto elas transitam pelas ruas de Beirute, mas sempre reencontra seus rostos em dramáticos closes. Doueiri demonstra, assim, confiança nas expressões faciais dos atores, cujo ápice aparece em uma troca de olhares após o julgamento. Nessa bonita cena, o diretor indica crer em similaridades para além de todas as divergências. Sua posição, à primeira vista um tanto ingênua, torna-se cada vez mais necessária no conturbado momento político atual, marcado pela proliferação dos discursos de intolerância.

A montagem, no entanto, não repete o sucesso da fotografia. Dominique Marcombe (O Atentado) opta em momentos por soluções como o dissolve – transição gradual de uma cena para a outra – e o fade to black – corte para a tela preta -, quando o corte seco seria a melhor saída. Ao recusar a solução mais simples, o editor acaba usando recursos pouco eficientes e dissociados de uma justificativa narrativa.   

Apesar disso, “O Insulto” funciona. Funciona não só como um verdadeiro estudo sobre a força performativa das palavras, mas também como um potente retrato do racismo no mundo árabe. Funciona, ainda, não só como uma interessante investigação sobre a credibilidade do sistema judiciário, mas também como uma complexa análise da violência como forma de resistência à opressão. Trata-se, por fim, de um filme múltiplo e rico, cujas qualidades ocultam os pontuais defeitos.

*O filme estreia dia 8, quinta-feira.

 

Reader Rating1 Vote
7.9
7

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

JustiçaMelhor Filme EstrangeiroOscar 2018

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

meninas malvadas
Anterior

Lindsay Lohan reencena falas icônicas de Meninas Malvadas

Foto Guga Melgar
Próximo

Crítica: “Bibi Ferreira – uma vida em musical”

Próximo
Foto Guga Melgar
6 de fevereiro de 2018

Crítica: “Bibi Ferreira – uma vida em musical”

Anterior
6 de fevereiro de 2018

Lindsay Lohan reencena falas icônicas de Meninas Malvadas

meninas malvadas

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Tela dividida em gameplay de "Split Fiction". Céu azul claro dos dois lados, uma cena de voo em dragão à esquerda e outra vista, em terra, da mesma paisagem.
    Diretor de “Wicked” Pode Dirigir “Split Fiction”, que Será Estrelado por Sydney Sweeney
    Rodrigo Chinchio
    Trailer de "Predador: Assassino de Assassinos" com um predador gigante em animação.
    Predador: Assassino de Assassinos | Animação do Disney+ Ganha Nova Prévia
    Amanda Moura
    O assassino de "O Telefone Preto" (2022) com sua máscara, The Grabber/O Apanhador (Ethan Hawke).
    O Telefone Preto 2 | Que Medo! Filme Ganha Primeiro Trailer
    Nick de Angelo
    Aves de Rapina Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa 3
    Tela Quente | Saiba Qual É o Filme Desta Segunda-feira (2/6)
    Amanda Moura
    Mike, de "Stranger Things", com os braços abertos para trás segurando um grupo de cidadãos, majoritariamente crianças, no sétimo episódio da 5ª temporada da série. Todos estão assustados, e a mãe de Will (Winona Ryder) está presente também.
    Stranger Things | 5ª Temporada Tem Trailer e Data de Estreia Divulgados
    Amanda Moura

    Posts Relacionados

    Tela dividida em gameplay de "Split Fiction". Céu azul claro dos dois lados, uma cena de voo em dragão à esquerda e outra vista, em terra, da mesma paisagem.

    Diretor de “Wicked” Pode Dirigir “Split Fiction”, que Será Estrelado por Sydney Sweeney

    Rodrigo Chinchio
    2 de junho de 2025
    Trailer de "Predador: Assassino de Assassinos" com um predador gigante em animação.

    Predador: Assassino de Assassinos | Animação do Disney+ Ganha Nova Prévia

    Amanda Moura
    2 de junho de 2025
    O assassino de "O Telefone Preto" (2022) com sua máscara, The Grabber/O Apanhador (Ethan Hawke).

    O Telefone Preto 2 | Que Medo! Filme Ganha Primeiro Trailer

    Nick de Angelo
    2 de junho de 2025
    Aves de Rapina Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa 3

    Tela Quente | Saiba Qual É o Filme Desta Segunda-feira (2/6)

    Amanda Moura
    2 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER