Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Insulto

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
6 de fevereiro de 2018 3 Mins Read

3906404A memória do massacre permeia “O Insulto” (L’insulte, 2017), candidato do Líbano ao Oscar de melhor filme estrangeiro. No longa-metragem, dirigido por Ziad Doueiri (O Atentado), um tribunal serve de microcosmos para a discussão de diferenças históricas. De um lado, está o mecânico Toni Hanna (Adel Karam), membro devoto do partido cristão libanês. Do outro, o capataz Yasser Abdallah Salameh (Kamel El Basha), refugiado palestino. O aparente motivo da briga judicial, uma desavença em relação à construção de uma calha d’água, na verdade esconde um problema maior, de ordem social e política.

O roteiro, escrito pelo próprio Doueiri e por sua ex-mulher, Joëlle Touma (O Atentado), foge de um julgamento moral simplista. Em vez disso, entende tanto a radicalização e a reação de um dos protagonistas quanto a violenta resistência do outro não como atitudes individuais e isoladas, mas antes como consequências de conflitos seculares. Para alcançar esse plural resultado, muito contribuíram as contrastantes origens dos co-autores. Enquanto Doueiri nasceu em uma família sunita, defensora da causa palestina, Touma descende de cristãos ligados às Falanges Libanesas, partido de direita associado à morte de centenas de palestinos.

Se, por um lado, a dupla merece elogios por construir um multifacetado cenário, por outro, críticas quanto à verossimilhança são coerentes. Algumas situações parecem arquitetadas em demasia, e o esquematismo só não salta mais aos olhos graças às convincentes performances. A fúria cega de Toni Hanna contrapõe-se, de início, à atitude de autopreservação adotada por Yasser Abdallah Salameh. Aos poucos, contudo, as personagens principais abrem-se à alteridade, e os trabalhos de Adel Karam e Kamel El Basha capturam as nuances e sutilezas dos distintos momentos com perfeição. Merecidamente, portanto, El Basha recebeu no Festival de Veneza de 2017 o prêmio de melhor ator. Com igualmente sólidas interpretações, o restante do elenco também se destaca. Rita Hayek e Christine Choueiri traduzem com êxito o alheamento das esposas Shirine Hanna e Manal Salameh, ao passo que Camille Salameh e Diamand Bou Abboud colocam em embate as diferentes visões de mundo dos advogados Wajdy Webb e Nadine.

As já poderosas atuações ganham ainda mais camadas quando capturadas pelas lentes de Tommaso Fiorilli (De Volta). A câmera do fotógrafo belga acompanha o corpo das personagens enquanto elas transitam pelas ruas de Beirute, mas sempre reencontra seus rostos em dramáticos closes. Doueiri demonstra, assim, confiança nas expressões faciais dos atores, cujo ápice aparece em uma troca de olhares após o julgamento. Nessa bonita cena, o diretor indica crer em similaridades para além de todas as divergências. Sua posição, à primeira vista um tanto ingênua, torna-se cada vez mais necessária no conturbado momento político atual, marcado pela proliferação dos discursos de intolerância.

A montagem, no entanto, não repete o sucesso da fotografia. Dominique Marcombe (O Atentado) opta em momentos por soluções como o dissolve – transição gradual de uma cena para a outra – e o fade to black – corte para a tela preta -, quando o corte seco seria a melhor saída. Ao recusar a solução mais simples, o editor acaba usando recursos pouco eficientes e dissociados de uma justificativa narrativa.   

Apesar disso, “O Insulto” funciona. Funciona não só como um verdadeiro estudo sobre a força performativa das palavras, mas também como um potente retrato do racismo no mundo árabe. Funciona, ainda, não só como uma interessante investigação sobre a credibilidade do sistema judiciário, mas também como uma complexa análise da violência como forma de resistência à opressão. Trata-se, por fim, de um filme múltiplo e rico, cujas qualidades ocultam os pontuais defeitos.

*O filme estreia dia 8, quinta-feira.

 

Reader Rating1 Vote
7.9
7

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

JustiçaMelhor Filme EstrangeiroOscar 2018

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

meninas malvadas
Anterior

Lindsay Lohan reencena falas icônicas de Meninas Malvadas

Foto Guga Melgar
Próximo

Crítica: “Bibi Ferreira – uma vida em musical”

Próximo
Foto Guga Melgar
6 de fevereiro de 2018

Crítica: “Bibi Ferreira – uma vida em musical”

Anterior
6 de fevereiro de 2018

Lindsay Lohan reencena falas icônicas de Meninas Malvadas

meninas malvadas

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Neal Schon
    Fim do Journey é esclarecido por Neal Schon
    Cesar Monteiro
    Terra Nostra em edição especial na Rede Globo
    Terra Nostra | Resumos dos Capítulos de 10/11 a 15/11
    Amanda Moura
    Bad Bunny é indicado para as 3 principais categorias do Grammy 2026
    Grammy 2026 | Confira a Lista Completa dos Indicados
    Amanda Moura
    Apresentação do AC/DC em Gelsenkirchen, em maio de 2024.
    AC/DC | Vendas de Ingressos Têm início Nesta Sexta-Feira
    Cesar Monteiro
    Pôster horizontal de divulgação da DLC "Mega Dimension" de "Pokémon: Legends Z-A". A nova personagem Ansha pode ser vista com um Hoopa. No canto inferior estão os protagonistas, à esquerda Paxton com um Mega Meganium, e à direita Harmony com um Mega Emboar, ambos com expressão de surpresa, bem no fundo estão Taunie e Urban, um de cada lado, ele com um Mega Feraligatr. Harmony tem um Mega Emboar. À esquerda, superior esquerdo, Korrina aparece com nova vestimenta e com seu Lucario. Personagens estão em fundo cromático, como um portal para uma nova dimensão, ao centro na parte de cima há uma bola prata em alusão às mega evoluções.
    Pokémon Mega Dimension | Novas Mega Anunciadas: Chimecho, Baxcalibur e Mais
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    No Other Choice

    No Other Choice | O Homem Comum em uma Jornada Criminosa Macabrabramente Bem Humorada

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    O Agente Secreto

    O Agente Secreto | Quando o Estilo Grita Mais Alto que a Substância

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    No Caminho

    No Caminho | Um Romance Homoafetivo em Meio à Violência dos Cartéis

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    Foi Apenas um Acidente

    Foi Apenas um Acidente | Vingança Contra o Estado Torturador

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon