Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Intermediário

Avatar de Paulo Olivera
Paulo Olivera
4 de novembro de 2016 2 Mins Read
Trocando seis por meia dúzia
 

19-o-intermediario-6-5O jornalismo se divide nas mais diversas áreas, onde uma das mais interessantes é o jornalismo investigativo, em que os profissionais saem do conforto de estarem sentados na frente a um computador e vão para o campo atrás de respostas e conteúdos exclusivos de assuntos pertinentes e, muitas vezes, socialmente questionadores. Essa é basicamente a premissa do longa romeno “Fixeur”.

Nele acompanhamos a vida do jovem jornalista Radu (Tudor Istodor), que está ansioso para iniciar sua carreira internacional e dar uma guinada na profissão. Ele então encontra a oportunidade ideal para isso: contar a história e conseguir uma entrevista exclusiva com uma prostituta menor de idade que reapareceu, depois de anos “sumida” na França. Para mostrar aos seus superiores suas habilidades investigativas ele se une a outros jornalistas, mas a tarefa começa a ser mais complicada do que ele imaginava.

O roteiro, baseado numa história real ocorrida na Transilvânia com o apoio de uma televisão francesa, foi escrito por Claudia e Adrian Silisteanu. Com um bom foco narrativo, o filme se perde diversas vezes nas idas e vindas pelo percurso jornalístico do protagonista. Um dos problemas que facilmente poderia ser resolvido foi a sua interação com a família, mulher e filho, onde o que poderia ser um toque para humanizar o personagem que, assim como no trabalho, também enfrenta problemas em casa, se faz desnecessária e por vezes monótona.

A direção de Adrian Sitaru é bem executada, sem muitas invenções e com representatividade desde a direção de atores até a forma como ele expõe a narrativa visual da história. Com uma coloração azulada, na intenção de manter o visual frio da região onde se passa a história, os planos escolhidos pelo diretor não seriam tão interessantes se não fossem a direção de fotografia do Adrian Silisteanu (o roteirista).

O Intermediário

Em uma atmosfera de cinema autoral e uma equipe bem reduzida, o filme traz o ator romeno Tudor Istodor como o protagonista Radu que desempenha uma boa performance na tela. Junto a ele, o francês Maehdi Nebbou equilibra a “equação jornalística” com um pouco mais de ousadia.

De certa forma ficamos com o desejo de que o longa pudesse decolar, afinal existe uma grande história a se contar ali, mas ele ficou tão minimalista, no sentido ruim da coisa, que não temos muito interesse pela produção, mesmo com uma boa técnica. “O Intermediário”, título brasileiro, se mantém como um filme europeu regular. Com apenas uma cena realmente interessante, passada pouco antes de conseguirem a entrevista com a menor prostituta, ele termina da mesma maneira como começou: do nada.

*Ainda não possui trailer com legendas em português nem data de estreia no Brasil. Visto durante o Festival do Rio 2016.

Reader Rating2 Votes
6.6
6.5

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Cinema EuropeuDramaFestival do RioFestival do Rio 2016Jornalismo Investigativo

Compartilhar artigo

Avatar de Paulo Olivera
Me siga Escrito por

Paulo Olivera

Paulo Olivera é mineiro, mas reside no Rio de Janeiro há mais de 10 anos. Produtor de Arte e Objetos para o audiovisual, gypsy lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, workaholic e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.

Outros Artigos

448286
Anterior

Crítica: Através Da Sombra

hannibal lecter
Próximo

Netflix- expansão no catálogo

Próximo
hannibal lecter
5 de novembro de 2016

Netflix- expansão no catálogo

Anterior
4 de novembro de 2016

Crítica: Através Da Sombra

448286

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Aprendendo a lição
    Você sabia? | Aprendendo a Lição veio de um webtoon
    Mariana Centurion
    vexames da Copa do Mundo
    7 a 1 | Quem marcou o único gol brasileiro no fatídico jogo?
    Cesar Monteiro
    Chapecoense Max Alves 1
    Chapecoense Confirma Lesão de Max Alves e Perde Reforço Antes da Estreia
    Gabriel Fernandes
    Flamengo Lorran 2
    Flamengo Vence o Lausanne-Sport e Mantém Invencibilidade na Intertemporada em Portugal
    Gabriel Fernandes
    Corinthians Fernando Diniz 2
    Fernando Diniz no Corinthians | Plano para o Segundo Semestre e Bastidores da Janela
    Rodrigo Lanza

    Posts Relacionados

    Aprendendo a lição

    Você sabia? | Aprendendo a Lição veio de um webtoon

    Mariana Centurion
    8 de julho de 2026
    Sintonia Nando Entre Dois Mundos Netflix 1

    Nando Entre Dois Mundos | Sintonia Ganha Filme na Netflix e Nando Retorna em Nova Jornada Marcada pelas Consequências do Passado

    Jéssica Meireles
    7 de julho de 2026
    James gunn 3

    A “Vigarice” Deu Errado: Por Que a Fórmula de James Gunn Afundou Supergirl e Ativou o Alerta da DC?

    Luís Gustavo Dias
    7 de julho de 2026
    Robbie

    Reforços de Peso Se Juntam à Prequela de Onze Homens e um Segredo, que Já Conta com Margot Robbie e Wagner Moura

    Rodrigo Chinchio
    6 de julho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx