Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Matador

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
29 de outubro de 2017 3 Mins Read

22883922 1758053144489092 2136418879 o

A primeira produção cinematográfica realizada pela Netflix no Brasil não poderia ser mais norte americana. A história de foras da lei e matadores já foi feita tantas vezes que não adianta adicionar o cangaço e o sotaque tupiniquim na equação para que algo de original surja milagrosamente. O cineasta Marcelo Galvão tenta, e só não falha totalmente por causa da beleza com que ele imprime suas imagens em nossas retinas.

A narração em Off, que remete incomodamente a “Cidade de Deus”, é o problema que vem a mente quando pensamos no filme. Não que seja proibido usar narrações do tipo, mas construir todas as suas sequências em forma de “manual” daquele mundo, como no sucesso de Fernando Meirelles, é o que faz “O Matador” perder sua força desde do início. O narrador (que é um contador de histórias apresentado nos primeiros minutos) dá nome aos bois, relata acontecimentos e apresenta os envolvidos (como Buscapé) mas sem o aprofundamento dos personagens, tão importante para que pudéssemos entender o contexto da situação e nos importarmos com seus destinos.

Há problemas de montagem ou mesmo de direção em interromper sequências sem que haja uma resolução para o que foi iniciado, mesmo que de forma subjetiva. Por isso, não sabemos o que acontece a personagens que tem suas histórias traçadas mas não definidas, sumindo como mágica. Mesmo para elementos chave, como Sete Orelhas (Deto Montenegro, mudo) que possuem um começo, meio e fim na narrativa, tudo é muito vago e vazio, não trazendo sequer justificativas plausíveis para seus atos.

4142948.jpg r 1920 1080 f jpg q x

As atuações de alguns atores são caricatas demais, embora essa caricatura seja o propósito de suas existências. Talvez o maior problema esteja no protagonistas Cabeleira, vivido pelo ator português Diogo Morgado. Sua mistura de homem das cavernas com cowboy é vergonhoso de fazer corar, apesar de ter gerado risos em alguns momentos. Dentre os arquétipos o mais competente é, sem dúvida, Paulo Gorgulho e seu Tenente Sobral. O ator se esforça em conferir sofrimento em suas expressões e acerta na construção de um sujeito consumido pela vontade de vingança. O nome de Mel Lisboa está nos créditos, mas, não a encontramos em cena. Maria de Medeiros possui um papel tão insignificante que poderia ser entregue a qualquer iniciante, e não a uma atriz já tão conceituada.

Como dito no início, “O Matador” só não é um desastre total pela enorme capacidade com que Marcelo Galvão e seu diretor de fotografia Fabrício Tadeu possuem em criar imagens memoráveis. Com certeza os dois aprenderam muito assistindo os westerns clássicos. O nordeste árido é perfeito para as lentes de Tadeu, já que a poeira é quase palpável nas roupas e nas peles, com o amarelo tomando conta de quase tudo. Os habituais planos e contra planos de duelos de pistolas também estão presentes, mas com a vantagem de ter ao fundo cidadezinhas que parecem que vão desabar a qualquer momento, devido sua fragilidade. Se houvesse uma história realmente relevante em “O Matador”, a estética não seria apenas a única a ser apreciada.

* Filme assistido na 41ª Mostra de Cinema de São Paulo. A estreia oficial está marcada para o dia 10 de novembro na plataforma de streaming Netflix.

 

Reader Rating1 Vote
8.1
6

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaMostra SPNetflix

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

22906664 1502472699846152 35269212 o
Anterior

Review: Stranger Things (S02 Cap01 – “MadMax”)

IMG 1359
Próximo

Resenha: Objetos Cortantes, de Gillian Flynn

Próximo
IMG 1359
29 de outubro de 2017

Resenha: Objetos Cortantes, de Gillian Flynn

Anterior
29 de outubro de 2017

Review: Stranger Things (S02 Cap01 – “MadMax”)

22906664 1502472699846152 35269212 o

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Allison Janney como a presidente Grace Penn na terceira temporada de "A Diplomata", série da Netflix. Ela está no palanque oficial da Casa Branca, com rosto virado, vestida formalmente, uma bandeira dos EUA atrás, e há a legenda "Anúncio de estreia" em maiúsculo e o logo da Netflix, por se tratar de thumbnail de trailer.
    A Diplomata 3ª Temporada | Vem Aí o Maior Desafio da Protagonista
    Roberto Rezende
    Katy Perry
    The Town 2025 | 5 Curiosidades Sobre Katy Perry
    Nick de Angelo
    Colagem com duas fotos de apresentação do espetáculo "República Lee", em homenagem à obra de Rita Lee.
    República Lee — Um Musical ao Som de Rita | Um Tributo Cinematográfico em Forma de Peça
    Thiago Sardenberg
    Noel Gallagher, camiseta social branca levemente rosada, tocando guitarra em show dia 16 de agosto de 2025 em Dublin. Imagem colorida.
    Noel Gallagher Pode Estar Preparando Novas Músicas em Meio à Retomada Histórica do Oasis
    Cesar Monteiro
    Travis Scott estará no The Town 2025
    The Town 2025 | Travis Scott Estaria Planejando Sua Própria After Party
    Amanda Moura

    Posts Relacionados

    Allison Janney como a presidente Grace Penn na terceira temporada de "A Diplomata", série da Netflix. Ela está no palanque oficial da Casa Branca, com rosto virado, vestida formalmente, uma bandeira dos EUA atrás, e há a legenda "Anúncio de estreia" em maiúsculo e o logo da Netflix, por se tratar de thumbnail de trailer.

    A Diplomata 3ª Temporada | Vem Aí o Maior Desafio da Protagonista

    Roberto Rezende
    19 de agosto de 2025
    Criança de "A Hora do Mal" vista apenas por sua silhueta preta abrindo uma janela de noite, de costas.

    A Hora do Mal | Terror Grotesco Com Julia Garner e Josh Brolin Prende do Início ao Fim

    Pedro Mesquita
    13 de agosto de 2025
    Irmãos de "Faz de conta que é Paris" (2024) de braços dados com o pai fingindo estarem em uma viagem a Paris em um trailer. Estamos diante de uma paisagem campestre.

    Faz De Conta Que é Paris | O Afeto a Partir de Falta Dele

    Roberto Rezende
    13 de agosto de 2025
    Protagonistas de "Além do Direito", os atores Jung Chae-yeon e Lee Jin-uk vestidos como advogados. Ela com as mãos apoiadas na mesa e corpo reclinado, ele com as mãos juntas e também com expressão séria. Do outro lado da mesa há um personagem masculino de costas, olhando para eles, contra a nossa câmera.

    Além do Direito | K-Drama Mais Popular da Netflix Deixa Bem a Desejar

    Nick de Angelo
    12 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon