Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O menino do pijama listrado

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
2 de setembro de 2017 3 Mins Read

Amizade pura e simples

Os horrores do nazismo já serviram como tema para muitos filmes e quem ler a sinopse de “O menino do pijama listrado” pode pensar que este é apenas mais um longa sobre o Holocausto. No entanto, a adaptação do livro de John Boyne para o cinema é emocionante por falar de amizade e inocência. Bruno (Asa Butterfield) é um garoto alemão de oito anos que se muda com a família de Berlim para o interior, após seu pai, Ralf (David Thewlis) receber uma importante promoção. O trabalho envolve o comando de um campo de concentração – ele é um oficial nazista – mas aos olhos ingênuos de Bruno, que consegue ver o local pela janela, aquilo é apenas uma fazenda em que as pessoas estranhamente usam pijamas.

Na abertura, a tela é tomada por tons de vermelho, que depois vemos se tratar de uma das bandeiras da SS estendidas na fachada de um prédio. A câmera acompanha meninos que correm na praça, de braços abertos, brincando de aviões de guerra. Alternadamente, vemos objetos sendo arrumados na casa de Bruno, até que ele chega e é informado sobre a mudança de toda a família, o que o deixa triste por ter que se afastar de seus amigos. Toda a história é contada do ponto de vista do menino: há bastante foco em sua figura e em suas expressões – e é ótimo ver como Asa atua com sinceridade e simplicidade, sem reações exageradas.

pijamalistradoCARTAZ

Na festa em homenagem a Ralf fica claro para o espectador que praticamente todos ali são adeptos do nazismo (os convidados fazem a saudação com o braço estendido quando o oficial desce a escada), a exceção sendo sua mãe, pelos comentários irônicos que tece sobre a farda do filho e a resposta deste: “Dizer o que pensa em público pode trazer problemas para você”.

Durante o desenrolar da história, Bruno vai se surpreendendo com vários fatos. O Tenente Kotler (Rupert Friend), que está a serviço de Ralf e que desperta o interesse da irmã do menino, a adolescente Gretel (Amber Beattie) o trata com simpatia para em seguida soar assustador ao gritar com Pavel (David Hayman), prisioneiro judeu que faz serviços domésticos na casa. Bruno não entende como Pavel pode ter deixado de ser médico para descascar batatas. O roteiro tem ótimas falas que mostram a inocência e a lógica infantil. Apesar da pouca idade, Bruno é mais questionador que a irmã, que aceita tudo o que lhe é ensinado e assume um forte comportamento antissemita, colando posters de Hitler no quarto.

pijamalistrado5

A locação escolhida para a nova morada da família é bastante bucólica. Bruno gosta de explorar o que há ao redor e um dia sai andando, escondido. A câmera o segue, de costas, até que ele chega ao campo de concentração, onde encontra perto da cerca aquele que se tornará seu novo amigo, Shmuel (Jack Scanlon). Os diálogos entre os meninos são excelentes, assim como a atuação de ambos. Bruno se choca ao saber que Shmuel é judeu e não consegue acreditar nas ideias que tentam lhe incutir a respeito desse povo. Um ponto bastante forte da história é o conflito que atravessa quando começa a duvidar que seu pai seja realmente um bom homem. Expressiva também é a interpretação da mãe, Elsa (Vera Farmiga) ao saber de certas práticas nazistas que não imaginava que pudessem existir. É interessante acompanhar a transformação por que passa sua personagem.

Há também o uso de uma imagem no filme que assusta Bruno por questões ligadas ao cotidiano infantil, mas para o espectador, que conhece a tragédia do Holocausto, a mesma imagem tem outro peso e foi muito bem utilizada. “O menino do pijama listrado” é impactante e tocante em vários momentos e traz à tona novamente a estupefação com o fato de que algo absurdamente desumano como o genocídio dos judeus possa ter acontecido. Merece ser visto e revisto, para que busquemos a reflexão sobre outras tantas violências que já se tornaram banais. E o mais importante: para que fiquemos alerta sobre quaisquer ideias que tentem nos incutir sistematicamente a respeito de outros seres humanos.


Neuza Rodrigues

Sinopse
Prós
Contras
9.5
Nota

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

AmizadeCriançasDramaHolocaustoNazismoNetflix

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

Sacalene Rock In Rio
Anterior

MixTape no Rock In Rio: Scalene e os hits que não podem faltar!

Rock in Rio
Próximo

O que fazer no Rio enquanto o Rock in Rio não começa

Próximo
Rock in Rio
3 de setembro de 2017

O que fazer no Rio enquanto o Rock in Rio não começa

Anterior
2 de setembro de 2017

MixTape no Rock In Rio: Scalene e os hits que não podem faltar!

Sacalene Rock In Rio

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Colagem com duas fotos de apresentação do espetáculo "República Lee", em homenagem à obra de Rita Lee.
    República Lee — Um Musical ao Som de Rita | Um Tributo Cinematográfico em Forma de Peça
    Thiago Sardenberg
    Noel Gallagher, camiseta social branca levemente rosada, tocando guitarra em show dia 16 de agosto de 2025 em Dublin. Imagem colorida.
    Noel Gallagher Pode Estar Preparando Novas Músicas em Meio à Retomada Histórica do Oasis
    Cesar Monteiro
    Travis Scott estará no The Town 2025
    The Town 2025 | Travis Scott Estaria Planejando Sua Própria After Party
    Amanda Moura
    Colagem com duas fotos. À esquerda, autora Claire Douglas assinando livro em sessão de autógrafos, cabeça reclinada, escrevendo, com uma blusa rosa claro de tom neutro e jeans em uma mesa de madeira. À direita capa de seu livro "A Outra Irmã", no Brasil pela Editora Trama.
    A Outra Irmã | Best-seller Que Promete Fisgar Fãs de Suspense Chega ao Brasil
    Nick de Angelo
    The Town 2025 está chegando!
    The Town 2025 | Saiba Como Baixar o Seu Ingresso
    Amanda Moura

    Posts Relacionados

    Criança de "A Hora do Mal" vista apenas por sua silhueta preta abrindo uma janela de noite, de costas.

    A Hora do Mal | Terror Grotesco Com Julia Garner e Josh Brolin Prende do Início ao Fim

    Pedro Mesquita
    13 de agosto de 2025
    Irmãos de "Faz de conta que é Paris" (2024) de braços dados com o pai fingindo estarem em uma viagem a Paris em um trailer. Estamos diante de uma paisagem campestre.

    Faz De Conta Que é Paris | O Afeto a Partir de Falta Dele

    Roberto Rezende
    13 de agosto de 2025
    Protagonistas de "Além do Direito", os atores Jung Chae-yeon e Lee Jin-uk vestidos como advogados. Ela com as mãos apoiadas na mesa e corpo reclinado, ele com as mãos juntas e também com expressão séria. Do outro lado da mesa há um personagem masculino de costas, olhando para eles, contra a nossa câmera.

    Além do Direito | K-Drama Mais Popular da Netflix Deixa Bem a Desejar

    Nick de Angelo
    12 de agosto de 2025
    Crianças em sala de aula em "A Hora do Mal", de cabeça para baixo. Um garoto, ao fundo, é o único de cabeça erguida, com um sorriso desconcertante e maquiagem à Coringa.

    A Hora do Mal | O Maior Terror É O Desconhecido

    Roberto Rezende
    12 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon