Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Outro Lado da Esperança

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
14 de novembro de 2017 3 Mins Read

Atualmente são diversos os filmes que falam sobre a crise migratória que vive a Europa, mas nenhum deles aborda o tema com tanta particularidade como “O Outro Lado da Esperança” de Aki Kaurismäki. O cineasta finlandês, que levou o prêmio de melhor direção no festival de Berlim em 2017, já é conhecido pelo seu jeito diferente de abordar temas que podem ser considerados polêmicos, como aqui, em seu mais recente filme.

O roteiro é dividido em duas frentes: o de Khaled (Sherwan Haji), um imigrante Sírio que tenta asilo na Finlândia ao mesmo tempo em que procura a irmã, e o de Wikström (Sakari Kuosmanen), um vendedor que larga a esposa e a carreira para realizar o sonho de comprar um restaurante. A história dos dois segue paralela até quase o final do segundo ato, dando tempo para que conheçamos cada particularidade de suas personalidades. Os dois buscam um recomeço em suas vidas. Se Khaled tenta se restabelecer em um país que lhe dê abrigo, Wikström desiste de sua situação atual de homem de negócios e esposo para tentar algo novo. Eles se encontram e Khaled passa a trabalhar no restaurante comprado por Wikström.

A história descrita não é nova, mas a forma como ela é contada foge do comum ou ao estilo de um diretor mais acadêmico. Cada imagem aqui carrega certo grau de ironia. Tudo é construído de forma teatral, desde os cenários, até as interpretações dos atores, que parecem ler suas falas na frente da câmera. A fotografia é desgastada e granulada, como de uma película antiga, dando um aspecto amarelado aos ambientes e aos objetos. Talvez a falsa sensação de esperança de uma Europa tida como acolhedora seja o alvo ou até mesmo a artificialidade das ações das pessoas e governos. O filme é cadenciado e a abundancia de planos americanos mantém certa distância com a plateia. São poucos os movimentos de câmera, afirmando a sensação de um teatro filmado.

TThe Other Side Of Hope

As ações dos personagens também são carregadas de significados. Um exemplo é quando Wikström tenta mudar o cardápio de seu restaurante para comida japonesa, a fim de gerar mais lucros. Sem ingredientes necessários para atender uma alta demanda, ele acaba trocando salmão por peixe enlatado, o que acarreta fracasso com a clientela nativa. Não é possível abrigar alguém em sua casa sem conhecê-lo totalmente. Ao substituir um ingrediente pelo outro, ele passa a ignorar parte da cultura de um povo e, com isso, os expulsa. Khaled também é constantemente expulso dos países em que pede asilo, pois nenhum deles o conhece totalmente ou entende seus problemas (um skinhead o chama de judeu em um momento, mostrando total ignorância em relação ao povo Sírio). O interessante é que a globalização mistura a cultura do mundo inteiro. Durante a projeção presenciamos apresentações de música finlandesa e americana, os personagens conversam em inglês e há um quadro de Jimi Hendrix pendurado na parede do restaurante. Será que essa globalização é falsa? Já que as pessoas não conseguem ser livres para ir de um país ao outro sem passar por algum posto de imigração.

“O Outro Lado da Esperança” é a visão de mundo de seu realizador, e ele até pode ser visto como um otimista por causa da fraternidade gerada entre o imigrante e o vendedor. O vendedor que, mesmo com seus trejeitos robóticos e frios (não é o povo da Finlândia que possuí a fama estereotipada de ser frio?) é solidário e consegue, por meio de documentos falsos, que o imigrante se torne um cidadão. A ilegalidade ai é aceitável, já que é o estado o principal culpado por formar foras da lei.

 

Reader Rating0 Votes
0
8

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

CinemaDramaFestivalRio de JaneiroSão Paulo

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Rodrigo Chinchio é colaborador da Woo! Magazine, onde escreve sobre cinema com a autoridade de quem se formou cinéfilo garimpando pérolas nas videolocadoras. Especialista em encontrar filmes que o algoritmo jamais recomendaria, mantém em seu quarto uma coleção de Blu-rays e DVDs que rivaliza com qualquer acervo físico do país, e que ainda o impede de ver a própria cama.

Outros Artigos

Castanha do Para 01
Anterior

Castanha do Pará

23517843 1631560486904000 9209316140445080723 n
Próximo

Crítica: Liga da Justiça

Próximo
23517843 1631560486904000 9209316140445080723 n
15 de novembro de 2017

Crítica: Liga da Justiça

Anterior
14 de novembro de 2017

Castanha do Pará

Castanha do Para 01

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Tela do jogo, em praia, do jogo "Rogue Waters", da Epic Games.
    Epic Games Libera Dois Novos Jogos Gratuitos; Confira os Títulos da Semana
    Gabriel Fernandes
    Ariana Grande e Justin Long em foto debaixo de guarda chuva em ambiente interno, temática dos anos 50, preto e branco, para o clipe de "Hate That I Made You Love Me".
    Hate That I Made You Love Me | Quando o Amor Vira Uma Prisão
    Stefany Saldanha
    House of the Dragon
    House of the Dragon Terá Caos e Batalha Naval Épica na Estreia da 3ª Temporada, Promete Ator
    Rodrigo Chinchio
    Switch 2
    Switch 2 com Bateria Substituível Chega em Breve, mas só na Europa. Entenda
    Rodrigo Chinchio
    Mulheres
    Girl Power | As Mulheres que Protagonizarão o Futuro dos Games
    Rodrigo Chinchio

    Posts Relacionados

    Esta imagem mostra Emma Corrin e Maika Monroe em uma cena do filme "100 Noites de Desejo" (título original: 100 Nights of Hero), protagonistas de vermelho se olham fixamente.

    100 Noites de Desejo | Filme Encontra Força nas Atuações, Mas Tropeça na Fantasia que Prometia Entregar

    Gabriel Fernandes
    4 de junho de 2026
    Esta imagem é o pôster do filme de ação romeno "The Race" (também conhecido como "Cursa"), lançado em 2025. Imagem de carros em corrida em estrada com silhueta dos personagens posando acima.

    Fúria no Asfalto | Segue a Cartilha dos Filmes de Corrida, Mas Sofre Com a Falta de Emoção

    Gabriel Fernandes
    4 de junho de 2026
    Esta imagem é do filme 100 Noites de Desejo (originalmente 100 Nights of Hero), uma adaptação da 'graphic novel' de Isabel Greenberg. Protagonistas entre personagem que apresnetam a elas o local.

    100 Noites de Desejo | O Eco de Mil e Uma Noites em Cem ou Um Pouquinho Mais

    Junior Fernandez
    3 de junho de 2026
    Esta imagem mostra Marlon Wayans e Shawn Wayans reprisando seus papéis como Shorty e Ray ao lado de Regina Hall como Brenda em Todo Mundo em Pânico 6.

    Todo Mundo em Pânico 6 | Filme Aposta na Nostalgia, Entende o que Fez a Franquia Funcionar e Consegue Entregar Boas Risadas

    Gabriel Fernandes
    3 de junho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx