Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Shaolin do Sertão

Avatar de Marya Cecília Ribeiro
Marya Cecília Ribeiro
19 de outubro de 2016 3 Mins Read

IMG 20160927 131446 e1476751415708Chega aos cinemas um filme daqueles bem arretados, de uma maneira que envolve momentos de comédia e ação. Talvez muito mais comédia e menos ação, mas ainda podemos perceber porque o diretor do filme pede para não repetirmos nada daquilo em casa!

“O Shaolin do Sertão” nos apresenta ao aficionado em artes marciais Aluísio Li, um cearense ingênuo, que quando não está sonhando acordado trabalha em uma padaria e é apaixonado pela filha do patrão, mas ela tem um noivo e o pai é um ‘cabra muito macho’.

Sem TV em casa (início da década de 80, TV ainda não era todo mundo que tinha), Aluísio nunca pôde ver o filme de luta que tanto idolatra, mas isso não o faz perder o desafio lançado pelo eficiente lutador de vale tudo, Tony Tora Pleura, que estará fazendo uma tour de lutas por diversas cidades e é o próprio Aluísio quem se dispõe a desafiar o lutador de vale tudo, mas antes precisa aprender a lutar de verdade.

O filme assume com orgulho a identidade de ser nordestino. Nordestino apenas não, de ser cearense. Filmado em uma cidadezinha do interior do Ceará, ele carrega essa marca sem tentar disfarçá-la, pelo contrário, assumindo-a com dignidade. A parte desse gene que carrega, também está bastante ligado as referências de lutas chinesas, principalmente ao Kung Fu. Talvez, o porém encontrado no filme seja, em alguns momentos, o ritmo e a repetição de piadas, mas nada tão grave assim.Jarrod Bryant 6Voltando a fazer dobradinha com Halder (diretor do filme), está Edmilson Filho, que dá vida a Aluísio. A maior preocupação de Edmilson foi a de distanciar Aluísio de Francisgleydisson, de “Cine Holliúdy”. Aluísio é além de tudo uma pessoa que acredita em seus próprios sonhos, mesmo sendo chacota. Seu fiel escudeiro, Piolho (interpretado com graça pelo ator Igor Jansen), é um esperto menino que é um grande aliado de Aluísio. O rival do protagonista, Tony Tora Pleura, interpretado pelo lutador e ator Fábio Goulart, diverte como o vilão que às vezes se perde na luta contra seu rival cearense.

O filme ainda conta com Falcão como o chinês impostor professor de kung fu, que não sabe nada de nada, mas finge ser muito inteligente, fazendo divertidas citações atrapalhadas, Dedé Santana como o chefe e pai do interesse amoroso de Aluísio, Bruna Hamú, como a namorada platônica e Marcos Veras como noivo arrogante. Todo o elenco faz um bom trabalho no filme e o produto final é bem divertido.

A trilha sonora mistura o estilo de típicos filmes chineses de luta, mas o grande marco é mesmo a música regional cearense, que equilibra perfeitamente a comédia. A fotografia também é muito bem feita, especialmente com alguns enquadramentos que enaltece os lugares gravados.

Halder Gomes faz um bom trabalho com o que se propõe a fazer. Há nessa produção uma evolução notável ao primeiro filme dele e tudo caminha em perfeito equilíbrio com o que ele quer mostrar: atores, músicas, fotografia, a cidade, o povo… – “O Shaolin do Sertão” nada mais é que uma extensão dele mesmo que, se você não idealizar demais, acaba percebendo que o resultado é bem bacana.

O filme estreia dia 20 em todo Brasil.

Reader Rating0 Votes
0
8

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Cinema BrasileiroComédia

Compartilhar artigo

Avatar de Marya Cecília Ribeiro
Me siga Escrito por

Marya Cecília Ribeiro

Marya Cecília é goiana de nascimento, mora em São Paulo há seis anos e ainda assim não consegue lidar com o clima 4 estações em um dia que rola nessa cidade. Tem umas manias esquisitas, tipo ver um filme que gosta várias vezes, mas esta tentando lidar com isso (ou não). Falando nisso, ela não faz questão nenhuma de ser normal, então podemos apenas seguir em frente!

Outros Artigos

cb0a729f05043d24c9eb6ba9de2282d2
Anterior

Festival do Rio: O Cine Encontro de “Divinas Divas” e “Redemoinho”

red dead redemption 2 18out2016 1
Próximo

Red Dead Redemption 2: Anúncio oficial feito pela Rockstar Games

Próximo
red dead redemption 2 18out2016 1
19 de outubro de 2016

Red Dead Redemption 2: Anúncio oficial feito pela Rockstar Games

Anterior
19 de outubro de 2016

Festival do Rio: O Cine Encontro de “Divinas Divas” e “Redemoinho”

cb0a729f05043d24c9eb6ba9de2282d2

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Homenagem a Ledio Carmona no CT do Vasco. Ele está sentado em uma cadeira, sorrindo.
    Vasco Eterniza Ledio Carmona no CT Moacyr Barbosa em Homenagem Emocionante
    Hugo Lima
    Goleiro Alisson Becker durante partida em abril de 2025.
    Alisson retorna aos gramados após quase dois meses e reforça candidatura à titularidade da Seleção Brasileira
    Anne Chaves
    Esta imagem mostra Lucas Paquetá vestindo a camisa do Flamengo. Ele leva as mãos à cabeça em desespero. Imagem gerada por IA.
    Flamengo Começa o Jogo bem, Carrascal é expulso e time toma um atropelo em um Maracanã lotado
    Gabriel Fernandes
    Esta imagem mostra o atacante argentino José Manuel "Flaco" López, que atualmente joga pelo Palmeiras. Ele leva a mão esquerda à orelha. Imagem gerada por IA.
    Em Meio à Semana Turbulenta, Palmeiras Vai ao Maracanã e Vence o Flamengo por 3 a 0
    Gabriel Fernandes
    Neymar na Copa do Mundo 2026
    O Caminho Para o Hexa | Neymar e a Máquina Coletiva da Seleção
    Rodrigo Lanza

    Posts Relacionados

    Esta imagem é do filme Supergirl: Mulher do Amanhã, que tem estreia prevista para junho de 2026. A atriz Milly Alcock interpreta Kara Zor-El, a Supergirl. Ao lado dela está o cãozinho Krypto.

    Supergirl Revela Novas Imagens Inéditas e Destaca Visual da Heroína em Meio ao Caos de Uma Guerra Galáctica

    Gabriel Fernandes
    23 de maio de 2026
    Palma de Ouro

    Festival de Cannes 2026 | Conheça o Vencedor da Palma de Ouro

    Rodrigo Chinchio
    23 de maio de 2026
    Grogu cercado de outros alienígenas em "O Mandaloriano e Grogu" em um fundo de fim de tarde numa paisagem desértica do filme "Mandaloriano e Grogu".

    O Mandaloriano e Grogu | Filme Estreia Abaixo de Solo e Acende Alerta Para Star Wars nos Cinemas

    Gabriel Fernandes
    23 de maio de 2026
    Nosferatu (2024) no Dia Mundial Gótico

    Dia Mundial Gótico | 6 Filmes de Terror Para Celebrar a Data

    Amanda Moura
    22 de maio de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx