Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Shaolin do Sertão

Avatar de Marya Cecília Ribeiro
Marya Cecília Ribeiro
19 de outubro de 2016 3 Mins Read

IMG 20160927 131446 e1476751415708Chega aos cinemas um filme daqueles bem arretados, de uma maneira que envolve momentos de comédia e ação. Talvez muito mais comédia e menos ação, mas ainda podemos perceber porque o diretor do filme pede para não repetirmos nada daquilo em casa!

“O Shaolin do Sertão” nos apresenta ao aficionado em artes marciais Aluísio Li, um cearense ingênuo, que quando não está sonhando acordado trabalha em uma padaria e é apaixonado pela filha do patrão, mas ela tem um noivo e o pai é um ‘cabra muito macho’.

Sem TV em casa (início da década de 80, TV ainda não era todo mundo que tinha), Aluísio nunca pôde ver o filme de luta que tanto idolatra, mas isso não o faz perder o desafio lançado pelo eficiente lutador de vale tudo, Tony Tora Pleura, que estará fazendo uma tour de lutas por diversas cidades e é o próprio Aluísio quem se dispõe a desafiar o lutador de vale tudo, mas antes precisa aprender a lutar de verdade.

O filme assume com orgulho a identidade de ser nordestino. Nordestino apenas não, de ser cearense. Filmado em uma cidadezinha do interior do Ceará, ele carrega essa marca sem tentar disfarçá-la, pelo contrário, assumindo-a com dignidade. A parte desse gene que carrega, também está bastante ligado as referências de lutas chinesas, principalmente ao Kung Fu. Talvez, o porém encontrado no filme seja, em alguns momentos, o ritmo e a repetição de piadas, mas nada tão grave assim.Jarrod Bryant 6Voltando a fazer dobradinha com Halder (diretor do filme), está Edmilson Filho, que dá vida a Aluísio. A maior preocupação de Edmilson foi a de distanciar Aluísio de Francisgleydisson, de “Cine Holliúdy”. Aluísio é além de tudo uma pessoa que acredita em seus próprios sonhos, mesmo sendo chacota. Seu fiel escudeiro, Piolho (interpretado com graça pelo ator Igor Jansen), é um esperto menino que é um grande aliado de Aluísio. O rival do protagonista, Tony Tora Pleura, interpretado pelo lutador e ator Fábio Goulart, diverte como o vilão que às vezes se perde na luta contra seu rival cearense.

O filme ainda conta com Falcão como o chinês impostor professor de kung fu, que não sabe nada de nada, mas finge ser muito inteligente, fazendo divertidas citações atrapalhadas, Dedé Santana como o chefe e pai do interesse amoroso de Aluísio, Bruna Hamú, como a namorada platônica e Marcos Veras como noivo arrogante. Todo o elenco faz um bom trabalho no filme e o produto final é bem divertido.

A trilha sonora mistura o estilo de típicos filmes chineses de luta, mas o grande marco é mesmo a música regional cearense, que equilibra perfeitamente a comédia. A fotografia também é muito bem feita, especialmente com alguns enquadramentos que enaltece os lugares gravados.

Halder Gomes faz um bom trabalho com o que se propõe a fazer. Há nessa produção uma evolução notável ao primeiro filme dele e tudo caminha em perfeito equilíbrio com o que ele quer mostrar: atores, músicas, fotografia, a cidade, o povo… – “O Shaolin do Sertão” nada mais é que uma extensão dele mesmo que, se você não idealizar demais, acaba percebendo que o resultado é bem bacana.

O filme estreia dia 20 em todo Brasil.

Reader Rating0 Votes
0
8

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Cinema BrasileiroComédia

Compartilhar artigo

Avatar de Marya Cecília Ribeiro
Me siga Escrito por

Marya Cecília Ribeiro

Marya Cecília é goiana de nascimento, mora em São Paulo há seis anos e ainda assim não consegue lidar com o clima 4 estações em um dia que rola nessa cidade. Tem umas manias esquisitas, tipo ver um filme que gosta várias vezes, mas esta tentando lidar com isso (ou não). Falando nisso, ela não faz questão nenhuma de ser normal, então podemos apenas seguir em frente!

Outros Artigos

cb0a729f05043d24c9eb6ba9de2282d2
Anterior

Festival do Rio: O Cine Encontro de “Divinas Divas” e “Redemoinho”

red dead redemption 2 18out2016 1
Próximo

Red Dead Redemption 2: Anúncio oficial feito pela Rockstar Games

Próximo
red dead redemption 2 18out2016 1
19 de outubro de 2016

Red Dead Redemption 2: Anúncio oficial feito pela Rockstar Games

Anterior
19 de outubro de 2016

Festival do Rio: O Cine Encontro de “Divinas Divas” e “Redemoinho”

cb0a729f05043d24c9eb6ba9de2282d2

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Banner
    Banner
    Banner

    Posts Recentes

    Red hot chili peppers Games e Músicas
    Games E Músicas | A Relação De Grandes Bandas Com Jogos Eletrônicos
    Marco Leal
    Mude sua vida com Jane Austen
    “Mude Sua Vida Com Jane Austen” Encontra Conselhos Modernos nos Clássicos
    Daniel Gravelli
    Alan Ritchson The Reacher S4E1 Prime Video
    Reacher: 4ª Temporada | Um dos Maiores Sucessos do Prime Video Volta Com os Dois Pés na Ação
    Roberto Rezende
    Cangaço Novo
    Cangaço Novo: Temporada 2 | Quando o Poder Cobra o Preço da Vingança
    Daniel Gravelli
    Gabigol Santos
    Gabigol Amplia Fama De Carrasco Do Vasco E Se Destaca Entre Algozes Do Brasileirão
    Gabriel Fernandes

    Posts Relacionados

    Enrolados filme vai ter live action 02

    Disney Confirma Live-Action De “Enrolados” Para 2028

    Gabriel Fernandes
    17 de agosto de 2026
    Johnny Depp - Piratas do Caribe

    Johnny Depp Negocia Retorno Como Jack Sparrow em “Piratas do Caribe 6”

    Aimée Borges
    17 de agosto de 2026
    Só por uma noite one night only universal pictures

    “Só Por Uma Noite” Transforma Uma Lei Absurda Em Uma Divertida E Surpreendente Comédia Romântica

    Gabriel Fernandes
    16 de agosto de 2026
    Denzel Washington 02 The Hurricane

    Denzel Washington Tem Clássico Do Boxe Com Data Para Sair Da Netflix

    Gabriel Fernandes
    16 de agosto de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx