Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Os Intocáveis

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
18 de julho de 2018 3 Mins Read

z8ooYHacbewULhJEt2Ey7Zg4Wq2A famosa lei seca nos EUA, que durou entre 1920 a 1933, foi tema ou pano de fundo para vários filmes de gangsteres feitos em Hollywood. A cidade símbolo desse período é Chicago, porque, evidentemente, era a base de operações do lendário Al Capone. O mais conhecido desses filmes, ou o melhor deles pelo menos, é “Os Intocáveis”, que conta, baseado em fatos, a perseguição do grupo liderado pelo agente do tesouro nacional Eliot Ness (Kevin Costner) a Capone (Robert De Niro). Ness queria acabar com o contrabando e a venda ilegal de bebidas alcoólicas em uma cidade dominada pela violência e pela corrupção de agentes públicos e policiais. Para isso, era preciso formar um grupo intocável, que não aceitava subornos e que atirava antes de algemar.

O problema é que Ness luta o tempo todo com suas convicções morais e religiosas e vê seu senso de justiça ser desfigurado em um ambiente corrompido. Brian De Palma usa desse conflito para construir a narrativa pautada em sempre colocar seus personagens no limiar do que é certo e errado. O Diabo no ombro esquerdo de Ness é Malone (Sean Connery), mas esse diabo não é o que leva para o caminho da destruição, e sim para o que é necessário a fim de cumprir a missão. Para evidenciar esse papel de Malone, há a cena da Igreja ainda no primeiro ato, quando ele aceita se juntar a Ness. A composição coloca Malone ao lado esquerdo de Ness, quase falando em seu ouvido, enquanto vemos os vitrais da igreja ao fundo. Alguns cortes, que se repetem durante o diálogo, fazem com que metade da face de Ness fique em close, enquanto Malone é mostrado em média distância, olhando de frente para a outra face. É uma espécie de duelo mental que terá implicações no decorrer da história.

k4LW1C1OVqncn4pqp6hO1UVosiV

A atmosfera noir também ajuda para afundar os personagens nos cantos mais sujos da cidade em planos onde apenas as silhuetas são mostradas ou quando a câmera os segue (quase encostada nas nucas) por becos mal iluminados. O perigo espreita os mocinhos e suas famílias. Curiosamente, esse perigo é representado pela figura de Capone, no entanto, esse quase não é mostrado fora de seu quarto de hotel. Ele se mantém intocável em um altar e tem seus desejos atendidos por seus servos. Já no início do filme, o criminoso está deitado e é rodeado por um barbeiro, uma manicura e inúmeros jornalistas. A câmera mergulha do teto e para enquadrando Capone de corpo inteiro com o grupo de pessoas formando um circulo em volta dele. No centro das atenções está aquela figura que pretende ser adorada como um Deus e que pune os pecados com seu taco de baseball.

Punições estão em abundância nas linhas do roteiro, e as balas de metralhadora são as responsáveis por cobrir a demanda que exige muita gente morta. Claro que nossos olhos modernos irão estranhar alguns desses tiroteios por causa da construção teatral das cenas e do comportamento forçado de alguns atores, no entanto, nada que prejudique a inspiração da obra como um todo; como na famosa sequência em homenagem a “Encoraçado Potenkim”. De Palma a executou com perfeição desde a chegada de Ness à estação de trem, onde encontra dois marinheiros (Encoraçado Potenkim é sobre um motim de marinheiros para quem ainda não assistiu) e espera a chegada dos capangas de Capone; passando pelo momento em que uma mulher começa a subir a escadaria empurrando com dificuldades um carrinho de bebê; até o começo da ação quando Ness tenta ajudar a mulher e se vê alvejado pelos capangas.  Os tiros são trocados e o carrinho despenca pela escadaria em câmera lenta; o rosto da mãe entra em foco; ela grita mas não podemos ouvir sua voz. Silenciosamente o balé violento se inicia e apenas é interrompido pelo som das balas que voam por cima do carrinho onde o bebê sorri inocentemente por causa do barulho. Magistralmente, De Palma coloca a inocência no caminho da crueldade e joga seu herói no meio dos dois. Basta escolher o caminho, o que não será fácil e terá um trajeto ainda tortuoso até o final.

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaDicasDramaMafia

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

black widow scarlett johansson age of ultron poster
Anterior

Viúva Negra – Filme solo da heroína ganha diretora

egon 1
Próximo

Crítica: Egon Schiele Morte e a Donzela

Próximo
egon 1
19 de julho de 2018

Crítica: Egon Schiele Morte e a Donzela

Anterior
18 de julho de 2018

Viúva Negra – Filme solo da heroína ganha diretora

black widow scarlett johansson age of ultron poster

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, interpretando o pai mais jovem, sentado em um banco de madeira pintado em verde, ao lado de um garoto lendo um gibi do Bidu.
    Mauricio de Sousa Celebrado na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo
    Rodrigo Chinchio
    Cãmera focada em Iggy Pop, sutilmente inclinado ao microfone, que segura com as duas mãos, em luz baixa e fundo preto no palco The One no The Town 2025.
    The Town 2025 | Iggy Pop Expõe o Peso de Seu Legado em Show Histórico
    Cesar Monteiro
    Billie Joe Armstrong com mão direita levantada com microfone à plateia, em foto centralizado no palco Skyline do The Town 2025. Ao fundo há pirotecnia e uma representação da capa do álbum American Idiot esculpida.
    The Town 2025 | Green Day Encerra com Gigantismo o Dia Punk
    Cesar Monteiro
    Travis Scott no The Town
    The Town 2025 | Travis Scott Engaja o Público Fazendo Pouco
    Amanda Moura
    Badauí, vocalista do CPM 22, em apresentação no The Town 2025. Foto tirada de cima para baixo.
    The Town 2025 | CPM 22 Faz Show Objetivo e Nostálgico
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, interpretando o pai mais jovem, sentado em um banco de madeira pintado em verde, ao lado de um garoto lendo um gibi do Bidu.

    Mauricio de Sousa Celebrado na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    8 de setembro de 2025
    Fotografia em preto e branco usada como material promocional para 'Nouvelle Vague', filme de 2025.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo Exibirá os Dois Novos Filmes do Diretor de Antes do Amanhecer

    Rodrigo Chinchio
    5 de setembro de 2025
    Na esquerda e mais ao fundo: Ben Kingsley e Helen Mirren, que segura o quadro, e à direita do quadro e mais à frente Pierce Brosnan. Atores interpretam seus personagens em "O Clube do Crime das Quintas-feiras", da Netflix, e estão ao lado de um quadro verde com mapa mental para resolução criminal, cheio de colagens, e olham para um mesmo ponto do outro lado da tela.

    O Clube do Crime das Quintas-feiras | Mais Um Filme da Netflix, Dessa Vez Com Um Elenco Estelar

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    Liam Neeson vestindo kilt, roupa social e gravata, empunhando um pirulito gigante colorido como se fosse uma arma de arremesso no reboot de 2025 de "Corra Que a Polícia Vem Aí".

    Corra Que A Polícia Vem Aí | Mais Um Reboot/Continuação que Volta Para Desafiar o Tempo e a Memória

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon