Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Os Intocáveis

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
18 de julho de 2018 3 Mins Read

z8ooYHacbewULhJEt2Ey7Zg4Wq2A famosa lei seca nos EUA, que durou entre 1920 a 1933, foi tema ou pano de fundo para vários filmes de gangsteres feitos em Hollywood. A cidade símbolo desse período é Chicago, porque, evidentemente, era a base de operações do lendário Al Capone. O mais conhecido desses filmes, ou o melhor deles pelo menos, é “Os Intocáveis”, que conta, baseado em fatos, a perseguição do grupo liderado pelo agente do tesouro nacional Eliot Ness (Kevin Costner) a Capone (Robert De Niro). Ness queria acabar com o contrabando e a venda ilegal de bebidas alcoólicas em uma cidade dominada pela violência e pela corrupção de agentes públicos e policiais. Para isso, era preciso formar um grupo intocável, que não aceitava subornos e que atirava antes de algemar.

O problema é que Ness luta o tempo todo com suas convicções morais e religiosas e vê seu senso de justiça ser desfigurado em um ambiente corrompido. Brian De Palma usa desse conflito para construir a narrativa pautada em sempre colocar seus personagens no limiar do que é certo e errado. O Diabo no ombro esquerdo de Ness é Malone (Sean Connery), mas esse diabo não é o que leva para o caminho da destruição, e sim para o que é necessário a fim de cumprir a missão. Para evidenciar esse papel de Malone, há a cena da Igreja ainda no primeiro ato, quando ele aceita se juntar a Ness. A composição coloca Malone ao lado esquerdo de Ness, quase falando em seu ouvido, enquanto vemos os vitrais da igreja ao fundo. Alguns cortes, que se repetem durante o diálogo, fazem com que metade da face de Ness fique em close, enquanto Malone é mostrado em média distância, olhando de frente para a outra face. É uma espécie de duelo mental que terá implicações no decorrer da história.

k4LW1C1OVqncn4pqp6hO1UVosiV

A atmosfera noir também ajuda para afundar os personagens nos cantos mais sujos da cidade em planos onde apenas as silhuetas são mostradas ou quando a câmera os segue (quase encostada nas nucas) por becos mal iluminados. O perigo espreita os mocinhos e suas famílias. Curiosamente, esse perigo é representado pela figura de Capone, no entanto, esse quase não é mostrado fora de seu quarto de hotel. Ele se mantém intocável em um altar e tem seus desejos atendidos por seus servos. Já no início do filme, o criminoso está deitado e é rodeado por um barbeiro, uma manicura e inúmeros jornalistas. A câmera mergulha do teto e para enquadrando Capone de corpo inteiro com o grupo de pessoas formando um circulo em volta dele. No centro das atenções está aquela figura que pretende ser adorada como um Deus e que pune os pecados com seu taco de baseball.

Punições estão em abundância nas linhas do roteiro, e as balas de metralhadora são as responsáveis por cobrir a demanda que exige muita gente morta. Claro que nossos olhos modernos irão estranhar alguns desses tiroteios por causa da construção teatral das cenas e do comportamento forçado de alguns atores, no entanto, nada que prejudique a inspiração da obra como um todo; como na famosa sequência em homenagem a “Encoraçado Potenkim”. De Palma a executou com perfeição desde a chegada de Ness à estação de trem, onde encontra dois marinheiros (Encoraçado Potenkim é sobre um motim de marinheiros para quem ainda não assistiu) e espera a chegada dos capangas de Capone; passando pelo momento em que uma mulher começa a subir a escadaria empurrando com dificuldades um carrinho de bebê; até o começo da ação quando Ness tenta ajudar a mulher e se vê alvejado pelos capangas.  Os tiros são trocados e o carrinho despenca pela escadaria em câmera lenta; o rosto da mãe entra em foco; ela grita mas não podemos ouvir sua voz. Silenciosamente o balé violento se inicia e apenas é interrompido pelo som das balas que voam por cima do carrinho onde o bebê sorri inocentemente por causa do barulho. Magistralmente, De Palma coloca a inocência no caminho da crueldade e joga seu herói no meio dos dois. Basta escolher o caminho, o que não será fácil e terá um trajeto ainda tortuoso até o final.

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaDicasDramaMafia

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

black widow scarlett johansson age of ultron poster
Anterior

Viúva Negra – Filme solo da heroína ganha diretora

egon 1
Próximo

Crítica: Egon Schiele Morte e a Donzela

Próximo
egon 1
19 de julho de 2018

Crítica: Egon Schiele Morte e a Donzela

Anterior
18 de julho de 2018

Viúva Negra – Filme solo da heroína ganha diretora

black widow scarlett johansson age of ultron poster

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Pluribus
    Pluribus | Episódio 3 Coloca uma Granada no Meio do Livre-Arbítrio
    Aimée Borges
    Pluribus
    Pluribus | Primeiras Impressões da Nova Ficção Científica de Vince Gilligan na Apple TV+
    Aimée Borges
    Labubu vai virar filme!
    Labubu Vai Virar Filme!
    Amanda Moura
    David Coverdale
    David Coverdale anuncia aposentadoria e encerra uma era na história do rock
    Cesar Monteiro
    Liam Gallagher em show do Oasis na turnê de reunião de 2025, em Sidney, dia 7 de novembro, de jaqueta e óculos escuros, segurando duas maracas. Foto em preto e branco.
    Liam Gallagher Revela que a Reunião do Oasis “salvou sua vida”
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Labubu vai virar filme!

    Labubu Vai Virar Filme!

    Amanda Moura
    14 de novembro de 2025
    Meryl Streep (esquerda) e Anne Hathaway (direita) em elevador de óculos escuros reprisando os papéis de Miranda e Andy na continuação "O Diabo Veste Prada 2". Ambas estão de preto e câmera as pega do busto para cima.

    O Diabo Veste Prada 2 | Filme Ganha Primeiro Trailer

    Nick de Angelo
    12 de novembro de 2025
    No Other Choice

    No Other Choice | O Homem Comum em uma Jornada Criminosa Macabrabramente Bem Humorada

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    O Agente Secreto

    O Agente Secreto | Quando o Estilo Grita Mais Alto que a Substância

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon