Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
Crítica de TeatroEspetáculos

Crítica: Procura-se

Avatar de Lorena Freitas
Lorena Freitas
23 de fevereiro de 2017 3 Mins Read

FB IMG 1487647755552

Quais são as nossas buscas diárias? Quais vazios carregamos? E o que estamos dispostos para preenchê-los, mesmo que de forma fugaz? A Peça “Procura-se”, da Quinta Companhia de Teatro, nos confronta com o desespero que secretamente vivenciamos no anseio de uma plenitude que não existe.

O primeiro trabalho da cia esteve em cartaz na Sede das Cias (na charmosa escadaria Selarón, na Lapa) durante o mês de fevereiro, encerrando sua primeira temporada com plateia cheia e animada. Um começo em grande estilo, para um grupo que promete muita coisa bacana.

O dinâmico espetáculo, dirigido por Carol Santorini, conta pequenas histórias cotidianas, narradas com um ar sutilmente caricato, acentuando as loucuras que existem quando se trata de relacionamentos. Não somente os amorosos (que tendem a ser os mais densos e complicados), mas, também entre amigos, desconhecidos, familiares. Com uma linguagem bem humorada, as pequenas esquetes se alternam em cena, por vezes confundindo os expectadores, por vezes sendo óbvias. No entanto, sempre escancarando as carências emocionais e afetivas de cada presente. Como uma “cutucada” carinhosa nas feridas: nossas perdas, nossa solidão e a constante busca por uma felicidade atrelada ao outro, e, não a si. Com uma grande leveza, o espetáculo proporciona uma reflexão interessante sobre as posturas adotadas no trato com o outro e consigo, dentro de cada busca desesperada que se pode ter dia após dia.

De forma geral, o contexto cênico é enxuto e neutro. O figurino básico, elaborado por Renata Mota, é uma opção inteligente, considerando que cada ator em cena interpreta diversos personagens ao longo da apresentação – cabendo a eles a função de descrever (através de suas atuações) qual o propósito de cada um em cena, sem o auxílio da indumentária. O cenário, de Daniel Disitzer, é simples e versátil, propondo configurações cênicas variáveis. Somado à iluminação de Cíntia Silva, delimitou os espaços e contextos, atendendo bem às propostas.

Art Capa Procura se 2

O texto, de autoria da Cia, interage com o público em diversos níveis tocando no íntimo e também nos casos distantes (como ocorre ao tratar da síndrome de Estocolmo). Contudo, o roteiro ainda apresenta algumas pequenas falhas, carecendo de uma maior integração entre esquetes, visando um conjunto melhor amarrado e harmônico. As mensagens mais nítidas são facilmente compreendidas, as entrelinhas, por outro lado, poderiam ser trabalhadas deixando o conteúdo mais profundo e sensível.

A trilha sonora é um dos pontos altos do espetáculo. O responsável, Rafael Telles, também fica por conta de embalar a peça com uma guitarra ao vivo, encaixada em momentos exatos, desempenhando um papel interessante ao envolver o público desde sua entrada na sala.

O trabalho dos atores varia em ritmo e qualidade ao longo das esquetes. De maneira global, desenvolvem os números de forma divertida e envolvente havendo, entretanto, alguns hiatos nos quais o ar caricato acaba não sendo convincente. E a variação no ritmo das esquetes pode, em algum grau, auxiliar nessa percepção.

O espetáculo vem sendo desenvolvido sem patrocínio, o que faz saltar aos olhos o empenho de toda equipe. Do lado de cá, fica a torcida por novas temporadas de “Procura-se” pelos palcos do país.

Reader Rating8 Votes
8
7.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Rio de JaneiroTeatro

Compartilhar artigo

Avatar de Lorena Freitas
Me siga Escrito por

Lorena Freitas

Geógrafa por formação, bailarina por amor e crespa por paixão, Lorena é uma estudante carioca que passa a vida em busca de soluções capazes de melhorar a qualidade de vida. Como boa taurina: é boa de garfo (e como come!) e amante das artes. Por isso se aventura em danças e circos para deixar a vida mais leve! Tem uma cabeça grande que nunca para de trabalhar e divide aqui na WOO suas loucuras e delícias.

Outros Artigos

Clipe russo
Anterior

Banda russa inova ao divulgar música e clipe de trás para frente

clown 362155 1920
Próximo

28 Festivais, Convenções e Encontros de Circo e Teatro no Brasil

Próximo
clown 362155 1920
23 de fevereiro de 2017

28 Festivais, Convenções e Encontros de Circo e Teatro no Brasil

Anterior
23 de fevereiro de 2017

Banda russa inova ao divulgar música e clipe de trás para frente

Clipe russo

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    007: Sem tempo para Morrer
    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios
    Roberto Rezende
    Membros do Rage Against The Machine sentados com braços para trás e fitas isolantes nos olhos e boca. Ensaio em preto e branco.
    Rage Against The Machine Volta à Ativa Com Críticas Diretas a Trump
    Cesar Monteiro
    Pedro Pascal com suéter de gola alta azul da cor do uniforme do Quarteto Fantástico, no filme de mesmo nome, 2025, onde interpreta o Senhor Fantástico. Ele está centralizado na tela, com um microfone em sua frente.
    Quarteto Fantástico | Último Trailer Promete Aventura Emocional com Riscos Imensos aos Heróis
    Roberto Rezende
    "Palco Apoteose" na Bienal do Livro Rio 2025, patrocinado pela Shell.
    Skeelo na Bienal Do Rio 2025 | O Estande Que Virou Ponto de Encontro Entre Leitores
    Joanna Colaço
    Protagonistas de "Kaoru Hana wa Rin to Saku", ou "The Fragrant Flowers Bloom with Dignity" caminhando na rua, um olhando para o outro, sorrindo.
    Guia de Animes da Temporada do Verão de 2025 (Julho) | Veja as Principais Promessas
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Donna, vestida com uma jardineira, e amigas no primeiro filme de "Mamma Mia", dançando pelas ruas acompanhadas de uma multidão.

    Por que “Mamma Mia!” Ainda Faz Tanto Sucesso (Mesmo Depois de Tantos Anos)?

    Joanna Colaço
    6 de maio de 2025
    Beth Goulart como Clarice Lispector na peça "Simplesmente Eu, Clarice Lispector", caracterizada como a autora, com um vestido vermelho, saia e sapatos escuros, pernas cruzadas, e segurando um cigarro.

    Simplesmente Eu, Clarice Lispector | Espetáculo Encerra Temporada e Já Tem Retorno Confirmado

    Joanna Colaço
    30 de abril de 2025
    Teatro lotado para apresentação da peça "É disso eu que tô falando", do humorista Marco Luque.

    Marco Luque: É Disso que Eu Tô Falando | Peça Resgata o Melhor da Carreira do Humorista em 4 “Atos”

    Roberto Rezende
    13 de março de 2025
    Foto de carro alegórico da escola de samba "Acadêmicos de Niterói", campeã da Série Ouro do Carnaval do Rio 2025. Há um galo gigante em destaque na frente.

    Carnaval 2025 | Acadêmicos de Niterói é a Campeã da Série Ouro do Rio de Janeiro

    Amanda Moura
    6 de março de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER