Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
Crítica de TeatroEspetáculos

Crítica: Procura-se

Avatar de Lorena Freitas
Lorena Freitas
23 de fevereiro de 2017 3 Mins Read

FB IMG 1487647755552

Quais são as nossas buscas diárias? Quais vazios carregamos? E o que estamos dispostos para preenchê-los, mesmo que de forma fugaz? A Peça “Procura-se”, da Quinta Companhia de Teatro, nos confronta com o desespero que secretamente vivenciamos no anseio de uma plenitude que não existe.

O primeiro trabalho da cia esteve em cartaz na Sede das Cias (na charmosa escadaria Selarón, na Lapa) durante o mês de fevereiro, encerrando sua primeira temporada com plateia cheia e animada. Um começo em grande estilo, para um grupo que promete muita coisa bacana.

O dinâmico espetáculo, dirigido por Carol Santorini, conta pequenas histórias cotidianas, narradas com um ar sutilmente caricato, acentuando as loucuras que existem quando se trata de relacionamentos. Não somente os amorosos (que tendem a ser os mais densos e complicados), mas, também entre amigos, desconhecidos, familiares. Com uma linguagem bem humorada, as pequenas esquetes se alternam em cena, por vezes confundindo os expectadores, por vezes sendo óbvias. No entanto, sempre escancarando as carências emocionais e afetivas de cada presente. Como uma “cutucada” carinhosa nas feridas: nossas perdas, nossa solidão e a constante busca por uma felicidade atrelada ao outro, e, não a si. Com uma grande leveza, o espetáculo proporciona uma reflexão interessante sobre as posturas adotadas no trato com o outro e consigo, dentro de cada busca desesperada que se pode ter dia após dia.

De forma geral, o contexto cênico é enxuto e neutro. O figurino básico, elaborado por Renata Mota, é uma opção inteligente, considerando que cada ator em cena interpreta diversos personagens ao longo da apresentação – cabendo a eles a função de descrever (através de suas atuações) qual o propósito de cada um em cena, sem o auxílio da indumentária. O cenário, de Daniel Disitzer, é simples e versátil, propondo configurações cênicas variáveis. Somado à iluminação de Cíntia Silva, delimitou os espaços e contextos, atendendo bem às propostas.

Art Capa Procura se 2

O texto, de autoria da Cia, interage com o público em diversos níveis tocando no íntimo e também nos casos distantes (como ocorre ao tratar da síndrome de Estocolmo). Contudo, o roteiro ainda apresenta algumas pequenas falhas, carecendo de uma maior integração entre esquetes, visando um conjunto melhor amarrado e harmônico. As mensagens mais nítidas são facilmente compreendidas, as entrelinhas, por outro lado, poderiam ser trabalhadas deixando o conteúdo mais profundo e sensível.

A trilha sonora é um dos pontos altos do espetáculo. O responsável, Rafael Telles, também fica por conta de embalar a peça com uma guitarra ao vivo, encaixada em momentos exatos, desempenhando um papel interessante ao envolver o público desde sua entrada na sala.

O trabalho dos atores varia em ritmo e qualidade ao longo das esquetes. De maneira global, desenvolvem os números de forma divertida e envolvente havendo, entretanto, alguns hiatos nos quais o ar caricato acaba não sendo convincente. E a variação no ritmo das esquetes pode, em algum grau, auxiliar nessa percepção.

O espetáculo vem sendo desenvolvido sem patrocínio, o que faz saltar aos olhos o empenho de toda equipe. Do lado de cá, fica a torcida por novas temporadas de “Procura-se” pelos palcos do país.

Reader Rating8 Votes
8
7.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Rio de JaneiroTeatro

Compartilhar artigo

Avatar de Lorena Freitas
Me siga Escrito por

Lorena Freitas

Geógrafa por formação, bailarina por amor e crespa por paixão, Lorena é uma estudante carioca que passa a vida em busca de soluções capazes de melhorar a qualidade de vida. Como boa taurina: é boa de garfo (e como come!) e amante das artes. Por isso se aventura em danças e circos para deixar a vida mais leve! Tem uma cabeça grande que nunca para de trabalhar e divide aqui na WOO suas loucuras e delícias.

Outros Artigos

Clipe russo
Anterior

Banda russa inova ao divulgar música e clipe de trás para frente

clown 362155 1920
Próximo

28 Festivais, Convenções e Encontros de Circo e Teatro no Brasil

Próximo
clown 362155 1920
23 de fevereiro de 2017

28 Festivais, Convenções e Encontros de Circo e Teatro no Brasil

Anterior
23 de fevereiro de 2017

Banda russa inova ao divulgar música e clipe de trás para frente

Clipe russo

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    O Agente Secreto
    O Agente Secreto | Rumo ao Bi Campeonato No Oscar
    Roberto Rezende
    Desenho no estilo mural com tons de aquarela azul e amarelo e músicos de uma orquestra em traços de storyboard tocando.
    XI Festival Musimagem Celebra Trilhas Sonoras e Chega em SP em Setembro
    Nick de Angelo
    The Town 2025 está chegando!
    The Town 2025 | As Ativações Mais Criativas e a Presença das Marcas no Festival
    Nick de Angelo
    Ludmilla de olhos fechados, microfone na mão esquerda, e braços estendidos ao alto semidobrados, em show no The Town 2025.
    The Town 2025 | Ludmilla Encerra o The Town 2025 no The One Com Energia e Coesão
    Nick de Angelo
    J Balvin, camiseta e calça azul, luva preta na mão estendida, óculos escuros, em apresentação no The Town 2025.
    The Town 2025 | J Balvin Faz Baile Latino E Mostra Que Não É One Hit Wonder
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Rodrigo Teaser no espetáculo "Tributo ao Rei do Pop", ao lado de outros dançarinos, em cena de Thriller.

    Tributo ao Rei do Pop | A Grandiosidade de Rodrigo Teaser em Cena

    Thiago Sardenberg
    26 de agosto de 2025
    Michael, Susan, Jon, da montagem brasileira da peça "Tick, Tick, Boom!". Foto em apresentação.

    Tick, Tick… BOOM! | Montagem Brasileira Não Fica Devendo em Nada ao Sucesso da Off-Broadway

    Thiago Sardenberg
    24 de agosto de 2025
    Colagem com duas fotos de apresentação do espetáculo "República Lee", em homenagem à obra de Rita Lee.

    República Lee — Um Musical ao Som de Rita | Um Tributo Cinematográfico em Forma de Peça

    Thiago Sardenberg
    19 de agosto de 2025
    Raphael Elias como Djavan em "Djavan, o Musical: Vidas Pra Contar", em cartaz do musical.

    Djavan, o Musical: Vidas Pra Contar | Técnica e Conteúdo em um Espetáculo Memorável

    Thiago Sardenberg
    23 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon