Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Space Dogs

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
11 de outubro de 2019 3 Mins Read

thumbnail Space Dogs 2Entre as décadas de 50 e 60, durante a corrida espacial disputada pelos EUA e a União Soviética, houve, talvez, os experimentos mais cruéis feitos com animais na história da ciência. Primeiro os russos enviavam a capsula Sputnik 2 com a cadela Laika a bordo. Depois foi a vez dos EUA enviarem o chimpanzé Ham. A principal diferença entre os dois é que Laika morreu após o entrar em órbita, enquanto Ham sobreviveu e voltou à terra. Mas, de fato, os dois sofreram muito entre a preparação e o envio ao espaço. Para homenageá-los, Elsa Kremser e Levin Peter fizeram “Space Dogs”, uma espécie de documentário, onde os principais personagens são cachorros de rua de Moscou.

O filme intercala imagens de arquivo das experiências da União Soviética com os registros dos cachorros de rua que vagam pela capital russa.  Apoiando-se na lenda de que todos os abandonados na cidade são reencarnações da cadela Laika, a câmera de Kremser e Peter os seguem às margens da cidade. São sem tetos, velhos, doentes e abandonados. Praticamente como objetos descartados. Com um tom filosófico e melancólico, “Space Dogs” aborda o dia a dia desses animais, como andarilhos a procura de comida e água.

Além dos cachorros, um chimpanzé também ganha atenção como a reencarnação de Ham. Porém, suas glórias de astronauta ficaram na vida passada, já que agora é apenas um animador adestrado de festas infantis. Juntando-se ao grupo, há ainda duas tartarugas, que representam suas irmãs que entraram em orbitar pelas mãos, novamente, dos russos no final dos anos 60. Três espécies exploradas que, ou são descartadas como lixo espacial, ou viram atração de circo e objetos para fotos.thumbnail Space Dogs 7 1Os humanos são os grandes vilões dessa história de descaso e o naturalismo das imagens pode chocar aos mais sensíveis, principalmente quando são mostradas a cenas onde os cientistas enfiam os animais em máquinas rotatórias e nas capsulas apertadas, não sem antes espetar sondas em seus órgãos genitais e em suas veias. Ainda há certo choque em momentos protagonizadas pelos cachorros, como na cena sem cortes que mostra um gato sendo estraçalhado, para depois ter sua carcaça disputada violentamente. Evidentemente, é possível traçar um contraponto entre os dois casos: o instinto de sobrevivência do animal de um lado e a frieza despropositada do humano do outro.

Sim, além de homenagear, “Space Dogs” denuncia atos que ainda são comuns nos dias de hoje em laboratórios de pesquisa. No passado, a desculpa era a descoberta do cosmo, agora é o desenvolvimento de remédios e produtos de beleza.  O longa consegue cumprir o papel pensado pelos realizadores, e apresenta um formato diferente, sem a inclusão de atores humanos como protagonistas. Aqui o homo sapiens é mero figurante, com todo o merecimento.

* Este filme foi visto durante a 43ª Mostra de Cinema de São Paulo


Vídeo:Divulgação/Deckert Distribution

Reader Rating1 Vote
9.3
6

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

43ª Mostra SPCinemaDocumentárioFestivalMostra SP

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Rodrigo Chinchio é colaborador da Woo! Magazine, onde escreve sobre cinema com a autoridade de quem se formou cinéfilo garimpando pérolas nas videolocadoras. Especialista em encontrar filmes que o algoritmo jamais recomendaria, mantém em seu quarto uma coleção de Blu-rays e DVDs que rivaliza com qualquer acervo físico do país, e que ainda o impede de ver a própria cama.

Outros Artigos

Outlook shrvpc5m
Anterior

Crítica: Viver para Cantar

Outlook 4kqv2tgj
Próximo

Crítica: Afterlife

Próximo
Outlook 4kqv2tgj
11 de outubro de 2019

Crítica: Afterlife

Anterior
11 de outubro de 2019

Crítica: Viver para Cantar

Outlook shrvpc5m

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Kanye West de noite durante chuva em apresentação na Holanda, onde sua vinda havia sido suspensa. Imagem gerada por IA.
    Kanye West é liberado para entrar na Holanda e confirma shows que darão início à turnê europeia
    Gabriel Fernandes
    Esta imagem é uma cena oficial do filme Toy Story 5. A trama envolve Woody e Buzz observando Bonnie focada em um novo tablet. Woody e Buzz espiam a garota com a mãe, a menor segurando um tablet.
    Toy Story 5 Terá Uma das Cenas mais Emocionantes de Toda a Franquia, Revela Tom Hanks
    Gabriel Fernandes
    Marcia Lucas dando depoimento na série "Icons Unearthed: Star Wars".
    Morre Marcia Lucas, Editora Premiada Que Ajudou a Definir o Sucesso de Star Wars
    Gabriel Fernandes
    Colagem com duas fotografias da partida de João Fonseca contra Novak Djokovic, dia 29 de maio de 2026, com a vitória do brasileiro. À esquerda os tenistas se cumprimentam após o termino.
    Tenista Brasileiro João Fonseca Vence Campeão Mundial Novak Djokovic no em Roland Garros 2026
    Roberto Rezende
    American Music Awards 2026
    American Music Awards 2026 | Uma Noite de Nostalgia Pop
    Felipe Montteiro

    Posts Relacionados

    Esta imagem é uma cena oficial do filme Toy Story 5. A trama envolve Woody e Buzz observando Bonnie focada em um novo tablet. Woody e Buzz espiam a garota com a mãe, a menor segurando um tablet.

    Toy Story 5 Terá Uma das Cenas mais Emocionantes de Toda a Franquia, Revela Tom Hanks

    Gabriel Fernandes
    30 de maio de 2026
    Fernando Caruso em Cansei de Ser Nerd

    Cansei de Ser Nerd | Nostalgia, Loucura e Geekice em Uma Fórmula Improvável Que Funciona

    Amanda Moura
    29 de maio de 2026
    Cinebiografia de Michael Jackson Michael Mania

    A Volta da Michael Mania | Fã-Clubes e Covers Mostram a Força do Legado de Michael Jackson

    Jéssica Meireles
    29 de maio de 2026
    Esta imagem mostra uma cena do filme "Amarga Navidad", dirigido por Pedro Almodóvar. A protagonista está em um leito de hospital olhando para um homem que a olha ternamente, com queixo apoiado na mão esquerda.

    Natal Amargo | Pedro Almodóvar Faz Autoficção Sobre Ego, Luto e Bloqueio Criativo

    Junior Fernandez
    28 de maio de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx