Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Todo o Dinheiro do Mundo

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
30 de janeiro de 2018 3 Mins Read

5a20034ab8626441b6317d81dMesmo antes de sua estreia, “Todo o Dinheiro do Mundo” (All the Money in the World, 2017) já tomava conta de noticiários ao redor do mundo. As manchetes, contudo, não giravam em torno do filme, mas de uma polêmica em seus bastidores. Kevin Spacey, até o momento intérprete do magnata Jean Paul Getty, envolveu-se em um escândalo de assédio sexual com um menor de idade. O veterano diretor Ridley Scott tomou então uma decisão surpreendente: a pouco mais de um mês da estreia comercial, anunciou a substituição de Spacey por Christopher Plummer. A ousada opção por regravar as cenas custou à produtora Imperative Entertainment um gasto adicional de dez milhões de dólares. O esforço, porém, chamou a atenção dos membros da Academia, e Plummer, aos 88 anos, recebeu sua terceira nomeação ao Oscar, tornando-se o mais velho ator indicado na história da premiação.

No longa-metragem, ambientado em 1973, Gail Harris (Michelle Williams) recebe uma ligação sobre o sequestro do filho John Paul Getty III (Charlie Plummer) na Itália. A desesperada mãe precisa, então, convencer o inflexível bilionário J. Paul Getty (Christopher Plummer), avô do garoto, a pagar o resgate de três milhões de dólares. Para negociar com o ex-sogro, no entanto, Gail precisa primeiro lidar com seu homem de confiança, o ex-agente da CIA Fletcher Chase (Mark Wahlberg).

O roteiro de David Scarpa (O Dia em que a Terra Parou), inspirado no livro homônimo de John Pearson, transforma a tragédia real da família Getty em uma grande metonímia. Nela, o empresário interpretado por Christopher Plummer funciona como uma parte representante do todo, o sistema capitalista. Segundo a lógica cruel de ambos, coisas e pessoas equivalem-se. Nesse contexto, não só os vínculos comerciais mas também os interpessoais originam-se a partir dos interesses de ordem monetária. Um grande acumulador torna-se, portanto, um “rei”, e seu dinheiro tem a força de uma “arma”. Essas metáforas, sugeridas pelos diálogos, revelam a persistência na contemporaneidade de arcaicas relações de poder. A riqueza concentra-se nas mãos de poucos, e aos demais, como Gail Harris, resta a sujeição.

A protagonista, contudo, recusa conformar-se. Essa característica traduz-se claramente na performance de Michelle Williams. Com a habitual intensidade dramática, a atriz apresenta ao espectador uma mãe disposta a lutar até o último instante para reaver o filho. Christopher Plummer, por outro lado, constrói um contraponto egocêntrico e vaidoso, sem com isso recair em um vilão arquetípico. Dessa forma, empresta à personagem uma certa ponderação, diferentemente da abordagem mais ríspida indicada pelo trailer com Kevin Spacey. A substituição dos atores, por sinal, passa despercebida aos olhos dos desavisados, tamanho o seu êxito. Boa parte desse mérito se deve à ótima montagem de Claire Simpson, vencedora do Oscar por “Platoon” (1986).MV5BMTk4MTQzMjczMV5BMl5BanBnXkFtZTgwMDQwMjQ2NDM@. V1 SY1000 CR0014701000 AL

Também merecem elogios os trabalhos do fotógrafo Dariusz Wolski e da figurinista Janty Yates, vencedora do Oscar por “Gladiador” (2000). Mais uma vez reunidos sob a direção de Ridley Scott, os profissionais recriam com sucesso o visual dos anos 1970. As imagens resultantes dessa parceria, ainda que digitais, preenchem a tela com uma beleza equiparável à das pinturas renascentistas compradas por Getty.

Com “Todo o Dinheiro do Mundo”, por fim, Scott escreve um bem-vindo novo capítulo em sua vasta cinematografia. O longa-metragem oferece ao espectador uma intensa experiência e um memorável plano final. Cumpre, ainda, aquilo que se espera de uma boa cinebiografia: transcende a superfície de seu tema e provoca discussões mais profundas. Infelizmente, no entanto, a polêmica ao redor do contexto de produção, no lugar de atrair maior público para a obra, vem minando as discussões acerca de seus méritos.

* O filme estreia dia 1 de fevereiro, quinta-feira.

Reader Rating1 Vote
7.5
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinebiografiaCrimeKevin SpaceyMichelle Williamsridley scottSuspenseSuspense Dramático

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

yVWiOMpzf7gullGvug83r7gMdha
Anterior

“Hereditary” – o filme mais assustador dos últimos anos?

27164417 952656091570406 6381999995631696982 o
Próximo

Mark Salling, de Glee, morre aos 35 anos

Próximo
27164417 952656091570406 6381999995631696982 o
30 de janeiro de 2018

Mark Salling, de Glee, morre aos 35 anos

Anterior
30 de janeiro de 2018

“Hereditary” – o filme mais assustador dos últimos anos?

yVWiOMpzf7gullGvug83r7gMdha

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Thumbnail de vídeo de demonstração de gameplay de "The Witcher 4", ainda em fases iniciais. Ciri, nova aprendiz de Geralt, observa uma paisagem montanhosa, arborizada e paradisíaca.
    The Witcher 4 Ganha Gameplay e Demonstração Técnica Impressionante. Veja!
    Rodrigo Chinchio
    the town 2 1
    The Town 2025 | Confira Nosso Primeiro Guia Geral do Evento
    Amanda Moura
    Uma estátua de Noel Rosa no Rio de Janeiro, conforme vista no documentário "Noel Rosa: Um Espírito Circulante".
    Faz na Praça | Projeto Leva Cinema e Música ao Ar Livre ao Público do Rio em Seu 1º Circuito
    Nick de Angelo
    Capa do clipe "Menina de Nazaré", do duo Rosa Amarela. Pris Mariano, no lado direito do quadrante, quase ao meio, caminha nas areias e deixa pegadas. Está de dia e podemos ver sua sombra do lado esquerdo.
    Rosa Amarela Lança “Menina de Nazaré” em Videoclipe, Evocando Fé e Reconexão
    Nick de Angelo
    Tela dividida em gameplay de "Split Fiction". Céu azul claro dos dois lados, uma cena de voo em dragão à esquerda e outra vista, em terra, da mesma paisagem.
    Diretor de “Wicked” Pode Dirigir “Split Fiction”, que Será Estrelado por Sydney Sweeney
    Rodrigo Chinchio

    Posts Relacionados

    Tela dividida em gameplay de "Split Fiction". Céu azul claro dos dois lados, uma cena de voo em dragão à esquerda e outra vista, em terra, da mesma paisagem.

    Diretor de “Wicked” Pode Dirigir “Split Fiction”, que Será Estrelado por Sydney Sweeney

    Rodrigo Chinchio
    2 de junho de 2025
    Trailer de "Predador: Assassino de Assassinos" com um predador gigante em animação.

    Predador: Assassino de Assassinos | Animação do Disney+ Ganha Nova Prévia

    Amanda Moura
    2 de junho de 2025
    O assassino de "O Telefone Preto" (2022) com sua máscara, The Grabber/O Apanhador (Ethan Hawke).

    O Telefone Preto 2 | Que Medo! Filme Ganha Primeiro Trailer

    Nick de Angelo
    2 de junho de 2025
    Aves de Rapina Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa 3

    Tela Quente | Saiba Qual É o Filme Desta Segunda-feira (2/6)

    Amanda Moura
    2 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER