Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Toni Erdmann

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
16 de março de 2017 3 Mins Read

mvR9Z4OTzV8n97pEmOYNltcBPiuQuando “Toni Erdmann” surgiu em Cannes alguns críticos o descreveram como uma comédia, até relatando casos de risos histéricos durante as projeções do filme. Claro que o humor é relativo, mas não vejo no longa cenas cômicas de fazer gargalhar, no máximo risos de canto de boca. Na verdade, “Toni Erdmann” é um drama que retrata situações cômicas, mas, a comicidade está toda inserida em um contexto existencial e consequentemente social, trazendo mais nervosismo do que humor.

Já na casa dos 60 anos, Winfried Conrad é um professor de música que usa o personagem que dá nome ao filme para fazer comédia em situações onde se sente deslocado ou que são banais em sua visão de mundo. Sua filha é a que mais desperta a necessidade desse personagem aflorar, já que, assim como a maior parte da população do planeta, passa a sua vida preocupando-se com seu trabalho e afazeres, não vivendo uma vida real de fato. Para agravar, ela é funcionária de uma empresa que é especialista em reduzir custos de outras empresas, o que faz várias pessoas perderem seus empregos -maior representação do capitalismo impossível!

A diretora Maren Ade foi aclamada na Alemanha por construir um estilo narrativo que flerta com o surrealismo, ao mesmo tempo que filma de forma realista. Seus planos documentais levam o espectador ao mundo daquelas pessoas, aos dramas usuais de vidas que passam sem que se note. Como Winfried diz em um momento: “Estamos sempre fazendo algo e não vemos a vida passar”. A tristeza nas feições de Winfried é pela constatação de que o sentido da vida está perdido e, incorporando Toni Erdmann, ele tenta reduzir o efeito desse fato ou mesmo se esconder da nova realidade. A tristeza também é evidenciada pela fotografia que é quase apenas preto, branco e cinza, com um teor de desgaste. O que também é monocromático é o figurino dos personagens, que se alia à fotografia em sua falta de vida . As sucessões de planos mortos trazem a sensação de agustia de vida real, ajudando a narrativa em seu propósito. Para, evidentemente, seguir a proposta de realismo do filme, as atuações são deveras contidas, com apenas alguns lapsos de Peter Simonischek, que demonstra com seu Toni Erdmann a capacidade de mudar drasticamente de expressões dentro de um único plano sequência.

Toni 11

Toni Erdemann infiltra-se na vida “organizada” de sua filha e derruba as frágeis estruturas de relacionamentos que ela possui. Ele, com sua peruca e dentadura, vira uma espécie de coadjuvante nas festas ou mesmo no trabalho dela, como se fosse uma lembrança de quão errado as atitudes dela são. Um embate entre duas realidades distintas. O roteiro faz uso de situações cotidianas e de diálogos banais da filha para evidenciar a profundidade existencial do pai, que geralmente não entendo o que as outras pessoas falam, assim com se faz estranho para essas pessoas o seu comportamento e divagações.

No clímax do filme há a sequência da festa na casa da filha de Toni, que é o ponto alto do roteiro. A filha decide receber seus convidados completamente nua, exigindo que os convidados também fiquem. Se despindo de suas roupas ela lança mão de sua atual vida, como se quisesse se livrar de toda as situações que a fizeram chegar àquele ponto; o ponto que Toni tanto desaprova. Toni, em contrapartida, se veste com uma fantasia de uma espécie de monstro peludo, que representa uma entidade encarregada de expulsar espíritos em uma mitologia búlgara. Toni se cobre da cabeça aos pés para construir um abrigo ainda mais sólido e se proteger da vida tóxica da filha e, seguindo a mitologia, expulsar o que lhe faz mal. O abraço entre os dois evidencia a consciência que cada um possui sobre a situação geral. Neste ponto a filha e o pai se complementam, quase se fundem, pois ela percebe a importância que possui na vida dele.

https://youtu.be/Gbl6WcTn2IU

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

ArteCinemaComédiaComédia Dramática

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

Inumanos série
Anterior

Inumanos estreia no IMAX dos EUA em setembro

tênis
Próximo

Sobre Marine

Próximo
tênis
16 de março de 2017

Sobre Marine

Anterior
16 de março de 2017

Inumanos estreia no IMAX dos EUA em setembro

Inumanos série

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    O Agente Secreto
    O Agente Secreto | Rumo ao Bi Campeonato No Oscar
    Roberto Rezende
    Desenho no estilo mural com tons de aquarela azul e amarelo e músicos de uma orquestra em traços de storyboard tocando.
    XI Festival Musimagem Celebra Trilhas Sonoras e Chega em SP em Setembro
    Nick de Angelo
    The Town 2025 está chegando!
    The Town 2025 | As Ativações Mais Criativas e a Presença das Marcas no Festival
    Nick de Angelo
    Ludmilla de olhos fechados, microfone na mão esquerda, e braços estendidos ao alto semidobrados, em show no The Town 2025.
    The Town 2025 | Ludmilla Encerra o The Town 2025 no The One Com Energia e Coesão
    Nick de Angelo
    J Balvin, camiseta e calça azul, luva preta na mão estendida, óculos escuros, em apresentação no The Town 2025.
    The Town 2025 | J Balvin Faz Baile Latino E Mostra Que Não É One Hit Wonder
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    O Agente Secreto

    O Agente Secreto | Rumo ao Bi Campeonato No Oscar

    Roberto Rezende
    16 de setembro de 2025
    Desenho no estilo mural com tons de aquarela azul e amarelo e músicos de uma orquestra em traços de storyboard tocando.

    XI Festival Musimagem Celebra Trilhas Sonoras e Chega em SP em Setembro

    Nick de Angelo
    15 de setembro de 2025
    Atores de "Deuses da Peça" caracterizados em uma das imagens promocionais, com destaque a seus bustos, com várias roupas estereotipicamente teatrais.

    Deuses da Peste | Quando a Ignorância é a Pior das Pragas

    Roberto Rezende
    10 de setembro de 2025
    Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, interpretando o pai mais jovem, sentado em um banco de madeira pintado em verde, ao lado de um garoto lendo um gibi do Bidu.

    Mauricio de Sousa Celebrado na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    8 de setembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon