Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Toy Story 4

Avatar de João de Queiroz
João de Queiroz
20 de junho de 2019 3 Mins Read

toy story 4 poster 1553002506

O anúncio da produção de um novo “Toy Story” foi recebido com bastante receio e surpresa por parte do público. Primeiramente, o histórico de continuações produzidas pela Pixar é bem irregular. Em segundo, havia dúvidas se ainda tinha o que explorar na saga dos brinquedos que ganhavam vida, iniciada em 1995 e, em teoria, encerrada de forma satisfatória em 2010 com o lançamento de “Toy Story 3”.

No final das contas, “Toy Story 4” é um meio-termo: por um lado, apresenta questionamentos interessantes que garantem que o filme não seja totalmente supérfluo; por outro, se parece mais com uma nota de rodapé na história da franquia do que necessariamente um grand finale.

Grande parte dessa sensação se deve à escolha dos realizadores de deixar a maioria das personagens veteranas desse universo de escanteio em prol da valorização de novas personagens. Logo, figuras como Jessie (Joan Cusack, no original), Rex (Wallace Shawn), Porquinho (John Ratzenberger), Slinky (Blake Clark) e Sr. Cabeça de Batata (Don Rickles) não passam de figurantes de luxo. Enquanto isso, Buzz Lightyear (Tim Allen), apesar de manter um papel de destaque na trama, na maior parte do tempo interage com brinquedos inéditos.

De certa forma, é compreensível a atitude dos produtores, uma vez que isso é um jeito de renovar a franquia e manter a tradição de a cada filme confrontar o protagonista Woody (Tom Hanks) com mudanças de um novo tempo (a chegada de Buzz no primeiro filme; a descoberta de seu passado no segundo; e o crescimento de Andy, seu antigo dono, no terceiro). Porém, uma das maiores qualidades (senão a maior) de “Toy Story” sempre foi a dinâmica entre os integrantes do núcleo principal, responsável pelo humor e pela emoção tão característicos da série.

Teoricamente, isso não seria um problema tão grande caso os brinquedos novos fossem apresentados de forma orgânica na narrativa, como acontece tão bem no segundo filme, por exemplo, onde há espaço para realmente conhecer e se familiarizar com essas novas figuras. Em “Toy Story 4”, porém, a abundância de tramas e personagens exige que o filme esteja sempre em movimento, com pouco espaço para realmente explorar esses novos integrantes.

Garfinho (Tony Hale), por exemplo, personagem valorizado à exaustão pelos materiais publicitários do filme, de início recebe bastante atenção do roteiro, forjando uma divertida relação com Woody. Entretanto, seu arco dramático basicamente se encerra ainda na primeira metade do filme e, daí em diante, ele se torna um mero macguffin, isto é, um personagem ou objeto que existe apenas para garantir o andamento da trama.toy story 4 02

Das personagens novas, as melhor desenvolvidas são a vilã Gabby Gabby (Christina Hendricks), uma boneca de antiquário que sonha em ter uma dona, e a pastorinha de porcelana Betty (Annie Potts), que apesar de não ser uma personagem totalmente inédita, neste quarto capítulo recebe um destaque que nunca havia recebido antes.

Flerte de longa data de Woody, aparecendo vez ou outra nos dois primeiros filmes e estando completamente ausente no terceiro, Betty é uma co-protagonista em “Toy Story 4”. Isso se deve muito à transformação da personagem de donzela apaixonada à mulher sagaz e independente, fruto de sua nova vida como brinquedo sem dono. Claramente uma atualização da franquia para os tempos de #metoo, a nova persona de Betty é muito bem introduzida e justificada pelo filme, tornando algo que poderia soar gratuito em um interessante desenvolvimento da personagem. A nova relação criada entre ela e Woody é o que garante a “Toy Story 4” a sua relevância.

Tecnicamente, o longa apresenta o habitual primor visual dos filmes da Pixar, ou seja, um festival de belas imagens e um apuro visual notável (a textura de tecidos e os jogos de luz são impressionantes). Nesse sentido, a franquia “Toy Story” é uma verdadeira história da evolução da animação computadorizada, uma vez que é interessante ver o quanto a tecnologia melhorou desde o primeiro filme (pioneiro dessa técnica) até o atual.

Em suma, “Toy Story 4”, em comparação aos outros capítulos da série, é o mais fraco de todos, apresentando um roteiro aquém do padrão estabelecido pelos filmes anteriores. Porém, levado em conta própria, ainda é um longa-metragem divertido e com eventuais momentos de inspiração. 


Imagens e Vídeo: Divulgação/Walt Disney Studios

Reader Rating1 Vote
9
7

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

AnimaçãoCinemaDisneyPixarToy StoryToy Story 4

Compartilhar artigo

Avatar de João de Queiroz
Me siga Escrito por

João de Queiroz

Passava tardes de final de semana na locadora. Estudou Cinema. Agora escreve sobre filmes.

Outros Artigos

Game XP R6
Anterior

Definidas as datas de campeonatos de Rainbow Six na Game XP 2019

2969737.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Próximo

Crítica: Entre Vinhos e Vinagre

Próximo
2969737.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
20 de junho de 2019

Crítica: Entre Vinhos e Vinagre

Anterior
20 de junho de 2019

Definidas as datas de campeonatos de Rainbow Six na Game XP 2019

Game XP R6

6 Comments

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Banner

    Posts Recentes

    Chocolate Quente Selene Diaz Autora 2
    Uma Conversa Quentinha com Selene Diaz e “Chocolate Quente”, Seu Novo Romance
    Lipe Machado
    Rock in Rio 2026 Ivete Sangalo 1
    Ivete Sangalo | Raízes latinas e Trono Assegurado no Palco Mundo no Rock in Rio 2026
    Cesar Monteiro
    Rock in Rio 2026 Joelma Viviane Batidão 2
    Rock in Rio 2026 | Pará faz História com Joelma e Viviane Batidão Incendiando o Palco Sunset
    Amanda Moura
    Rock in Rio 2026 Mumford & Sons 1
    Rock in Rio 2026 | Mumford & Sons Fecha Sunset Com Clássicos E Nova Fase
    Gabriel Fernandes
    Rock in Rio 2026 Carol Biazin Joyce Alane 1
    Rock in Rio 2026 | Carol Biazin Esquenta Dia Chuvoso Com Uma Pegada R&B
    Amanda Moura

    Posts Relacionados

    A Ilha Esquecida Forgotten Island Filme Dreamworks 1

    A Ilha Esquecida | O Triunfo da Memória Sobre o Esquecimento

    Junior Fernandez
    13 de setembro de 2026
    The Legend of Zelda A Lenda de Zelda Nintendo Português 1

    The Legend of Zelda: Ocarina of Time Ganha Trailer e Filme Revela Pôster

    Hugo Santiago
    13 de setembro de 2026
    Da magia à sedução: feitiço do amor - Sandra Bullock e Nicole Kidman

    Da Magia à Sedução: Feitiço de Amor | Bruxaria ou Nostalgia, Quem Sustenta Essa Franquia?

    Junior Fernandez
    11 de setembro de 2026
    X-Men

    X-Men Encontra Seu Anjo em Asa Germann, Astro de Gen V

    Daniel Gravelli
    10 de setembro de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx