Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Trama Fantasma

Marya Cecília Ribeiro
17 de fevereiro de 2018 3 Mins Read

26240847 1789838764643863 5609706198436149840 o

A primeira vista, “Trama Fantasma” parece ser um filme quase biográfico sobre algum poderoso estilista da década de 50 e seu grande amor. Tudo parece ser encaixar, mas não cola de forma correta e esse é o maior acerto do diretor e roteirista Paul Thomas Anderson.

No filme, nós acompanhamos o sistemático Reynolds Woodcock, responsável por vestir a alta sociedade européia, desde rainhas à mulheres muito ricas. Apesar de sua discrição na vida pessoal, ele pula de romance em romance, nunca se casando e se interessando por Alma apenas momentos depois de dispensar sua última namorada – não pessoalmente, deve-se ser notado, quem fica com essa tarefa é a sua irmã e braço direito, Cyril.

Alma vira a musa de Reynolds, desfilando e servindo como costureira para ele. Tudo parece quase beirar o clichê apaixonado, exceto pelas idiossincrasias que envolve os personagens. Ele é egocêntrico, Cyril tem sua vida totalmente vivida para o irmão e Alma – que parece ser apenas uma jovem doce e ingênua, mas esconde uma personalidade quase psicopata.

Não há muitas pessoas que conseguem criar um texto tão bem montado e dirigi-lo com a mesma excelência. Em algum momento, uma das duas unidades pode se quebrar, mas não é o que acontece aqui. Há que se ter paciência: as cenas são criadas pouco a pouco, a ação acontece de modo sequencial. Uma coisa puxa a outra como deveria ser realmente e tudo acaba funcionando maravilhosamente bem.

Anderson faz desse filme algo sutil, mas intrínseco. Quando você finalmente consegue perceber Alma, a história dá um giro, entretanto isso não significa que se tornará mais compreensível. É bem possível que o espectador termine o filme com uma forte sensação de que há algo muito errado não com os personagens e isso acabe perpetuando pensamentos sobre o longa por um bom momento.

26240914 1789838997977173 3677697858515298547 o

A bem verdade, nada disso seria possível se não fosse o elenco principal. Dizer que Daniel Day-Lewis como o protagonista masculino está em seu melhor momento é pífio. O ator é sinônimo de talento e trabalho bem feito em qualquer situação, independentemente do longa. É tão crível o que ele faz como personagem que qualquer elogio é pouco. A quase desconhecida e talentosa Vicky Krieps dá o tom correto para Alma, que passeia por várias facetas desde a mocinha apaixonada até a namorada ciumenta e uma mulher obsessiva e manipuladora que pode ser extremamente perigosa sem deixar de lado sua aparência sutil. E para concluir temos Lesley Manville, com uma figura imponente, rígida e durona interpretando Cyril, que às vezes serve de consciência e outras parece apenas ser um manual de instruções ambulante, sempre andando na etiqueta, nunca sendo verdadeiramente rude, sempre na linha tênue entre a falta de respeito e um comentário mais ácido.

Fotografia e sonoplastia funcionam de forma excelente no filme, que é ambientado na década de 50. Há aquele charme que filmes como esse costumam retratar, e por ser um filme que se passa nos bastidores do mundo da moda figurinos também brilham, ainda que sejam um coadjuvante, mas daqueles bem importantes.

Paul Thomas Anderson fez uma grande obra com “Trama Fantasma”. É uma produção com drama e suspense certo para suas reviravoltas. Não é atoa que na surdina ele foi indicado seis vezes ao Oscar, inclusive por melhor filme e melhor diretor, além de melhor ator, Day-Lewis, melhor atriz coadjuvante, Manville, figurino e trilha sonora original. Ficou faltando roteiro e melhor atriz para Krieps.

O filme estreia dia 22 de fevereiro em todo Brasil.

Reader Rating3 Votes
7.3
9

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaSuspense

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Marya Cecília Ribeiro

Marya Cecília é goiana de nascimento, mora em São Paulo há seis anos e ainda assim não consegue lidar com o clima 4 estações em um dia que rola nessa cidade. Tem umas manias esquisitas, tipo ver um filme que gosta várias vezes, mas esta tentando lidar com isso (ou não). Falando nisso, ela não faz questão nenhuma de ser normal, então podemos apenas seguir em frente!

Outros Artigos

imagem texto 2
Anterior

“Midnight, Texas” é renovada para a segunda temporada

demi
Próximo

Demi Lovato anuncia shows no Brasil

Próximo
demi
17 de fevereiro de 2018

Demi Lovato anuncia shows no Brasil

Anterior
17 de fevereiro de 2018

“Midnight, Texas” é renovada para a segunda temporada

imagem texto 2

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Sterling K. Brown como Xavier Collins na temporada 2, episódio 2, de "Paradise". Ele está com roupas de treinamento, centralizado na foto, no meio de uma floresta, segurando um grande galho.
    Paradise – 2ª Temporada | Com Nova Temporada Série da Disney+ Traz Novos Personagens e Outra Reviravolta
    Roberto Rezende
    Jensen Ackles e Antony Starr caracterizados como Soldier Boy e Homelander no segundo episódio da quinta temporada de "The Boys".
    The Boys – 5ª Temporada – Primeiras Impressões | O Início do Fim
    Roberto Rezende
    Barbie Ferreira é a protagonista de "Faces da Morte"
    As Faces da Morte | Barbie Ferreira Fala Sobre o Filme
    Amanda Moura
    Anjunadeep Open Air festival. Visão do público em um dia de céu limpo.
    Anjunadeep Open Air São Paulo 2026 | O Céu de São Paulo Finalmente Recebe o Som que Merecia
    Gabriel Bizarro
    Fotografia em preto e branco com ponto de vista de trás do palco com grupo Braza em apresentação no Circo Voador.
    Circo Voador 2026 | BRAZA Transforma a Lapa em Baile Solar e Prova que Utopia Tem Ritmo
    Gabriel Bizarro

    Posts Relacionados

    Barbie Ferreira é a protagonista de "Faces da Morte"

    As Faces da Morte | Barbie Ferreira Fala Sobre o Filme

    Amanda Moura
    11 de abril de 2026
    Mel Lisboa como a protagonista de "A Conspiração Condor" em escritório, atendendo telefone, com expressão de susto; câmera aponta à personagem da atriz por detrás de uma pilha de objetos, dando profundidade de estar sendo espionada.

    A Conspiração Condor | Até Quando Precisaremos de Filmes Sobre a Ditadura?

    Roberto Rezende
    6 de abril de 2026
    Filmes e series de terror - A Maldição da Múmia estreia em abril de 2026

    Filmes e Séries de Terror | Principais Estreias de Abril no Cinema e Streaming

    Amanda Moura
    4 de abril de 2026
    Velhos Bandidos

    Fernanda Montenegro Reflete Sobre a Vida: “Eu só tenho o presente”

    Cesar Monteiro
    3 de abril de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon