Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Troca de Rainhas

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
3 de agosto de 2018 3 Mins Read
“Não sei quem está pior. Ele, que morreu, ou eu, que vivo com pavor de morrer.”

qXoB AWA

Narra Nietzsche, em O Nascimento da Tragédia (Die Geburt der Tragödie, 1872), o encontro entre Midas e Sileno. O primeiro, rei da Frígia, perseguia o segundo, sábio companheiro de Dionísio, durante longo tempo pela floresta. Quando, finalmente, conseguiu capturá-lo, indagou-lhe sobre a maior e mais preferível coisa para o homem. “O melhor de tudo é para ti inteiramente inatingível: não ter nascido, não ser, nada ser. Depois disso, porém, o melhor para ti é logo morrer.”, respondeu. “Troca de Rainhas” (L’échange des princesses, 2017), exibido no último Festival Varilux de Cinema Francês, presentifica a sabedoria do beberrão sátiro.

Mariana Vitória (Juliane Lepoureau), uma das protagonistas, conversa com sua governanta, Madame de Ventadour (Catherine Mouchet). A Rainha Infanta, de apenas quatro anos, diz preferir morrer cedo. As crianças, afinal, teriam seu lugar garantido no céu. Luísa Isabel (Anamaria Vartolomei), por outro lado, rejeita os costumes aristocráticos. Não caça, não gosta de música, não borda e tampouco lê. Aos doze anos, sonha, de outro modo, com uma infância simples. Envolvidas em um acordo diplomático, as garotas perdem a juventude. Com o objetivo de apaziguar as relações entre os dois reinos, o regente francês Filipe II (Olivier Gourmet) e o Rei Filipe V (Lambert Wilson), da Espanha, acertam uma troca: a menina mais nova, filha deste, casaria com o rei da França, Luís XV (Igor van Dessel), enquanto a mais velha, filha daquele, casaria com o príncipe espanhol Luís I (Kacey Mottet Klein).

Baseado no livro L’échange des princesses (2013), o roteiro trabalha a cruel lógica das infâncias roubadas. Chantal Thomas, autora e adaptadora da obra original, e Marc Dugain (“A Maldição de J. Edgar Hoover”) enfatizam, portanto, as privações enfrentadas pelos quatro jovens. Apesar da pouca idade, Mariana Vitória lida com a pressão para gerar herdeiros, ao passo que seu marido, Luís XV, lamenta os deveres reais. Luísa Isabel, por sua vez, encontra uma pequena camponesa no caminho para o novo palácio. Nessa cena, o expressivo olhar de Vartolomei (“Amor Eterno”) inveja a vida humilde negada à personagem. Já seu esposo, Luís I, revela-se um imaturo garoto, com poucos traquejos sociais. Todos, em suma, passam por semelhantes desconfortos. Para as meninas, no entanto, há, ainda, um agravante. “Mesmo como princesas”, não são vistas “como nada além de material para casamento”, resume a viúva de Filipe I, Isabela Carlota do Palatinado (Andréa Ferréol). lR8NyvWg

Também diretor do longa-metragem, Dugain acerta, principalmente, na ambientação de época. Privilegiando a iluminação natural, a fotografia de Gilles Porte (“A Grande Volta”) preenche a tela cinematográfica como se pintasse um quadro. Para esse fim, o figurino de Fabio Perrone (“Germinal”) e o desenho de produção de Alain-Pascal Housiaux e Patrick Dechesne (“A Loucura de Almayer”) oferecem poderosa contribuição. Na cena que dá nome ao filme, por exemplo, as princesas, trajadas de exuberantes vestimentas, trocam de lugar em um suntuoso salão. O movimento, semelhante ao de peças de xadrez, chama atenção por sua sincronizada coreografia, mérito de um competente trabalho com atores e figurantes.

No jogo de tabuleiro da corte, acordos políticos prevalecem sobre a vontade individual. Entende-se, assim, por que as crianças de “Troca de Rainhas” reavivam a sabedoria de Sileno. Contra o sacrifício da infância, preferem, enfim, o da própria vida. Aplicada ao presente, a questão levantada pelo longa-metragem rende frutíferas discussões. No lugar de projetos dos pais, os filhos nutrem, ora, aspirações suas. Cientes, porém, da inevitabilidade da morte, viver sob essa condição, formatando o disforme, torna-se o único e desejável caminho, seja para as personagens, seja para Dugain.

* O filme estreia dia 16, quinta-feira.

Reader Rating0 Votes
0
7

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema FrancêsDramaDrama HistóricoFestival VariluxFestival Varilux de Cinema FrancêsFilme francêsFrançaHistóriaLuís XIV

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

images 2
Anterior

Confira o novo trailer dublado de PéPequeno

pooh
Próximo

Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível foi banido na China

Próximo
pooh
3 de agosto de 2018

Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível foi banido na China

Anterior
3 de agosto de 2018

Confira o novo trailer dublado de PéPequeno

images 2

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    HUnter Schafer interpretando Jules em "Euphoria". Atriz está com braço direito levantado (nossa esquerda da tela), olhando diretamente para a câmera, semi-dobrado, segurando duas folhas douradas pendentes, e um sorriso mostrando parcialmente os dentes de baixo.
    The Legend of Zelda | Hunter Schafer Pode Interpretar o Papel-título no Live-action
    Amanda Moura
    Taylor Swift em um fundo completamente branco, sentada com blusa azul claro e jeans do mesmo tom, sorrindo, cercada por seus seis primeiros álbuns de estúdio, em anúncio da compra de seus direitos.
    Taylor Swift Compra Suas Masters de Volta; Fãs se Preocupam com Reputation TV
    Nick de Angelo
    Grazi Massafera como Dona Beja, protagonista de novela homônima no streaming da HBO Max, caracterizada com roupas de época.
    Dona Beja | HBO Max Anuncia Estreia Após Quase 2 Anos, de Novo
    Nick de Angelo
    Elenco do filme francês "Entre Dois Mundos" (2022) sentado em um cais.
    Entre Dois Mundos | O Discreto Interesse Burguês Pela Limpeza de Privadas
    Rodrigo Chinchio
    Jason Statham como Levon Cade, protagonista de "Resgate Implacável". Ele segura com as duas mãos uma grande marreta e está vestido com um colete. De cara séria, ele está de frente para câmera e de trás para uma janela em semicírculo com luz natural diurna passando pelo ambiente escuro.
    Resgate Implacável | Jason Statham Brincando de Liam Neeson em Filme de Ação sobre Resgate de Adolescente
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    HUnter Schafer interpretando Jules em "Euphoria". Atriz está com braço direito levantado (nossa esquerda da tela), olhando diretamente para a câmera, semi-dobrado, segurando duas folhas douradas pendentes, e um sorriso mostrando parcialmente os dentes de baixo.

    The Legend of Zelda | Hunter Schafer Pode Interpretar o Papel-título no Live-action

    Amanda Moura
    31 de maio de 2025
    Elenco do filme francês "Entre Dois Mundos" (2022) sentado em um cais.

    Entre Dois Mundos | O Discreto Interesse Burguês Pela Limpeza de Privadas

    Rodrigo Chinchio
    29 de maio de 2025
    Jason Statham como Levon Cade, protagonista de "Resgate Implacável". Ele segura com as duas mãos uma grande marreta e está vestido com um colete. De cara séria, ele está de frente para câmera e de trás para uma janela em semicírculo com luz natural diurna passando pelo ambiente escuro.

    Resgate Implacável | Jason Statham Brincando de Liam Neeson em Filme de Ação sobre Resgate de Adolescente

    Roberto Rezende
    28 de maio de 2025
    Avatar: O Caminho da Água

    Avatar: O Caminho da Água Será Relançado Em IMAX para Preparar Caminho Para Avatar: Fogo e Cinzas

    Rodrigo Chinchio
    26 de maio de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER