Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Wasp Network

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
21 de outubro de 2019 3 Mins Read

Wasp Network 4Imagine a expectativa quando “Wasp Network” foi anunciado com um elenco latino americano estelar, um diretor francês de primeira categoria e um produtor brasileiro que virou sinônimo de sucesso de crítica e público? Bom, os cinéfilos sentiram um prazeroso arrepio, para dizer o mínimo. Mas, o primeiro balde de água fria jogado naqueles que esperavam ansiosamente uma obra prima veio após a exibição do filme no festival de Veneza. A recepção em solo italiano foi deveras ruim, com críticas a diversos elementos que serão, parte deles, elucidados no decorrer deste texto. Foi tanto que, após o festival, se decidiu voltar à sala de edição. Só quem viu a versão mostrada em Veneza pode dizer se ela era melhor ou pior do que a vista na 43ª Mostra de Cinema de São Paulo (a qual tentaremos apontar alguns dos problemas).

Antes, é preciso situar o leitor a respeito do filme baseado no livro “Os últimos soldados da Guerra Fria: A história dos agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita dos Estados Unidos” do brasileiro Fernando Morais. No início da década de 90, vários cubanos cruzaram a fronteira com os EUA fugindo do regime de Fidel Castro. Na trama do longa, o espectador acompanha alguns desses desertores, a começar pelo piloto René Gonzalez (Edgar Ramírez) que deixa a esposa Olga Gonzalez (Penélope Cruz) e a filha em Cuba e vai até Miami para entrar em uma organização que auxilia e recebe refugiados, ao mesmo tempo em que denuncia os crimes da família Castro. Ele é seguido pelo também piloto Juan Pablo Roque (Wagner Moura), que se casa com a bela Ana Margarita Martinez (Ana De Armas). Os dois recebem a ajuda dos personagens interpretados por Gael García Bernal e Leonardo Sbaraglia, já instalados nos EUA.  Wasp Network 5Com essa premissa, Olivier Assayas tenta fazer uma adaptação didática de uma história literária cheia de dados e informações, isso de acordo com o que disse o próprio cineasta em uma entrevista coletiva publicada em seus mais importantes tópicos pela Woo! Magazine. A partir daí, e deixando o livro de lado, pode-se dizer que “Wasp Network” é tudo menos didático em sua execução. Acompanhando a vida de seus inúmeros personagens, durante vários anos, o filme é confuso por causa da montagem de Simon Jacquet que usa apenas letreiros para informar quando pula de um ano ao outro ou mesmo quando mostra um flashback. Em alguns momentos não dá para saber o que realmente está acontecendo, ou porque certo personagem, que ainda não havia aparecido, é jogado na tela repentinamente.

Além disso, provavelmente por causa das alterações em relação à primeira versão, há vários cortes por meio de fades que finalizam cenas que não pareciam ter chegado as suas conclusões, como se ao terminá-las se perderia tempo com outras mais importantes. Tudo isso, mais a incapacidade de Assayas em criar tensão aliada à sua predileção por diálogos longos e expositivos, tornam “Wasp Network” enfadonho – são duas horas de duração que parecem intermináveis – e de difícil compreensão. Infelizmente, excelentes atores em boas atuações são desperdiçados em um filme que é uma bagunça começada na cadeira de direção e terminada na mesa de montagem.

* Este filme foi visto durante a 43ª Mostra de Cinema de São Paulo


Imagens e Vídeo: Divulgação/RT Features/Orange Studios

Reader Rating0 Votes
0
3

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

43ª Mostra SPDramaMostra SP

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

Honeyland 6
Anterior

Crítica: Honeyland

Mataindios 2
Próximo

Crítica: Mataindios

Próximo
Mataindios 2
21 de outubro de 2019

Crítica: Mataindios

Anterior
21 de outubro de 2019

Crítica: Honeyland

Honeyland 6

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    No Other Choice
    No Other Choice | O Homem Comum em uma Jornada Criminosa Macabrabramente Bem Humorada
    Rodrigo Chinchio
    O Agente Secreto
    O Agente Secreto | Quando o Estilo Grita Mais Alto que a Substância
    Rodrigo Chinchio
    No Caminho
    No Caminho | Um Romance Homoafetivo em Meio à Violência dos Cartéis
    Rodrigo Chinchio
    Foi Apenas um Acidente
    Foi Apenas um Acidente | Vingança Contra o Estado Torturador
    Rodrigo Chinchio
    Erin Kellyman e June Squibb como Nina e Eleanor no longa "A Incrível Eleanor". Elas estão lado a lado, caminhando, a mais jovem olhando a mais velha, que dá um olhar meio distante.
    A Incrível Eleanor | Scarlett Johansson Estreia na Direção com um Filme Sensível e Emocionante
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    No Other Choice

    No Other Choice | O Homem Comum em uma Jornada Criminosa Macabrabramente Bem Humorada

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    O Agente Secreto

    O Agente Secreto | Quando o Estilo Grita Mais Alto que a Substância

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    No Caminho

    No Caminho | Um Romance Homoafetivo em Meio à Violência dos Cartéis

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    Foi Apenas um Acidente

    Foi Apenas um Acidente | Vingança Contra o Estado Torturador

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon