Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Wasp Network

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
21 de outubro de 2019 3 Mins Read

Wasp Network 4Imagine a expectativa quando “Wasp Network” foi anunciado com um elenco latino americano estelar, um diretor francês de primeira categoria e um produtor brasileiro que virou sinônimo de sucesso de crítica e público? Bom, os cinéfilos sentiram um prazeroso arrepio, para dizer o mínimo. Mas, o primeiro balde de água fria jogado naqueles que esperavam ansiosamente uma obra prima veio após a exibição do filme no festival de Veneza. A recepção em solo italiano foi deveras ruim, com críticas a diversos elementos que serão, parte deles, elucidados no decorrer deste texto. Foi tanto que, após o festival, se decidiu voltar à sala de edição. Só quem viu a versão mostrada em Veneza pode dizer se ela era melhor ou pior do que a vista na 43ª Mostra de Cinema de São Paulo (a qual tentaremos apontar alguns dos problemas).

Antes, é preciso situar o leitor a respeito do filme baseado no livro “Os últimos soldados da Guerra Fria: A história dos agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita dos Estados Unidos” do brasileiro Fernando Morais. No início da década de 90, vários cubanos cruzaram a fronteira com os EUA fugindo do regime de Fidel Castro. Na trama do longa, o espectador acompanha alguns desses desertores, a começar pelo piloto René Gonzalez (Edgar Ramírez) que deixa a esposa Olga Gonzalez (Penélope Cruz) e a filha em Cuba e vai até Miami para entrar em uma organização que auxilia e recebe refugiados, ao mesmo tempo em que denuncia os crimes da família Castro. Ele é seguido pelo também piloto Juan Pablo Roque (Wagner Moura), que se casa com a bela Ana Margarita Martinez (Ana De Armas). Os dois recebem a ajuda dos personagens interpretados por Gael García Bernal e Leonardo Sbaraglia, já instalados nos EUA.  Wasp Network 5Com essa premissa, Olivier Assayas tenta fazer uma adaptação didática de uma história literária cheia de dados e informações, isso de acordo com o que disse o próprio cineasta em uma entrevista coletiva publicada em seus mais importantes tópicos pela Woo! Magazine. A partir daí, e deixando o livro de lado, pode-se dizer que “Wasp Network” é tudo menos didático em sua execução. Acompanhando a vida de seus inúmeros personagens, durante vários anos, o filme é confuso por causa da montagem de Simon Jacquet que usa apenas letreiros para informar quando pula de um ano ao outro ou mesmo quando mostra um flashback. Em alguns momentos não dá para saber o que realmente está acontecendo, ou porque certo personagem, que ainda não havia aparecido, é jogado na tela repentinamente.

Além disso, provavelmente por causa das alterações em relação à primeira versão, há vários cortes por meio de fades que finalizam cenas que não pareciam ter chegado as suas conclusões, como se ao terminá-las se perderia tempo com outras mais importantes. Tudo isso, mais a incapacidade de Assayas em criar tensão aliada à sua predileção por diálogos longos e expositivos, tornam “Wasp Network” enfadonho – são duas horas de duração que parecem intermináveis – e de difícil compreensão. Infelizmente, excelentes atores em boas atuações são desperdiçados em um filme que é uma bagunça começada na cadeira de direção e terminada na mesa de montagem.

* Este filme foi visto durante a 43ª Mostra de Cinema de São Paulo


Imagens e Vídeo: Divulgação/RT Features/Orange Studios

Reader Rating0 Votes
0
3

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

43ª Mostra SPDramaMostra SP

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

Honeyland 6
Anterior

Crítica: Honeyland

Mataindios 2
Próximo

Crítica: Mataindios

Próximo
Mataindios 2
21 de outubro de 2019

Crítica: Mataindios

Anterior
21 de outubro de 2019

Crítica: Honeyland

Honeyland 6

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.
    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.
    Nick de Angelo
    Capuz como visto na série "Coração de Ferro", da Marvel.
    Coração de Ferro | Quem é o Capuz? Conheça a História do Vilão Encapuzado
    Hugo Santiago
    007: Sem tempo para Morrer
    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios
    Roberto Rezende
    Membros do Rage Against The Machine sentados com braços para trás e fitas isolantes nos olhos e boca. Ensaio em preto e branco.
    Rage Against The Machine Volta à Ativa Com Críticas Diretas a Trump
    Cesar Monteiro
    Pedro Pascal com suéter de gola alta azul da cor do uniforme do Quarteto Fantástico, no filme de mesmo nome, 2025, onde interpreta o Senhor Fantástico. Ele está centralizado na tela, com um microfone em sua frente.
    Quarteto Fantástico | Último Trailer Promete Aventura Emocional com Riscos Imensos aos Heróis
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.

    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.

    Nick de Angelo
    28 de junho de 2025
    007: Sem tempo para Morrer

    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios

    Roberto Rezende
    27 de junho de 2025
    Pedro Pascal com suéter de gola alta azul da cor do uniforme do Quarteto Fantástico, no filme de mesmo nome, 2025, onde interpreta o Senhor Fantástico. Ele está centralizado na tela, com um microfone em sua frente.

    Quarteto Fantástico | Último Trailer Promete Aventura Emocional com Riscos Imensos aos Heróis

    Roberto Rezende
    26 de junho de 2025
    Montagem com colagem do busto de Julianne Moore e Sydney Sweeney como Kate e Claire Garrett em "Echo Valley" em um fundo, com elas semi-transparentes. Há uma paisagem de fim de tarde ao fundo delas.

    Echo Valley | Tão Confuso Quantos os Conflitos da Mãe Interpretada por Julianne Moore

    Roberto Rezende
    23 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER