Existe um canal na TV fechada que tem como slogan a seguinte frase “Porque a zoeira nunca acaba” e há alguns anos essa emissora tem feito muito sucesso por trazer programas de humor nacionais e internacionais, incluindo shows de stand up de diversos comediantes. O Comedy Central já era um canal de humor nos Estados Unidos bem conhecido e a partir de 2012 surgiu na grade brasileira com filmes de comédia, séries e programas diversificados, atualmente estão entre eles o desenho cheio de palavrões e humor negro South Park, o duelo entre artistas através de apresentações musicais na Batalha de Lynpsc e alguns comediantes já conhecidos contando suas melhores história em shows de Stand Up. Mas além disso a versão nacional também traz programas novos para os telespectadores e que também fazem o humor estar em foco principal.
Um programa que inova é “A Culpa é do Cabral” que já pelo título faz com que você se pergunte sobre o que trata um programa com esse nome. Sim, é um programa de humor com comediantes. Não, não tem nada a ver com a história do Brasil e seu descobrimento. O nome é o bordão mais usado pelo apresentador, mostrando que qualquer palhaçada do povo brasileiro não é culpa nossa e sim de quem achou o país para que ele fosse colonizado.
O formato do programa é todo em cima de mostrar que habitantes do Brasil vão além das expectativas quando se trata de humor. A “Culpa é do Cabral” começou sua terceira temporada em abril e funciona como uma mesa redonda de comediantes que falam sobre diversos temas, mas de uma forma bem diferente, até porque cada um dos cincos componentes do programa é de um estado brasileiro diferente e suas culturas, gírias e comidas regionais dão a pitada final dessa ideia. O apresentador Fabiano Cambota, que também é vocalista da banda de rock Pedra Letícia, é de Goiás, e sim, você leu bem, ele não faz parte de uma dupla sertaneja e sim de uma banda de rock. Os outros quatro componentes são o gaúcho Nando Viana, o paulista Tiago Ventura, o pernambucano Rodrigo Marques e o carioca Rafael Portugal, que já é um pouco mais conhecido por fazer parte do elenco do canal Porta dos Fundos. Faltando apenas um representante do norte, mas mesmo assim é um programa bem democrático, como eles dizem sempre.
São cerca de cinquenta minutos de programa, divididos em quatro blocos e logo no início Cambota começa apresentando cada um de seus colegas e a si mesmo de maneira bem cômica, sempre lembrando das melhores e piores características de cada um e com muitos elogios a si mesmo. Depois é colocada uma hastag como primeiro tema a ser debatido, um deles foi #CHUPAMUNDO, no qual eles comentaram momentos bons e pequenos que gostariam de esfregar na cara da sociedade, como aqueles que acharam que o programa só duraria uma temporada. Hilário! Depois eles conversam sobre algum tema específico como televisão, mães, futebol, festa da empresa, com sacadas irônicas e sempre voltadas para fazer o público rir. Analisam placas irreverentes que encontram pelo Brasil a fora e comentam alguma história muito louca, mas que é real, como o caso do jabuti que ficou anos sumido em uma casa bagunçada após o falecimento de sua dona.
Além de cada piada, cada história, cada tema comum que vira um pequeno show de humor, a regionalidade é tudo. Eles já tiveram que experimentar comidas típicas das localidades de seus colegas de olhos vendados, muitos não conseguiram comer até o fim e a risada de cada um e suas gírias tornam esses momentos ainda melhores. Ou então quando um está com fones de ouvido e uma música altíssima e o outro fala uma expressão típica do seu estado e o primeiro precisa adivinhar apenas com leitura labial. Alguns acertam, mas os erros grotescos arrancam gargalhadas da plateia e dos telespectadores.
Hoje em dia às vezes é muito difícil fazer humor por causa do politicamente correto, faz-se necessário ter cuidado com o que é dito, os temas das piadas e como elas são feitas. Mas esse programa procura estar sempre dentro disso, faz humor, brinca com tudo e é claro, colocam a culpa de qualquer absurdo no Cabral que deu o primeiro passo para que o povo brasileiro surgisse. Então ligue a TV no Comedy Central Brasil toda terça-feira às 23h e aproveite cada piada e cada zoeira.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.