Na minissérie dramática “Pátria”, nova produção original da HBO Europe realizada com participação da HBO Latin America, o conflito separatista no País Basco, que por décadas marcou a história da Espanha, é o ponto de partida para os dilemas entre duas famílias que estão em lados opostos do confronto. A vida de Bittori (Elena Irureta) e sua família muda completamente no dia em que o ETA (grupo separatista basco) mata seu marido, Txato (José Ramón Soroiz), na porta de casa. As relações com a família de sua amiga Miren (Ane Gabarain), cujo filho milita no grupo nacionalista, são cortadas.

A partir dessas famílias divididas, a produção retrata um lado pouco explorado dos conflitos ao mostrar como pessoas comuns vivem neste contexto. E este é apenas um dos motivos para não perder nenhum momento de “Pátria“, que estreia neste domingo, dia 27 de setembro, às 21h, no canal HBO e na HBO GO.

Veja abaixo dez motivos para assistir “Pátria.

Baseada em um livro de sucesso

“Pátria” é baseada no livro homônimo de sucesso de Fernando Aramburu lançado em 2016, que vendeu mais de 1 milhão de exemplares em língua espanhola. A história foi adaptada na minissérie que é composta por oito episódios de uma hora.

Reconstrução Fiel

A minissérie conta três décadas da história do País Basco, marcadas pela atuação do ETA, pelos olhos de duas famílias divididas pelo confronto. A maquiagem e figurino se destacam ao longo da narrativa, retratando com precisão a passagem dos anos durante esse período histórico.

Uma aula de História

PÁTRIA retrata acontecimentos e consequências do conflito basco, importante passagem da história europeia e mundial, que durou pouco mais de cinco décadas. O confronto aconteceu entre Espanha e o Movimento Basco de Libertação Nacional, que buscava a independência do País Basco da Espanha e da França. O movimento foi construído em torno da organização armada ETA, grupo classificado como terrorista pela União Europeia.

Elenco Marcante

Atrizes bascas com longa carreira na TV e cinema espanhol, Elena Irureta e Ane Gabarain dão vida às matriarcas e protagonistas de PÁTRIA. Já tendo atuado juntas em outras ocasiões, a química entre as intérpretes de Bittori e Miren é um dos destaques da produção.

Estreia Global 

“Pátria” é a primeira produção da HBO Europe a estrear simultaneamente na Espanha e em mais de 60 países da Europa e das Américas, incluindo o Brasil. É a oportunidade de acompanhar a estreia da minissérie ao mesmo tempo que o resto do mundo.

Olhar Especial

Ao mostrar como pessoas comuns vivem em um contexto de conflito, “Pátria” se destaca de outras produções que retratam confrontos ao colocar no centro da narrativa temas que não costumam ganhar tanto destaque, como a solidão, o perdão e a dor humana.

Sem Estereótipos

Para retratar a relação das famílias que se encontram em lados opostos de um conflito separatista, a produção mostra o sofrimento de ambas e revela as cicatrizes de uma comunidade dividida por ideologias políticas.

Dilemas Universais

Por meio de seus protagonistas, pessoas comuns que vivem nessa realidade de guerra, a minissérie consegue mostrar, apesar do foco em um conflito local, diversos elementos humanos que são semelhantes em muitos lugares do mundo, como o a amizade, o medo e a solidariedade – ou os dilemas causados pela ausência desses sentimentos.

Relação com a América Latina

A história do povo basco também se encontra presente na América Latina: na Argentina, Chile e Uruguai, estima-se que aproximadamente 10% da população tenha ascendência basca.

Primeira de Muitas

“Pátria” marca a história da própria HBO, como a primeira série de drama original espanhola produzida pela HBO Europe, com participação da HBO Latin America. A HBO já prepara outras produções originais na Espanha, como a série de fantasia “30 Monedas“.


Vídeo e Imagem: Divulgação/HBO


Apoia-se

Show Full Content
Previous Crítica: Enola Holmes
Next “O Método Kominsky” não terá Alan Arkin na temporada final

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close