“Diadorim” é um espetáculo que surge como uma livre inspiração na obra “Grande Sertão: Veredas“, de Guimarães Rosa, trazendo à luz do século XXI a emblemática personagem que carrega consigo questões contemporâneas. Idealizado pela escritora e dramaturga Marcia Zanelatto e pelo diretor Guilherme Leme Garcia, este projeto representa a sexta parceria artística entre eles, contando com a colaboração de um talentoso time de profissionais do Coletivo Criativo.
A peça estreou no Centro Cultural São Paulo no dia 30 de junho, e terá uma curta temporada com 12 apresentações gratuitas, indo até 16 de julho, sempre às sextas, sábados e domingos. Diadorim, um jagunço corajoso e intrigante de “Grande Sertão: Veredas”, que é vivido por Vera Zimmermann, antecipa reflexões sobre a dualidade de gênero e propõe uma abordagem livre e poderosa sobre as extremidades masculinas e femininas, bem como as nuances existentes entre elas.
Diadorim é uma personagem que desafia as convenções e mostra às mulheres contemporâneas a possibilidade de assumir atributos que são tradicionalmente considerados masculinos. A peça busca explorar o que Diadorim revela sobre o papel da mulher na sociedade patriarcal e como elas podem ocupar plenamente seus espaços e potencialidades no mundo.
O espetáculo também levanta questões sobre a existência de um mundo pós-gênero, questionando se é necessário ser homem ou mulher, ou se a verdadeira essência está na livre expressão de uma existência única que transcende as imposições de gênero compulsórias.
Ao revisitar a obra de Guimarães Rosa, Marcia Zanelatto, Guilherme Leme Garcia e o Coletivo Criativo mergulham profundamente no clássico, buscando uma Diadorim ainda mais monumental. Diadorim está presente em todos nós, em nossos corpos e em nossas vidas, e representa a pessoa que traça seu próprio caminho ao caminhar.
Ao trazer Diadorim para a contemporaneidade, essa produção teatral desafia as normas binárias de gênero e nos convida a refletir sobre a liberdade de sermos nós mesmos, rompendo com estereótipos e reivindicando nossa própria identidade. “Diadorim” é um convite à autenticidade e ao poder transformador da arte.
Serviço – Diadorim
Onde? Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000
Quando? Sextas (20h), sábados (18h e 20h) e domingos (19h), de 30 de junho à 16 de julho
Quanto? Grátis.
Os ingressos podem ser adquiridos 1h antes na bilheteria ou digitalmente aqui.
Duração: 50 minutos.
Classificação Indicativa: 12 anos.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.