Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

Em Busca do Meu Palhaço: 7 livros para você entender um pouco mais sobre a arte da palhaçaria!

Para você que ama palhaçaria, você que tem vontade de estudar mais sobre o assunto e, também, para você que tem medo de palhaços, mas adora uma boa leitura e gostaria de tentar se livrar dos traumas de infância conhecendo um pouco mais do que é ser um palhaço, nós trouxemos uma lista super bacana de livros que podem ajudá-los nessas empreitadas.

“O palhaço é lírico, inocente, ingênuo, angelical e frágil. O palhaço não interpreta, ele simplesmente é. Ele não é um personagem, ele é o próprio ator expondo-se, mostrando sua ingenuidade. Na busca desse estado, o ator não busca construir um personagem, mas sim encontrar essas energias próprias, tentando transforma-las em seu corpo. Por tanto, cada ator desenvolve esse estado pessoal, de palhaço, com características particulares e individuais.” ( FERRACINI, Renato. A Arte de Não Interpretar Como Poesia Corpórea do Ator)

Para auxiliar nessa busca pelo Seu palhaço, separamos 7 livros maravilhosos que ajudam a desnudar um pouquinho dessa arte que começou há muito tempo atrás, mas que perdura até os dias de hoje e, certamente, com muito trabalho, suor e sorrisos dos nossos amigos trabalhadores da arte da palhaçaria, seguirá firme e forte por mais alguns milhares de anos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

1- Título: O Elogio da Bobagem – Palhaços no Brasil e no Mundo
Autora: Alice Viveiros de Castro
Editora: Alice de Castro

Esta pesquisa de Alice Viveiros de Castro é um ótimo modo de compreender toda uma trajetória histórica e conceitual sobre o arquétipo do palhaço. Nele dá para notar os diálogos que essa figura cênica traça com outras de outros manifestos artísticos e rituais diversos. Também nos permite observar que os elementos que constituem a história do palhaço correm de modo próprio, não sendo nem exatamente o mesmo processo da história do circo, nem o mesmo processo da história do teatro, tampouco do cinema e televisão, mas, curiosamente, o palhaço é uma figura que transitou em todos esses terrenos de arte e comunicação.

2- Título: Palavra de Palhaço
Organização: Ana Achcar
Editora: Jaguatirica

Advertisement. Scroll to continue reading.

O livro “Palavra de Palhaço” nasceu de uma pergunta não respondida: do que precisa o palhaço? Resultado de encontros, perguntas e estudos para a formação de palhaço e de palhaçaria de circo, o livro – organizado e produzido sobretudo por palhaços – mostra os encontros que aconteciam na residência artística e na criação de exercícios cênicos a partir de falas, biografias, números, reprises, gags e cenas cômicas reproduzidos no último século no Brasil. O conteúdo foi reunido aos poucos, quase sempre depois de muita procura, cruzando dados coletados com dicas esparsas de profissionais da área. Nesse sentido, o livro celebra a palavra do palhaço e, através dela, busca-se o compartilhamento de tradições e trajetórias revividas nas narrativas, nas conversas e na redescoberta do poder do sorriso.

3- Título: A Nobre Arte do Palhaço
Autora: Marcio Libar
Editora: Edição do autor – Patrocínio Petrobrás BR

O livro encontra-se esgotado, mas é possível achá-lo em sebos. Trata-se de uma narrativa autobiográfica da jornada do autor que o transformou no palhaço que é hoje. Ele revela ainda suas impressões sobre vários outros palhaços importantes no mundo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

4- Título: Circos e Palhaços Brasileiros
Autora: Mario Fernando Bolognesi
Editora: Cultura Acadêmica

“Circos e palhaços brasileiros” apresenta, em forma de catálogo, documentação iconográfica e escrita de alguns circos brasileiros e seus palhaços. De outubro de 1997 a julho de 2000, foram visitados diversos circos, em várias regiões do País, com o objetivo de documentar parte dos circos brasileiros e os diversos momentos dos palhaços, dentro e fora do picadeiro, além de resgatar o repertório cênico dos palhaços, envolvendo reprises, entradas, esquetes, comédias e dramas.

5- Título: Palhaços
Autora: Mario Fernando Bolognesi
Editora: Ed. UNESP

Advertisement. Scroll to continue reading.

Resultado de pesquisa bibliográfica, com viagens por grande parte do Brasil, este livro busca estudar a arte do palhaço tal como ela é no circo nacional, tomando como base a dramaturgia, a interpretação e a encenação. O livro realiza ainda uma recuperação bibliográfica de parte da história do circo moderno, com uma investigação das origens dos palhaços, suas influências e aproximações com o teatro. Nesse sentido, inclui a reprodução escrita de toda uma tradição oral de esquetes e entradas.

6- Título: Meu Clown: Uma Pedagogia Para a Arte da Palhaçaria
Autora: Marcelo Adriano Colavitto
Editora: CRV

O nariz vermelho, com as suas prerrogativas de uso e função social, desperta, de alguma forma, a fragilidade e a compaixão, pois humaniza as nossas ações e revela as nossas fraquezas de modo singelo e poético. É capaz de tocar qualquer um que se permita sensibilizar com ênfase na alteridade com outro ser humano.

Advertisement. Scroll to continue reading.

7- Título: O Livro do Palhaço
Autora: Cláudio Thebas
Editora: Ed. Companhia das Letras

Neste lançamento da Coleção Profissões, o escritor Cláudio Thebas intercala sua trajetória como palhaço – vocação que descobriu pouco antes dos 30 anos – com a história da profissão. Desde as origens na China e no Egito até as aparições no cinema, Thebas apresenta as anedotas, os personagens mais famosos e as curiosidades do mundo dos palhaços. Por meio de entrevistas – com o Picolino, o Carequinha e o filho do Arrelia – e depoimentos de colegas de profissão, o autor narra a trajetória dos palhaços no Brasil, e ainda descreve o treinamento necessário para quem deseja um dia calçar sapatos enormes e fazer o público morrer de rir.

Esperamos que se deliciem com essas leituras e se quiserem saber mais ainda sobre esse trabalho, podem conferir nessas duas páginas cheinhas de conteúdos e bibliografias interessantíssimas para reforçar sua pesquisa: Circonteúdo e Palavra de Palhaço. Divirtam-se!

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Adriana Dehoul é maquiadora, atriz e produtora desde que resolveu seguir seus sonhos na carreira artística. Sem perder a meninisse para as durezas da vida, ela gosta de subir em arvores e viajar ouvindo o canto dos pássaros e as ondas do mar. Deseja compartilhar poesias nesse mundo de inquietações que transborda amor apesar de tudo.

1 Comment

1 Comment

  1. felipe

    20 de abril de 2017 at 16:46

    Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Filmes

De acordo com várias fontes já existe um acordo da Warner Bros. com a Zoë De acordo com a revista The Hollywood Reporter, várias...

Filmes

Pré-Estreia de “IT – Capítulo Dois” para convidados, acontecerá hoje na Barra da Tijuca Em parceira com a Warner Bros., a Woo! Magazine realizará...

Filmes

Na semana passada a atriz Ruth de Souza faleceu no hospital em que estava internada há alguns dias. Além da carreira de mais de...

Crítica

Um mal que sempre pareceu assolar as grandes as estrelas femininas de Hollywood, é a visão que a indústria cria sobre as mesma. No...

Advertisement

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.