Atriz protagonista de “Emilia Pérez”, Karla Sofía Gascón, negou declarações em rede social
A temporada de premiações está pegando fogo: Karla Sofía Gascón, indicada a melhor atriz por seu papel em “Emilia Pérez”, um dos concorrentes de “Ainda Estou Aqui” no Oscar, deu uma entrevista de quase uma hora para a CNN Español. Nelat, a espanhola nega tweets seus que viralizaram, com conteúdo racista, xenofóbico, misógino, antissemita, etc.
LEIA MAIS
Sandman | Série é Cancelada Após 2 temporadas
Tweets Antigos de Karla Sofía Gascón Causam Polêmica na Internet
Emilia Pérez | Entenda Todas as Polêmicas do Filme Rival de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025
O vídeo começa com Karla pedindo desculpas àqueles que possam ter se sentido ofendidos por sua forma de se expressar no seu passado, presente, e futuro. Sem endereças especificamente e pelo uso da voz passiva — “os que tenham se ofendido” e não “aqueles que ofendi”, assumindo a responsabilidade específica, tem gerado ainda mais críticas à sua postura.
“Não tenho nem multas no meu nome, nunca fui detida pela polícia, nem nunca fiz nada de errado em todos os países que eu já estive, [as pessoas] se dedicaram a procurar coisas que eu disse em um momento, e a maioria das que estão saindo são falsas e eu não reconheço que as tenha escrito.” — completou.
Entre as coisas que nega, Gascón fala das ofensas de Selena Gómez, colega de elenco, as quais nega nunca terem acontecido, ao ter sido confrontada pelo entrevistador. A fala que viralizou nas redes foi postada em 2022 e é a seguinte: “É uma rata rica que se faz de pobre coitada sempre que podee nunca vai deixar de incomodar seu ex-namorado e a esposa dele“.
Sobre as falas racistas, como sobre George Floyd, a atriz disse que utilizava suas redes como forma de diário, comentando as notícias conforme se sentia atravessada, e utilizava muito ironia e sarcasmo. Ainda sobre o caso específico, apontou:
“Eu sou a primeira pessoa que apoiou o Black Lives Matter, certamente não há nenhuma dúvida sobre isso, e quando surgiu tudo isso eu também sempre gostei de apontar a hipocrisia de todos os seres humanos que nos rodeiam e de mim mesma, porque eu sou a primeira a tentar evoluir, que tenta tornar-se alguém melhor
Alguém que tenta estudar as coisas, e nesse tweet em específico o que eu tentava traduzir em palavras que estavam em todas as notícias nos comentários — porque não sei se vocês entendem que há uns comentários racistas e xenofóbicos, estúpidos e malignos, de todas essas pessoas que chamam outras de uma maneira que não se deve chamá-las, então utilizei as mesmas palavras para explicar o que estavam fazendo e apontar a hipocrisia de que era uma pessoa em uma situação muito difícil de sua vida e ninguém o havia ajudado, e essa pessoa de repente se torna um símbolo de uma causa em todo o mundo.”
Também não repercutiram bem suas falas sobre sua colega de elenco Zoe Saldaña, de origem latina, pois afirmou que nem trabalharia com Saldaña se ela (Karla) fosse racista, o que afirma não ser. A mesma retórica aparece em outros momentos da entrevista: ao rebater a islamobofobia, mencionou: “agora mesmo tenho uma relação maravilhosa com uma mulher maravilhosa e muçulmana e ela me ensinou muito a respeito…”
Contudo, alguns minutos depois ela reforçou em contradição: “Por exemplo, eu morava muito perto do trem que ia da minha cidade para Madri. Então, depois do ataque às Torres Gêmeas, algo parecido aconteceu comigo em outro lugar. Eu não conseguia acreditar. Eu experimentei ver aquele trem explodir por causa de algumas pessoas. Dois dias antes, eu tinha visto algumas pessoas rezando dentro do trem, que pareciam muito com aquelas que depois realizaram esses ataques.”
COMPRE AQUI
Fritadeira Airfryer Essential XL Conectada, Philips Walita, conectividade c/Alexa
Echo com Alexa (4ª Geração): Com som premium e hub Zigbee de casa inteligente
“Nem Zoe nem Selena podem apoiar qualquer tipo de palavra ou retórica que possa ser confundida [como preconceituosa], suponho que alguém poderia pensar que é algo racista ou contra os direitos humanos. É óbvio que falei com ela [Zoe] e expliquei as coisas como são, e ela me conhece perfeitamente, todos de minha equipe me conhecem perfeitamente, sabem a pessoa que sou. Se eu tivesse sido racista eu não trabalharia com ela em primeiro lugar. Me parece ridículo e absurdo que eu tenha que explicar esse tipo de questões.”
Karla Sofía Gascón para a CNN (02/02/2025)
Ainda essa semana, Gascón desativou sua conta no X (antigo Twitter) para conter os danos que suas falas poderiam ter na campanha do filme ao Oscar. No Instagram, alegou que todas essas falas eram de coisas muito antigas, muito embora usuários resgatavam falas entre 2018 e 2024.
Karla Sofía Gascón em “Emilia Pérez”. Imagem Destacada: Divulgação/Paris Filmes
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.