Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

Entrevista com o produtor musical Edinho Santa Cruz

Amigos, tive o prazer de entrevistar Edinho Santa Cruz, a quem admiro muito por seu trabalho. Autor e intérprete de diversos temas que fizeram parte de trilhas sonoras de telenovelas da Rede Globo e produtor musical à frente de sua banda no programa Domingão do Faustão, Edinho lançou um projeto totalmente diferente em sua carreira. Traz a público um projeto autoral instrumental para comemorar seus 54 anos de carreira. Para que vocês possam também conhecer um pouco mais sobre ele e sobre seu novo projeto fiz algumas perguntas em nome da Woo! Magazine.

14572684_1597317237229351_437367631_o-png

Gustavo – Como surgiu a ideia do projeto?

Advertisement. Scroll to continue reading.

Durante esses 54 anos de carreira, compus muitas canções que eu ainda não havia mostrado para o público antes. E eu sempre tive o sonho de realizar um grande concerto. Com o incentivo da minha família e dos meus amigos, finalmente resolvi reunir algumas delas e idealizar o projeto “Jogo do Silêncio”. 

Gustavo – Qual a origem do título “Jogo do Silêncio”? 

O título “Jogo do Silêncio” surgiu justamente pela idéia de quebrar o “silêncio” de todos esses anos e mostrar ao público algumas das minhas composições que representam momentos muito significativos de minha vida. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Gustavo – Jogo do Silêncio é anunciado como algo diferente de tudo que foi feito por você até agora. Qual seria a grande novidade do novo trabalho para quem o acompanha desde o início da carreira? O que destacaria como especial?

“Jogo do Silêncio” é um trabalho autoral, autobiográfico e instrumental. Nele, eu conto um pouco da minha história e apresento composições em homenagem a pessoas, lugares e momentos especiais da minha trajetória. Gravado e apresentado com grande Orquestra e com um repertório diferenciado, posso dizer que esse projeto foi uma mistura muito feliz do popular com o erudito. 

Gustavo –  Por que comemorar justo 54 anos de carreira enquanto outros comemoram 40, 50 ou 60? 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Na realidade, só agora, com 54 anos de carreira, que fui concretizar o meu sonho. E por ser tão especial, ele merecia ser comemorado.14572737_1597317213896020_1752670517_oGustavo – A gravação do DVD foi feita com a participação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Agora no Rio, você estará acompanhado da Orquestra Sinfônica Cesgranrio. O que significa para você a experiência de se apresentar com músicos, em sua maioria, mais jovens?

É uma experiência fantástica. Não poderia ser mais gratificante. Quando idealizei “Jogo do Silêncio”, mais do que apresentar minhas composições instrumentais, eu queria também mostrar ao público o poder transformador da música. E foi por isso que eu escolhi, com muito carinho, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli, para a gravação e lançamento do DVD em São Paulo. No Rio de Janeiro, eu escolhi para se apresentar ao meu lado a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, da Fundação Cesgranrio. Esses jovens músicos são a maior prova de que a música transforma a vida de crianças e jovens, assim como transformou a minha 54 anos atrás. Basta ter incentivo e oportunidade. 

Gustavo – É um objetivo do projeto passar um pouco da sua experiência para esses jovens? Qual dica você daria para quem deseja seguir essa profissão?

Sem dúvidas, se eu conseguir incentivar algum jovem a seguir essa profissão maravilhosa, será uma satisfação enorme. Tenho visto muitas crianças assistindo aos concertos e as reações têm sido surpreendentes. Meus próprios netinhos gêmeos de apenas um ano e sete meses são apaixonados pelas músicas. Eu acredito que elas acalmam e fazem bem para a alma. Meu conselho para quem deseja seguir na profissão de músico é para persistir e acreditar nos seus sonhos. Poder trabalhar com o que amamos é uma dádiva de Deus.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Gustavo – Você tendo passado por diversos estilos musicais, como você definiria hoje o Edinho Santa Cruz?

Por ter vivenciado a transformação da música por mais de 6 decadas, eu definiria o Edinho Santa Cruz como um músico versatil, apaixonado pelo que faz e completamente realizado. Esse projeto me define exatamente como sou.

Gustavo – Em qual área você se sente mais realizado: como compositor, cantor ou instrumentista?

Advertisement. Scroll to continue reading.

Difícil dizer. O palco é o meu templo e não me vejo fora dele. Mas também amo ter meus momentos de inspiração e ir ao piano ou ao violão para compôr. Acredito que tudo se complementa. 

Gustavo – Qual a sua expectativa em relação ao público carioca? Ele é receptivo a novos projetos, inclusive os instrumentais?

Minha expectativa é que o espetáculo seja tão maravilhoso como os outros. Acredito que cada cidade tem suas particularidades, mas eu espero que a minha música também toque o coração do público carioca. Inclusive, no concerto, eu toco uma música que compus em homenagem ao Rio de Janeiro numa época em que vivi aqui com a minha família. Guardo lembranças maravilhosas desta cidade que me acolheu com muito carinho e me inspirou muito. Aqui compus também alguns temas de novelas. Sem dúvidas, o Rio faz parte da minha história. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Gustavo – O público certamente irá se emocionar. E para você, como é, depois de uma longa estrada, subir ao palco mais uma vez? 

É engraçado dizer isso, mas sempre quando subo ao palco é como se eu estivesse subindo pela primeira vez. A emoção e a energia tomam conta de mim. É por isso que eu considero o palco como um lugar sagrado. Um verdadeiro portal de emoções.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Por Gustavo Sanna

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Crítica de Teatro

Acabou no último dia 21 de Dezembro a temporada no Centro Cultural Da Justiça Federal – CCJF, o espetáculo “Se Eu Fosse Iracema” que...

Espetáculos

Está acontecendo desde o dia 30 de Agosto um festival que a cada ano ganha mais notoriedade e já se tornou parte da programação...

Espetáculos

Festival X-Tudo SESI Cultural e Ciclo de Palestras Cesgranrio movimentam programação cultural do Rio até 29 de Julho Se você é ator, diretor, dançarino...

Entrevistas

AUÊ / Barca dos Corações Partidos No Ato de hoje traz um pouco da companhia Barca dos Corações Partidos que está em cartaz com...

Advertisement