Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espetáculos

Espetáculo “Queñual” expõe a urgência dos saberes ancestrais afro-indígenas para os dias de hoje

Queñual
Imagem: Divulgação/Cia. Pé no Mundo

A Cia. Pé no Mundo estreia em fevereiro o espetáculo “Queñual – Trajetória e Criação”, na cidade de São Paulo. O espetáculo é um ponto riscado de reflexões sobre a diáspora africana e a relação com os povos originários nas questões ambientais da América Latina. A companhia estreia no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo, nos dias 24 a 26/02. Depois, passa pelos teatros Sérgio Cardoso, em 8 e 9/03, Alfredo Mesquita, nos dias 10, 11 e 12/03, finalizando no Flávio Império, 17 e 18/03. Os ingressos são gratuitos.

Leia mais: Crítica: O Balcão

“Queñual” é um texto-dança conduzido por dois personagens que se imaginam numa história contada por um mestre ancião. Nesta jornada, eles passam a se questionar o porquê de serem brasileiros os colocam distantes de noções de identidade sul-americana, latino-americana, amefricana. A obra também acende o protagonismo das culturas afro-indígenas frente às soluções climáticas. O espetáculo é livremente inspirado pelo texto teatral homônimo, originalmente criado para a companhia, do dramaturgo Gabriel Cândido.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Queñual
Imagem: Divulgação/Cia. Pé no Mundo

“Como artistas negros e brasileiros, observamos que há uma lacuna ainda a ser vencida relacionada aos referenciais culturais, corporais e artísticos que tragam como centro de discussão e abordagem a nossa identificação ancestral. Os referenciais muitas vezes não são abordados nos estudos oficializados e formações profissionais de dança.” comentam Cláudia Nwabasili e Roges Doglas, idealizadores, diretores, coreógrafos e bailarinos da Cia. Pé no Mundo.

Queñual
Imagem: Divulgação/Cia. Pé no Mundo

A trilha sonora é assinada por Gustavo Souza e executada pelos músicos Marcelo Monteiro e Estevan Sinkovitz, com participação especial da cantora Alessandra Leão. A cumbia, o guerra e o perré dos caboclinhos, o carimbó e as guitarradas são manifestações culturais que influenciaram o processo de criação coreográfica e que marcam forte presença musical no espetáculo.

SERVIÇO

“QUEÑUAL – TRAJETÓRIA E CRIAÇÃO”

Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Dias 24, 25 e 26 de fevereiro. Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h. Ingressos gratuitos.

Teatro Sérgio Cardoso (Sala Paschoal Magno) – R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP

Advertisement. Scroll to continue reading.

Dias 8 e 9 de março. Quarta e quinta-feira, às 19h. Ingressos gratuitos aqui.

Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo – SP

Dias 10, 11 e 12 de março. Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h. Ingressos gratuitos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Teatro Flávio Império – Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo – SP.

Dias 17 e 18 de março. Sexta e sábado, às 20h. Ingressos gratuitos.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Advertisement