Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

Feliz ano novo de leitura!! (lista de livros para ler no início do ano)

Ano novo, vida nova”

Assim diz a máxima popular que é repetidamente pronunciada nessa época do ano em todos os lugares. Mas por aqui, em nossa coluna, o tão conhecido ditado ganha nova versão e pode ser referido como “Ano novo, vida nova, livro novo”. Na verdade, o livro pode nem ser tão novo assim. E, por vezes, nem a leitura é inédita porque, de repente, o livro é tão incrível que talvez o desejo de ler novamente seja incontrolável. De qualquer forma, o importante são as nossas decisões e resoluções para o ano novinho em folha que está batendo à porta. E dentro dessas novas metas e propósitos para a vida, o leitor de carteirinha sempre reserva um espacinho para incluir as leituras tão almejadas. Afinal de contas, são 365 dias pela frente para viver novas aventuras literárias.

Para inspirar a criação da lista de leitura desse ano, separamos algumas sugestões de livros que podem mudar sua vida. Mas a recomendação é que a leitura seja feita logo agora nos primeiros meses do ano, para mudar o que precisa ser mudado; deixar pra trás o que tem que ser deixado; iniciar um novo ciclo já com os novos objetivos e sonhos colocados em pauta e partir para começar 2019 com tudo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Confiram nossas propostas e tenham todos uma Feliz Leitura!!

Receita de Ano Novo, de Carlos Drummond de Andrade 

Época de fim de ano é tempo de balanço pessoal e de renovação. Sentimentos opostos como felicidade e melancolia se entrelaçam entre encerramento do ciclo de um ano velho e o início de um novo momento, com infinitas possibilidades pela frente. É essa vibe que encontramos nos textos dos poemas reunidos de Carlos Drummond de Andrade, selecionados por Luis Maurício e Pedro Augusto Graña Drumomnd. São publicações sobre o espírito das festas de natal e ano novo, que nos fazem refletir a respeito da nossa vida e dos planos e projetos que temos para o ano que se inicia. É uma ótima maneira de começar 2019 com um pouco de poesia.

Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca 

É uma coleção de contos que traduzem a situação da sociedade dos anos de 1975. Considerada uma das principais obras do autor, teve sua publicação proibida em todo o território nacional, sob a alegação de ser contrária à moral e bons costumes da época. O regime autoritário não aguentou a linguagem precisa e contundente utilizada.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Propósito – A coragem de ser quem somos, de Sri Prem Baba 

Quem sou?! De onde vim?! Qual o meu propósito na vida?!

O que viemos fazer aqui está relacionado ao que somos. Nossa alma está intimamente ligada à consciência do Ser. A essência do ser humano é o amor. Porém, o amor pode se manifestar através dos nossos dons e talentos e ainda de diversas outras maneiras. Esse livro vai nos ajudar a encontrar os caminhos e vai nos ensinar a lidar com todas essas descobertas.

Diário em Tópicos, de Rachel Wilkerson Miller 

Você sabe o que é um diário em tópicos?! É uma mistura de agenda, diário e to do list. A velha lista de tarefas. Organizar a vida, anotar as coisas importantes e fazer o que tem que ser feito. Esse tipo de organização virou febre entre as pessoas que desejam organizar as coisas do dia a dia de maneira criativa. A autora Rachel Miller explica de forma bem didática como funciona o método de bullet jornal. Uma ótima opção para aprender a organizar a vida logo no início do ano.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O Diário Secreto, de Gusta Stockler 

Com o objetivo de ajudar as pessoas a acreditarem em seus sonhos e a serem mais felizes, o Youtuber Gusta Stockler decidiu publicar um livro para dividir algumas de suas experiências e visão de mundo com seus fãs. Esse livro fala sobre sonhos e da importância de descobrirmos nossos talentos secretos e desejos ocultos. Stockler chama atenção também para a importância de se reinventar, de desenvolver a criatividade, de se arriscar. De uma forma bem-humorada, ele fala também sobre os medos, a autocrítica e a falta de persistência que podem nos desviar do caminho. A arte de ouvir o coração e encontrar seu talento; de perceber a importância de lutar e correr atrás do que quer e da persistência para alcançar uma vida feliz, fazendo o que gosta.

Trabalhe 4 horas por semana, de Tim Ferriss 

O autor mostra que é possível construir um estilo de vida que valorize o tempo livre. Aprender a tornar os dias e trabalhos mais produtivos, modificar a rotina, fazer ajustes no trabalho e parar de pensar em trabalhar demais para só aproveitar sua vida na aposentadoria – quando você já não estará mais tão saudável e motivado. Seguindo as sugestões de Tim Ferriss, além de conseguir aproveitar o tempo, o leitor pode aprender a multiplicar o salário e viver onde quiser. Se você não conseguir aplicar tudo que ele aplicou na vida dele, use as experiências relatadas para melhorar sua vida e seu trabalho. O pouco que aplicamos do que aprendemos com ele, com certeza, já vai fazer uma grande diferença na vida.

E aí, o que achou da nossa seleção de livros?

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Jornalista (com diploma), escritora metida a cronista e decoradora. Não necessariamente nessa ordem. É uma artista múltipla! Tem a arte no DNA e por isso é amante do mundo das artes. De todas as formas: Cênicas, Visuais e Plásticas. Carioca, já foi rata de praia, mas hoje prefere o inverno. É gateira de carteirinha e apaixonada por pinguins. Os livros fazem parte da sua vida e estão sempre por perto. Talvez tenha nascido no século errado porque ama o Vintage e o retrô. Adora assistir filmes e séries, sempre acompanhada por um baldão de pipoca. Torce para encontrar com o gato da Alice, pra ele indicar a estrada dos tijolinhos amarelos, que vai direto para a Fantástica Fábrica de Chocolate!!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Literatura

Textos integrais traduzidos por Alexandre Barbosa de Souza, “A revolução dos bichos” e “1984” contam com prefácios adicionais do famoso escritor, além de brindes...

Entrevistas

A bibliotecária carioca Clarissa Padovani Mussoi é CEO da Códice, empresa dedicada à gestão e organização da informação para empresas de diferentes nichos. Mas...

Literatura

1º prêmio machado Darkside vai selecionar projetos inéditos que contemplam as palavras de várias formas como álbuns de música, reportagens, games, e até livros...

Filmes

A editora HarperCollins anunciou em sua conta no Twitter a pré-venda do audiobook de “O Hobbit“, narrado por ninguém menos que Andy Serkis, ator...

Advertisement

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.