A Disney anunciou que vai encerrar o Premier Access no streaming
O polêmico (e caro) Premier Access do Disney Plus não sobreviveu por muito tempo. O sistema, que lançava filmes no valor de R$69,00 por mês no streaming ao mesmo tempo que os longas estreavam nos cinemas, sofreu inúmeras críticas e rendeu até polêmica com atores famosos e seus filmes.
Vale lembrar o caso mais recente e estopim para que outros atores se revelassem insatisfeitos, Scarlett Johansson resolveu processar a Walt Disney por não lançar o filme “Viúva Negra“ somente nos cinemas – como previsto em contrato. Neste caso, Johansson alegou que o estúdio quebrou o contrato que previa o lançamento com exclusividade nas telonas. Assim, a atriz teria perdido dinheiro, já que a bilheteria despencou vertiginosamente após a estreia. Para isso, entre outros fatores, também surge a questão da pirataria, que é facilitada uma vez que o longa é disponibilizado em alta qualidade via internet.
Por sua vez, a Disney não deu uma justificativa para o fim do sistema Premier Access. Além disso, confirmou que a medida não é definitiva. Ou seja, o serviço pode voltar no futuro.
Leia Também: Por que "O Esquadrão Suicida" Flopou?
O cinema x streaming
Dessa forma, o cinema, ainda por mais rudimentar que seja (visto as tecnologias disponíveis hoje), ainda é a melhor opção dos estúdios para lançamento. Para além de uma experiência do expectador, o cinema também se ainda se mostra lucrativo, ano após ano. Basta olharmos as bilheterias, que batiam recordes pouco antes da pandemia.
Apesar disso é impossível deixar de levar em conta a importância dos streamings. Esses serviços oferecem uma democratização de acesso, ainda que não em todos sentidos – visto os valores que aumentam cada vez mais. Contudo, basta lembrar que alguém, em qualquer parte do mundo, com uma pequena tela, hoje pode acessar milhares de filmes, séries, entre outros, e esses mesmos streamings também funcionam como uma ponte mais viável entre produtores independentes ou iniciantes que precisam de espaço para exibir seus trabalhos.
Com isso, não é dessa vez que a 7ª arte deixará de lado as salas escuras para se tornar algo individual, em pequenas telas. Assim como o rádio, que temia a TV e sobreviveu, os cinemas não sucumbirão ao streaming. Da mesma forma, o streaming já conquistou o seu espaço e será sempre uma excelente opção.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.