Connect with us

Hi, what are you looking for?

Geek

Histórias Repentinas

Eu leio HQs desde que me entendo por gente (ou antes). Dessa forma, no início a minha atenção era exclusivamente nas histórias. Somente muito tempo depois fui começar a identificar quem era o desenhista ou roteirista, enfim quais os nomes por trás daquelas histórias. Nesse processo, um dos primeiros nomes que me marcou foi Laerte Coutinho, que na época publicava em algumas revistas da Circo Editorial. Desde então me tornei um grande fã e passei a ler quase tudo o que ele publicava.

A carreira de Laerte é bem diversificada. Desde as tiras que publicou em jornais por décadas, charges, ilustrações e histórias mais longas que eventualmente saíram principalmente na Piratas do Tietê. Apesar de ter criado personagens inesquecíveis, uma coisa q sempre admirei no trabalho de Laerte foram justamente essas histórias. Algumas delas saiam totalmente de seu estilo das tiras e o resultado era ótimo. Para meu prazer, em 2002 a Devir publicou o álbum Histórias Repentinas contendo a compilação de 8 dessas HQs.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Como o título do álbum sugere são histórias que transitam entre o nonsense e o humor inteligente, com pitadas filosóficas que podem deixar o leitor pensativo. Sendo HQs curtas o roteiro precisa ser bem conciso e Laerte consegue resolver isso muito bem. Com uma narrativa ágil, em poucos quadros ele apresenta os personagens e a premissa dramática sem deixar pontas soltas. As tramas fluem com facilidade e desenrolam situações prá lá de inusitadas.

O traço [email protected] cartunista é um capítulo à parte. De um lado propõe uma mistura de estilos ao mesmo tempo em que consegue manter uma homogeneidade em tudo. Isso é algo que somente os artistas com grande maturidade na narrativa visual conseguem. Os desenhos são limpos e claros, porém ao mesmo tempo ricos em detalhes quando necessário.

Sobre Algumas das Histórias
A HQ que abre o álbum se intitula “A Crise”. Trata-se de um político que, no caminho para o trabalho, percebe que se esqueceu de vestir as calças. Sim, ele está de camisa, paletó e completamente nu da cintura para baixo. A sacada genial é que ninguém na rua parece notar esse fato absurdo. A cena em que o home toma um ônibus lotado é indescritivelmente hilária!

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Lingerie” conta a história de um típico machão que se atrasa para sair de casa pela manhã e não encontra onde sua esposa guardou suas cuecas. Na pressa decide vestir uma das calcinhas dela mesmo. Só tem um inconveniente: o home é atropelado e morre. Com isso todos acabam descobrindo que ele usava a calcinha por baixo das calças.

historias-repentinas04Outra HQ fantástica é “A Insustentável Leveza do Ser” onde um rapaz descobre que sua família não é bem o que ele pensava ser durante seus 18 anos. A cada identidade revelada, uma surpresa inusitada.

Não vou falar de todas as histórias para manter um pouco de surpresa. As demais HQs são “Como Caçar um Leão por Dia”, “Os Homens-Pizza” “Aquele Cara” e “Penas”.

Tratando-se de [email protected] artista tão [email protected] e experiente, fica muito difícil apontar um trabalho como o melhor. Não vou cometer esse erro. Mas certamente Histórias Repentinas mostra um trabalho maduro e que sintetiza bem o estilo visual e textual de Laerte. Indispensável para quem ama quadrinhos!

Advertisement. Scroll to continue reading.

Editora: Devir
Autor: Laerte
Formato: 20x27cm
Número de páginas: 48
Lançamento: 2002

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Tercio Strutzel ama ler, escrever e desenhar histórias em quadrinhos. Foi editor do fanzine Paralelo, mas hoje quase não consegue tempo pra desenhar. Se especializou em Presença Digital, mas tem diversos projetos fervilhando na mente. Está sempre em busca de atividades culturais por São Paulo. Também é serial reader de Ficção, Fantasia e Terror e viciado em séries.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Geek

A CCXP Worlds 21 chegou a fim na noite do último domingo, 5. O evento foi totalmente virtual em função da pandemia de Covid-19...

Geek

A quadrinista e cartunista se junta a nomes homenageados como Frank Miller, Mauricio de Sousa e Fernanda Montenegro Laerte, uma das mais completas e...

Listas

Os quadrinhos de uma turma que atravessa gerações As histórias daquela menina baixinha, gorducha e dentuça, ensinou milhares de brasileiros a gostar de ler....

Geek

Entre os dias 18 de maio e 1 de junho, serão revelados os próximos títulos para Marvel, DC e muito mais No dia 18...

Advertisement