Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

Jornalismo no cinema, 5 filmes que contam sobre a profissão e seus questionamentos

Assedio, Padre

Jornalistas sempre estão atrás de histórias, polêmicas, furos, notícias e todo o tipo de informação que possa interessar e chamar a atenção de alguém. Da mesma forma que o cinema, por isso que volta e meia Hollywood faz filmes contando casos verídicos ou fictícios sobre  jornalistas. Seja enaltecendo a profissão ou não, por isso segue a baixo uma lista com 5 ótimas dicas de filmes sobre esses profissionais que ajudam a levar a notícia para diversos lugares.

5 – Spotlight (2015)

Baseado em fatos, o filme “Spotlight” conta a história da investigação do grupo de jornalistas de Boston que reuniu vários documentos provando abusos sexuais de crianças por parte de padres da igreja católica.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A produção traz um bom argumento e uma direção mediana, com boas interpretações por parte do elenco. Mas acaba não inovando muito, mostra bem os bastidores de uma redação e a correria que os repórteres e editores tem no seu cotidiano. “Spotlight” tenta ser uma declaração de amor ao jornalismo, mas acaba não tendo tanta emoção na sua execução, contudo é uma ótima escolha pra quem quer ter uma ideia de como funciona um jornal.

4 – O Abutre (2014)

O filme que marca a estreia de Dan Gilroy na direção, conta a história de um homem (Jake Gillenhaal) que vive através de pequenos furtos e golpes. Um personagem complexo e extremamente esquisito, tanto física quanto mentalmente. Até que ele se torna cinegrafista e começa a rodar a cidade filmando acidentes e fatalidades para vender para os canais de televisão.

“O Abutre” é um suspense que prende sua plateia desde as primeiras cenas, graças a uma combinação poderosa de roteiro com a atuação de seu protagonista. O filme pode não mostrar tanto os bastidores de um veículo de informação formal, mas traz o debate da ética no trabalho da comunicação. Questões como a interferência do jornalista no fato que está sendo retratado ou a quantidade de violência que pode ser mostrada pela imprensa. O filme tem uma escolha inteligente para seu titulo, “O Abutre”, já que mostra seu protagonista se aproveitando de toda e qualquer imagem violenta que consegue captar da mesma forma que um animal carniceiro

Advertisement. Scroll to continue reading.

3 – Repórteres de guerra (2010)

Também baseado em fatos, “Repórteres de guerra” conta a história de quatro fotojornalistas que estavam cobrindo a primeira eleição democrática da Africa do Sul nos anos 90. Mostrando o dia a dia desses profissionais em meio a tiroteios, assassinatos, atentados e miséria.

A questão central desse filme é sobre o papel do jornalista no fato que está sendo mostrado. Até que ponto o profissional tem que ser isento de emoções para cumprir com seu trabalho de forma eficiente. Sua “passividade” na hora de cobrir um fato faz o repórter ser menos humano? Ou ter menos compaixão?

Essas questões são muito bem ilustradas nesse filme de ação que a principio não parece chamar tanta atenção, mas acaba sendo uma bela surpresa para a plateia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

2 – O quarto poder (1997)

Um repórter decadente se encontra em um sequestro dentro de um museu, o sequestrador é apenas um pai de família desesperado que quer seu emprego de segurança de volta e decide ameaçar a diretoria do lugar com uma espingarda. Um disparo acidental, muda completamente o rumo daquele dia e o jornalista percebe que tem o furo que pode fazer sua carreira decolar novamente.

Nesse drama vemos o papel de manipulação de imagem que a mídia pode exercer. O repórter interpretado por Dustin Roffman, entrevista o segurança vivido por John Travolta e descobre que ele não passa de um homem com pouca instrução que tem medo de não conseguir sustentar sua familia e acaba fazendo-o parecer um criminoso em rede nacional.

“O Quarto Poder” ilustra bem a força que a mídia tem e como ela pode mudar a visão das pessoas de acordo com o ponto de vista que ela mostrar.

Advertisement. Scroll to continue reading.

1 – Os homens do presidente (1976)

Talvez essa seja o filme mais passado e recomendado na graduação de jornalismo. “Os homens do presidente” é a história baseada na história dos jornalistas que investigaram o escândalo de Watergate que acabou levando a renuncia do presidente norte-americano Richard Nixon.

O filme também se baseia em mostrar os bastidores da profissão de jornalista mas, ao contrario de “Spotlight”, essa consegue ser um filme muito preciso com os seus personagens. “Os homens do presidente” não se propõe a mostrar apenas  a investigação de um caso jornalístico, mas também a desenvolver os personagens na narrativa. É um filme que consegue construir muito bem sua atmosfera, usando elementos cotidianos como o café que afasta o sono e cansaço. Sempre também revelando a presença do relógio, que nunca deixa esquecer que o tempo não para e que é ele que dita a gravidade do trabalho.

O filme continua atual e até hoje consegue ter mais peso que muitas obras que vieram depois dele. Talvez seja por isso que muitos profissionais da área digam que é o filme definitivo sobre jornalistas.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Por Fernando Targino

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Especiais

Público lotou o espaço em plena sexta-feira à noite para a roda de conversa As expressões “fake news” e “desinformação” se tornaram comuns em...

Filmes

Há tempos a profissão de jornalista existe, desde antes mesmo de descobrirem um nome para ela. Ultimamente, associado às telas de televisão e bancadas...

Filmes

A lista desta semana é sobre uma profissão que está intensamente ligada ao perigo, o jornalista. De casos insolucionáveis a matéria cotidianas, a impressa...

Advertisement