Produção contará o passo a passo da chegada do homem ao planeta vermelho

Não é de hoje que o universo, e todo o mistério que o envolve, fascina o homem. Desde que Neil Amstrong e Edwin “Buzz” Aldrin pisaram na Lua, em 1969, um outro corpo celeste passou a ser o alvo das atenções dos estudiosos: Marte, o planeta vermelho, vem há muito sendo pesquisado, assim como uma possível visita humana ao planeta não é descartada.

E é justamente isso que você poderá conferir, a partir de hoje, na National Geographic. Marte terá sua estreia mundial neste domingo, às 21h30 e é uma produção que ultrapassa as expectativas de outros trabalhos do segmento.

A série, distribuída em seis episódios, contará a história de seis astronautas que conseguem pisar em nosso planeta vizinho pela primeira vez. Eles são de nacionalidades diferentes e pertencem a tripulação Daedalus. O ano é 2033, data escolhida devido ao que Barack Obama proferiu como desafio: chegar a Marte ainda na década 30 deste século.

Tripulantes enfrentarão diversos percalços ao pisar em solo marciano (Foto: National Geographic)

Tripulantes enfrentarão diversos percalços ao pisar em solo marciano (Foto: National Geographic)

Apesar de se tratar de uma obra ficcional, muito da realidade atual sobre o assunto se apresentará na trama. Cientistas, pesquisadores da NASA e da ESA e outros responsáveis ligados aos estudos espaciais participarão da produção da série. Eles ajudarão contando o que, atualmente, se está fazendo para a preparação da chegada do homem à Marte.

A série mostrará todas as dificuldades que os astronautas enfrentarão para conquistar o planeta vermelho. Nem mesmo os melhores treinos prepararam suficientemente os tripulantes para tudo o que terão de passar ao pisar em solo marciano e tentar criar a primeira colônia humana no planeta que fica a 54 milhões de quilômetros de distância da Terra.

A vice-presidente da National Geographic, Vera Pinto Pereira, contou, na divulgação da série, que “nunca a ficção e os fatos se juntaram desta forma e (…) o resultado é incrível”. Enquanto a produção utiliza elementos cinematográficos que fazem alusão ao futuro, entrevistas com as mentes mais brilhantes da atualidade costuram os acontecimentos com o que há de mais moderno sobre o assunto.

Marte é uma produção de Ron Howard (realizador de Apollo 13 e Uma Mente Brilhante) e Brian Grazer, e nasceu da parceria entre a 21st Century Fox e a National Geographic Society. A criação conta ainda com um website (clique no link), que contém jogos em realidade virtual; uma revista infantil e outra adulta, um jogo, e um livro relacionado ao tema. Antes da estreia de hoje, você pode conferir o trailer da obra aqui:


Por Michele Matos