A quinta-feira começou meio parada na sede do Festival do Rio, local onde funciona a área de negócios do Festival. Contudo, alguns minutos depois o mesmo já foi se enchendo e, logo em seguida, uma fila já se armava para todos poderem conferirem as palestras/debates “Youtube além do audiovisual” com Miolos Fritos e “O futuro das janelas de exibição”. Além, claro, de um dos Master Class mais aguardados do evento: “O processo criativo: Criando histórias para o cinema e para Tv” com o roteirista e professor de roteiro em cuba Lucas Paraizo.
Começando pelo “Miolos Fritos”, para quem não sabe, trata-se de um diferenciado canal no Youtube de culinária um tanto quanto… quer dizer, totalmente nerd. O trabalho criado pelos publicitários Teco (Daniel Machado Rodrigues) e Beto (Luis Alberto Padreca) nasceu com muita criatividade e irreverência e hoje conta com mais de 100 mil inscritos no canal com visualizações que totalizam mais de 1 milhão em relação a todos os vídeos. Os caras estiveram presentes no RioMarket, falaram um pouco da trajetória deles e deram dicas essenciais para quem desejam fazer sucesso na Plataforma. Aliás, o segundo dia também foi marcado por grandes influencias do Youtube, o que prova a adaptação e visão do festival em relação a uma das áreas que mais cresce no mercado mundial.
Já o Master Class de Lucas Paraizo levantou questões importantes sobre projetos voltados para televisão e cinema, como desenvolver um produto e coloca-lo no mercado. Autor do livro “Palavra de Roteirista” e responsável pelas séries “A Teia”, “O Rebu” e “O Caçador”, Paraizo vem se destacando cada vez mais no meio aqui no Brasil. O mesmo também colaborou com o roteiro do documentário de “Divinas Divas”, dirigido por Leandra Leall, que está presente em uma das competitivas do Festival do Rio.
Outros casos e debates foram discutidos no mesmo dia no RioMarket, como a “Arte e Consumo – Gastronomia, literatura e telenovelas: Uma receita de sucesso” que abordou os diferentes tipos de mercado e o segredo de sucesso de cada um deles, em relação ao público; os youtubers do canal “Castro Brothers” também falaram como chegaram a atingir quase 100 mil visualizações por vídeo em um projeto que já conta com 1,5 milhões de assinaturas.
O diretor do “Porta dos Fundos”, Rodrigo Magal, também esteve presente, comentou sobre o trabalho da trupe no Youtube, cinema e televisão, respondeu perguntas e falou sobre alguns outros projetos da mesma. Palestras e cases sobre “O impacto econômico do setor audivisual brasileiro”, “Todas as manhãs do mundo: Usando a criatividade para expandir as possibilidades e parcerias” e “Panorama do mercado na América latina” também fizeram parte da programação enchendo as salas do espaço.
Por fim, o dia terminou, mais uma vez, com uma palhinha da marca Globo sobre uma de suas produções, nesse caso, o sucesso “Liberdade, Liberdade”.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.