Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

Não deixe o livro morrer, a leitura acabar…

Veja a vida como ela é… quando iniciei meus estudos de jornalismo, prometi para mim mesma comprar e ler todos os livros que me fossem indicados: pura ilusão!

Não que seja uma decisão ruim, é utópica! Porém, conforme foram passando os semestres, a grana encurteceu, o pique e disponibilidade de ler foi diminuindo e, por fim, a crise chegou!

Advertisement. Scroll to continue reading.

Foi assim que me deparei com uma situação desesperadora: colocar meus amados livros à venda para bancar o terrível TCC! Eram eles:

• A Revolução dos Bichos – George Orwell;

• Ética do Profissional da Comunicação – Arantza Echains e Juan Pagola;

Advertisement. Scroll to continue reading.

• Klaxon – Mensário de Arte Moderna (edição em capa dura com toda a coleção!);

• E, uma coleção comemorativa de 40 anos da Revista Pif Paf, criada e escrita por figuras fantásticas como Millôr, Ziraldo, Jaguar, entre outros.

Enfim, em cada um deles paguei uma fortuna, fora o valor de seus conteúdos, mas qual não foi minha decepção quando o dono do sebo me ofereceu míseros R$10,00 por todos eles, e ainda argumentou que, se fosse vender no “ferro velho” daria bem menos, já que o quilo do papel custava apenas alguns centavos…

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Como pode um homem vivo viver fora de um bom livro, se no livro tem as linhas e nas linhas, as letrinhas pra ler” (Palavra Cantada)

Mas, qual o motivo que me levou a contar tudo isto? Para alertar sobre como o livro e a leitura têm sido desvalorizados cada vez mais. Outro dia mesmo, em uma brincadeira de amigo oculto fui ridicularizada por pedir um livro de presente!

Como diz a música: “Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar…”, faço aqui o meu apelo: Não deixe o livro morrer, não deixe a leitura acabar! Façamos mais rodas de leituras, frequentemos mais bibliotecas, espalhemos contação de história por este mundo afora, é algo que depende de cada um de nós.

Vou terminando esta reflexão com um questionamento: já se perguntou o que tem feito para o incentivo da leitura em você e nos que estão à sua volta?

Advertisement. Scroll to continue reading.

E, pra quem ficou curioso, em breve escreverei mais sobre a rara e fantástica Coleção da Revista Pif Paf.

Simbora ler mais!

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Ela é jornalista, mãe, esposa e muito feliz, ama ler, escrever e aprender cada vez mais, além de ser apaixonada pela Língua Portuguesa. Já fez e faz de tudo um pouco nesta vida, por isso mesmo, ela diz: "tamuaí" pra tudo!

2 Comments

2 Comments

  1. janete

    28 de fevereiro de 2017 at 20:45

    muito bom o seu artigo

    • Fabiana Moura

      8 de abril de 2017 at 14:58

      Muito obrigada, espero que continue acompanhando e gostando!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Filmes

Depois do sucesso de 2019, “Era Uma Vez em… Hollywood” virou livro pelas mãos do próprio Quentin Tarantino. Para anunciar o lançamento, a Sony...

Literatura

Textos integrais traduzidos por Alexandre Barbosa de Souza, “A revolução dos bichos” e “1984” contam com prefácios adicionais do famoso escritor, além de brindes...

Entrevistas

A bibliotecária carioca Clarissa Padovani Mussoi é CEO da Códice, empresa dedicada à gestão e organização da informação para empresas de diferentes nichos. Mas...

Literatura

1º prêmio machado Darkside vai selecionar projetos inéditos que contemplam as palavras de várias formas como álbuns de música, reportagens, games, e até livros...

Advertisement