O suicídio é uma importante questão de saúde pública e se encontra entre as três maiores causas de mortes de crianças e adolescentes. Segundo levantamento mais recente, o “Mapa da Violência”, que se baseia em dados coletados pelo Ministério da Saúde, a faixa etária em que as taxas de suicídio mais cresceu no Brasil entre 2010 e 2014, foi a dos 10 aos 19 anos.
Essas mortes são a face trágica de sérios problemas enfrentados pelos jovens, que por muitas vezes, passam despercebidos por amigos e familiares, tais como abusos, bullying, preconceitos relacionados à orientação sexual e perturbação mental.
O assunto é tema da nova série da Netflix, baseada no romance do estadunidense Jay Asher, “13 Reasons Why”, traduzida como “Os treze porquês”, que traz à tona um relato autêntico do conturbado período que é a adolescência. Na série, o suicídio é tratado como uma consequência das ações de outras pessoas, assim como no livro “Mais do que Isso”, do conceituado autor da obra “Sete Minutos depois da Meia-Noite”, Patrick Ness.
Publicado pela Editora Novo Conceito, a obra conta a história de Seth, um jovem cheio de conflitos que o levaram para uma decisão irreversível de tirar a própria vida. Em meio a uma batalha contra si mesmo, a jornada do protagonista é repleta de dúvidas, medo, solidão e lembranças, principalmente de uma mãe que não aceitava a sua orientação sexual.
Mais do que isso é um livro que revela muito sobre a vida de tantos adolescentes, que não sabem lidar com situações traumatizantes. Apesar de dolorosa, a história é um romance intenso e cheio de surpresas que carrega uma importante mensagem para os tempos atuais e que irá instigar o leitor a se questionar sobre seus próprios preconceitos e hipocrisias.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.