Programa de Apoio da Agência ajuda a viabilizar a presença de onze obras e projetos em sete eventos ao redor do mundo

Neste mês de abril, a ANCINE está apoiando a participação de onze obras e projetos audiovisuais brasileiras em sete festivais e laboratórios ao redor do mundo. O Festival international do Filme Ambiental – FIFE (França), o BAFICI – Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires e o Buenos Aires Lab (Argentina), oFestival Visions du Réel  e o Pitching Du Réel (Suiça), o Festival Internacional de Cinema de São Francisco (EUA), e oIndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa (Portugal), receberão filmes e projetos brasileiros com o auxílio da ANCINE por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras de Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais.

No Festival International do Filme Ambiental – FIFE, que acontece entre 5 e 12 de abril, em Paris, na França, o Programa da ANCINE está apoiando a presença de “A Morte Diária”, de Daniel Lentini, que concorre na mostra Competitiva Oficial de Documentários, e de “5 X Chico – o velho e sua gente”, de Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes, com exibição na mostra não competitiva Foco Brasil. A mostra dedicada ao Brasil exibe ainda “Seca”, de Maria Augusta Ramos; “A lei da água”, de André D’Elia; e a coprodução com a França, “O jardim da esperança”, de Laurence Guenoun.

Para o BAFICI – Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, que ocorre na capital argentina, de 13 a 24 de abril, segue com apoio da ANCINE o longa “Carregador 1118”, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques, selecionado para a Competição Latino Americana. O cinema brasileiro tem representantes também na Competição Oficial Internacional (“O espelho”, de Rodrigo Lima) e na Competição Vanguarda & Gênero (“A morte de J.P. Cuenca”, de João Paulo Cuenca e “Boi neon”, de Gabriel Mascaro), além de outros títulos exibidos em mostras de caráter não competitivo.

BAL – Buenos Aires Lab, laboratório que acontece no âmbito do BAFICI, também vai receber dois projetos com auxílio do programa da Agência: “Antônio um dois três”, de Leonardo Mouramateus; e “Elon não acredita na morte”, de Ricardo Alves Jr.

Na Suíça, na cidade de Nyon, entre os dias 15 e 23, acontece o Festival Visions du Réel, dedicado ao cinema documental. O Programa de Apoio da ANCINE contemplou a participação de três filmes brasileiros em seções competitivas do evento: “Satan Satie ou Memórias de um amnésico”, de Juruna Mallon e Lucas Parente, na Competição de Médias-Metragens; e “Eu vou me piratear”, de Daniel Favaretto e Dudu Quintanilha; e “Retrato de Carmem D.”, de Isabel Joffily, na Competição de Curtas-Metragens. Também vai à Suíça com apoio da ANCINE o projeto “5 casas”, de Bruno Gularte Barreto, selecionado no laboratório Pitching du Réel, que acontece no âmbito do festival.

Já no IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa o filme “Estive em Lisboa e lembrei de você, de José Barahona vai participar da Competição Nacional de Longas Metragens também apoiado pela ANCINE. O festival acontece de 20 de abril a 1 de maio, na capital portuguesa.

Fechando a lista, o Programa concedeu apoio ao curta “Tem alguém feliz em algum lugar”, de Alvaro Furloni e Mario Furloni, selecionado para a Competição de Curtas-Metragens do Festival Internacional de Cinema de São Francisco, que acontece nos Estados Unidos, de 21 de abril a 5 de maio.

Saiba mais sobre o funcionamento do Programa

Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; C – envio de cópia. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail [email protected].