Série que marcou geração mostra que sucesso independe do tempo, mas sim de qualidade
Na última semana, a TV Cultura liberou gratuitamente todos os episódios de Castelo Rá Tim Bum no Youtube. Assim, quem foi fã nos anos 90, quem foi fã depois, quem continua sendo fã e quem ainda não conhece as aventuras que rolam pelo castelo podem prestigiar o programa que marcou uma década.
Ao todo, são 90 episódios – além do especial de Natal – o que equivale a seis mil horas de gravação, 800 figurinos e uma equipe composta por 250 profissionais. Na trama, Nino, personagem interpretado por Cássio Scapin, é um jovem bruxo no auge dos seus 300 anos que mora num castelo com os tios. Sentindo-se sozinho, ele atrai três crianças para sua casa: Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cinthya Rachel) e Zequinha (Freddy Állan) que logo ficam amigos do bruxo e, a partir de então, aprontam várias peripécias.
O sucesso da série infantil foi tanto que, além de render bons índices de audiência na TV, também esgotou ingressos na exposição realizada pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) no último ano. Na ocasião, o público tinha a oportunidade de entrar no cenário da trama e conferir pessoalmente a parte interna do castelo, com tudo o que se tem direito.
No Youtube não foi muito diferente não. Além de toda a euforia que rolou por parte dos internautas com a liberação dos episódios na plataforma, é possível ver que a série ainda carrega muitos amantes só ao analisar a quantidade de visualizações no primeiro capítulo.
Mas o que, afinal, explicaria um programa antigo como esse fazer tanto sucesso até os dias de hoje?
Talvez a resposta esteja justamente na questão do tempo. Apesar de a série possuir mais de 20 anos desde a sua estreia, ela ainda pode ser vista nos dias atuais sem dano algum para o aprendizado e desenvolvimento das crianças. Ela, então, se caracteriza como atemporal. Castelo Ra Tim Bum é visto até hoje como o mais completo programa infantil de todos os tempos.
Isso porque, ao incorporar elementos fantasiosos (animais que falam, bruxos, fadas, até mesmo o próprio castelo) a elementos de fins pedagógicos (curiosidades, matemática, ciências, entre outros), a série prendia a atenção dos pequenos ao mesmo tempo em que ensinava conteúdos educativos de maneira lúdica.
Em meio a uma aventura ou outra, as crianças deparavam-se com situações que dialogavam com o dia a dia de cada uma e, junto aos ensinamentos, aprendiam o porquê de estarem aprendendo aquilo aplicando no seu dia a dia.
A série foi uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e dirigida por Cao Hamburger. Você pode conferir todos os episódios do programa aqui.
Por Michele Matos
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.