Muitos foram deixados de fora, mas quais mereciam estar na disputa a qualquer custo?
Não é segredo que o Oscar não é muito justo na hora de premiar os maiores filmes do ano. Muitas vezes, aqueles que eram tidos como os favoritos da noite eram esnobados em detrimento a outros trabalhos (eu não esqueci Gwyneth Paltrow!!!) E outras vezes, algum artista era recompensado por sua carreira, não por um papel específico, tirando o holofote de quem era cotado para ser a estrela da noite.
Infelizmente, temos muitos filmes que nem sequer chegam a disputar o prêmio! E isso tendo altíssimas chances de serem os grandes destaques da edição. Claro, temos de levar em consideração fatores essências para que isso ocorra, como a campanha feita pelo filme antes da lista de indicados ser divulgada, e sua relevância dentro da indústria cinematográfica. Então, com esse recorte feito, vamos discutir sobre quais os filmes que foram esnobados pelo Oscar em 2024.
Leia Mais: 10 Filmes brasileiros que ganharam o mundo
A barreira de 5cm mencionada por Bong Joon-Ho ainda não foi ultrapassada
Antes de ir em casos específicos, devemos antes fazer um comentário quanto aos indicados para a categoria de filmes estrangeiros. Aqui, temos filmes de altíssima qualidade. Quem não ficou aflito com “Sociedade da Neve”, ou se emocionou fortemente com “Dias Perfeitos”? Além do conteúdo dessas obras ser impecável, a sua forma também é tópico de interesse. Não que os mesmos tenham sido extremamente superiores aos que já foram indicados, mas a ideia de nem ao menos terem sido cogitados… é um grande pesar.
Ainda no tópico dos filmes estrangeiros indicados, não podemos (também) esnobar “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho. A cada ano que passa, a esperança de filmes brasileiros marcarem presença na noite do tapete vermelho cresce. E junto as expectativas, a qualidade dos nossos filmes seguem a mesma vertente. Quem sabe ano que vem?
Outro filme deixado ao léu foi “Monster”. Apesar da grande comoção de sua estreia, o filme não foi nem ao menos indicado a melhor filme estrangeiro. A sufocante experiência foi deixada completamente de lado, o quê pode ser considerado uma completa covardia!
E quanto aos “queridinhos da galera” que foram esnobados?
Partindo para as performances, não há sombra de dúvidas que os maiores esnobados nesse quesito foram todos os componentes do elenco de “Segredos de um Escândalo”. Pelo amor de Deus, o filme foi praticamente feito para extrair dos atores o melhor de suas habilidades. Nos recusamos a acreditar que qualquer votante do Oscar tenha olhado para o trabalho de Charles Melton e pensando “é… isso não merece entrar na disputa”. E isso sem comentar das performances femininas, Natalie Portman e Julianne Moore estão absurdas! Barry Keoghan também merece menção nessa lista, mas em comparação com os outros indicados, é -parcialmente – entendível.
Compre Agora: Samsung Smart TV Neo QLED 65" 8K QN800C - Alexa built in, Mini Led, Processador com IA
Ainda falando de “Saltburn”, mesmo que não tenha sido um bom filme, é inegável certas qualidades técnicas, como a fotografia que se mostra extremamente criativa em quase toda a duração do filme, com planos muito bem estruturados e sequências belíssimas. Isso, claro, dentro do possível, não vamos falar da banheira… (E eu sei que você pensou em mais de uma cena.)
Ainda que muitos tenham sido esnobados, é inegável a qualidade de todos os filmes que foram indicados ao prêmio. O que nos resta é torcer para que o nosso favorito, vença!
Imagem: Divulgação/Diamond Films
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.