Qual Reacher é o seu favorito?
Quando Tom Cruise, o maior astro de ação (independente de bilheteria), chamou atenção do mundo no 1º filme de Jack Reacher, “O Último Tiro”, quem no Brasil não tinha familiaridade com o personagem, se interessou e descobriu que se trata do protagonista de 28 livros (em 2024 sairá o 29º), tão interessante quanto o astro que o interpreta.
Pois vejamos, Reacher nasceu da mente do escritor britânico Lee Child como um militar recém aposentado do departamento de investigação do exército (o melhor deles), desconectado de tudo, mas tudo mesmo, pois não tem rede social (nenhuma), e-mail, residência fixa (mora em motéis baratos de acordo com a cidade onde chega) e nem mesmo um celular!
A única coisa que carrega consigo, é sua identidade militar com prazo expirado, alguns trocados da sua aposentadoria e uma escova de dentes dobrável, e só. Nunca lava as roupas que usa, sempre as joga fora e compra artigos usados em qualquer brechó que encontra e é viciado em café. Se Reacher fosse caracterizado por alguma tendência atual, seria a do minimalista.
Leia Mais: MoneyBoys | A Vida Nada Fácil em Taiwan
Após aposentadoria, se dedica a andar sem destino, desbravando o país que serviu e pouco conhece, como um andarilho. É aí que entra a história de como Tom Cruise ficou fascinado pelo personagem e produziu junto a sua parceira de décadas, Paula Wagner, dois filmes de Jack Reacher, além do 1º citado e o 2º: “Jack Reacher – Sem Retorno”.
Porém não sem polêmica: Nos livros, Jack Reacher é descrito como loiro, 1,96m de altura, que quando entra em algum lugar, “diminui em 2 graus a temperatura”, tamanha sua imponência física. Bem diferente de Cruise que é moreno e tem “apenas” 1,70m.
Mesmo com pequenos protestos dos fãs, o 1º filme se tornou um sucesso confortável, foi feito com pouco dinheiro, baseado na história do 9º livro e focado mais no mistério investigativo e na psiquê do personagem solitário, do que em pirotecnias explosivas.
Já no 2º filme, trouxe uma história que não tinha relação com a anterior (assim como os livros), mas que mudava a característica solitária de Reacher, para jogá-lo em uma trama com duas parceiras involuntárias, ou seja, alteraram cedo demais a forma criada para o personagem em uma franquia, o público nem a crítica se interessaram muito pelo filme, que rendeu bem menos que o anterior a um custo mais alto, o que causou a paralisia da franquia por um tempo.
Leia Também: 5 Filmes para esquentar o fim de semana do Carnaval nos cinemas
E de repente, percebendo ter um material rico para criar uma série com um personagem que fala alto ao inconsciente americano de macho alfa acima da lei e de liberdade para ir e vir, entra a Amazon Prime Vídeo que decidiu produzir a 1ª temporada da série.
Agora como Jack Reacher, surge a escolha de Alan Ritchson com 1,90m, loiro, extremamente musculoso, bem diferente de Cruise e mais próximo da descrição do livro.
Alan é um ator relativamente conhecido, que havia interpretado uma versão do Aquaman na série “Smalville” (bem popular à época) e recentemente, outro super herói, Rapina (ou Hawk) na série em live action dos “Titãs”, ambos da DC para Warner Television.
Agora com o protagonista certo, era hora de escantear de vez a versão de Tom Cruise, na única vez em que ele de fato, perdeu uma franquia para outro ator (houve rumores de que ele perderia a franquia “Missão Impossível” à partir do 5º filme para Jeremy Renner, mas ainda bem que não)!
Sobre a série: As 2 temporadas de “Reacher” tem 8 episódios de cerca de 1h cada e trata da história fechada de um livro específico.
1ª Temporada – Adaptação do 1º livro de Lee Child – Dinheiro Sujo (Killing Floor -1997).
São nos primeiros momentos da série que descobrimos como Reacher é introspectivo, intimidador, observador e muito sagaz, nesta exata ordem.
Ao chegar a pé à pequena cidade de Margrove, interessado em descobrir curiosidades sobre um antigo cantor de blues, dá de cara com um homem oprimindo verbalmente uma mulher e só olha fixamente para ele, até que sem nenhuma palavra de Reacher, o agressor pede desculpas e promete não mais o fazê-lo.
Ao entrar na lanchonete à beira da estrada, percebe o movimento nervoso de vários policiais ao redor do estabelecimento e ao olhar os clientes do lugar, chega à única conclusão possível: de que ele é o motivo de toda essa comoção.
Mas como se ele nunca havia ido nesta cidade e chegou a minutos em Margrave? É o início de uma saga divertida e escapista com muito sangue, porrada e algumas bombas, cortesia da escrita simples, mas muito eficiente baseada no livro de Lee Child.
O sucesso foi instantâneo e após a disponibilidade de todos os episódios da séria no streaming, em 2 semanas já confirmaram a 2ª temporada!
Compre Agora: Jack Reacher Series Lee Child Collection
2ª temporada – Adaptação do 11º livro de Lee Child – Bad Luck and Trouble (2007)
Nesta 2ª aventura, ainda mais empolgante e cheia de ação que a 1ª, Reacher recebe uma mensagem codificada no extrato de sua aposentadoria, enviada por sua melhor amiga (se é que ele considera assim), Neagley, que já o havia ajudado na temporada anterior, solicitando um encontro, pois essa é a única forma de encontra-lo.
Ao chegar até ela, descobre que membros do esquadrão de detetives que escolheu e treinou no exército, estão sendo brutalmente assassinados ou desapareceram, o que leva um furioso e vingativo Reacher passar por cima de tudo e de todos (às vezes literalmente), para descobrir o que está acontecendo com os membros da 110ª Companhia.
O diferencial dessa nova temporada é conhecer um pouco mais, mas sem entregar tudo, quem era Reacher no exército, qual suas motivações, de onde veio seu senso implacável de justiça, como era à época as missões com seu grupo de investigadores e até a origem de alguns bordões ouvidos na temporada anterior.
Aproveite Já: Jack Reacher Boxed Set: Killing Floor / Die Trying / Tripwire
E o grande bônus é que dessa vez, são “quatro” Reacher’s a entregar a ação, pois são ex membros e comandados tão capazes e mortais quanto ele.
Uma grande diversão, embora no meio da temporada, tenha uma pequena desaceleração, mas nada que impeça a satisfação de uma séria simples de ação, que se pode assistir sem a mínima chance de se decepcionar, para quem claro, é fã do gênero.
E sobre Alan Ritchson como o personagem principal… Que achado!
Carismático mesmo atrás de uma montanha de músculos, numa atuação simples baseado no gestual, tira de letra o desafio de trazer o personagem de Lee Child, convence como um homem sagaz e realmente nos faz esquecer um certo ator, que interpreta o agente Secreto Ethan Hunt. Quem diria?
A 3ª temporada já está mais do que confirmada, neste momento está em gravação e adaptará o 7º livro, Acerto de Contas (2003).
Imagem: Divulgação/Paramount Pictures/Amazon Prime Vídeo
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.