Episódio 6: “A Murder of Gods”
Em “Head Full Of Snow”, Wednesday tinha mencionado os diferentes tipos de Jesus que existiam para atender aos diferentes tipos de fiéis. Entre eles, estava o Jesus mexicano, que segundo o deus, chegara nos EUA do mesmo modo que os imigrantes ilegais.
Confirmando a informação, “A Murder of Gods” começa justamente com um grupo de imigrantes mexicanos atravessando ilegalmente a fronteira para os EUA. Quando um dos homens quase morre afogado, o messias aparece e o resgata. Poucos minutos depois, todos – incluindo Jesus – são mortos por matadores de aluguel.
De volta a Shadow e Wednesday, os dois deixam a delegacia onde encontram Mr. World. Ainda digerindo os últimos acontecimentos, Shadow conta ao chefe sobre Laura. Quando chegam no hotel, porém, só encontram o quarto vazio e com os móveis quebrados. Wednesday reforça que mortos não voltam a vida sem um motivo específico. O chefe convence Shadow a deixar o hotel e os dois partem de carro.
Laura tenta alcançá-los, correndo atrás do carro, mas não consegue. Sem o próprio transporte – levado pela polícia -, a moça esbarra em Mad Sweeney de novo e os dois decidem roubar um carro. O leprechaun então lhe oferece a possibilidade de uma ressurreição, desde que ela devolvesse a moeda. Laura aceita, logo depois os dois tentam roubar um táxi.
São surpreendidos por ninguém menos que Salim (do episódio 3), dono do veículo. Ao se dar conta da verdadeira natureza da dupla, Salim fala que está a procura do Jinn. Sweeney então oferece ajuda para encontrá-lo, desde que o agora taxista os leve até Kentucky.
Também na estrada, Shadow e Wednesday chegam na cidade de Vulcan, onde o deus de mesmo nome – a divindade do fogo, forjador das armas de outros deuses – se tornou o líder de uma comunidade literalmente armada até os dentes. A pequena cidade vive em prol de um fábrica de armamentos. Vulcan (Corbin Bernsen) não demora a aperceber as intenções de Wednesday, mas o recebe bem.
De volta ao trio inusitado, Laura aproveita um momento de sono de Sweeney e convence Salim a mudar a rota. O grupo retorna para Indiana, e faz uma pausa no já conhecido Crocodile. Sweeney continua insistindo com Laura que ela deve esquecer Shadow. “Ele não é mais seu homem, é o homem de Wednesday”, diz. Laura, encorajada pela busca de Salim, não se demove.
Em Vulcan, o ambiente deixa Shadow cada vez mais desconfortável. Seu desejo de ir embora só aumenta quando percebe que o Vulcan sabe sobre o linchamento que sofreu. Wednesday, porém, confia o suficiente no outro. Vulcan aceita a proposta de Wednesday, que o pede para que forje uma nova espada.
No dia seguinte, enquanto o trio está na forja, descobrem que Vulcan informou outras divindades de que Wednesday estava com ele. Suas intenções, porém não são de ajuda. O Deus do fogo revela que está do lado de Mr. World e os outros. Foram os novos deuses, inclusive, que o ajudaram a “franquear” sua fé através do uso de armas de fogo.
Vulcan acredita que, se não vai se juntar aos novos, Wednesday deve ao menos servir como mártir pela causa. Mas o deus tem outros planos, e mata Vulcan com sua nova espada, récem-forjada.
O caráter conflituoso e bélico do relacionamento entre os deuses está presente desde o início da série, mas “A Murder of Gods” serviu como um lembrete ao público. O motivo pela queda e ascensão dos deuses, no fim das contas, passa direto pela capacidade de uma crença de reprimir a outra.
Seja no massacre dos imigrantes mexicanos, ao linchamento de Shadow – um homem negro no mar de brancos armados em Vulcan – , as relações de poder e violência entre os humanos mostradas em “American Gods” passam pela capacidade de um Deus e sua crença de suplantarem outro.
É curioso ver Wednesday, supostamente em posição inferior, seguir implacável no seu objetivo. Em sua reta final, “American Gods” ainda parece ter muitas surpresas guardadas para o público.
Episódio 7 : “A Prayer for Mad Sweeney”
Dando uma pausa na jornada de Shadow e Wednesday, o penúltimo capítulo dessa temporada traz mais uma história do Sr. Ibis, e só volta ao presente para mostrar Laura e Mad Sweeney na estrada.
Chegamos a época dos colonos americanos e a personagem trazida por Ibis é a irlandesa Essie MacGowan. Depois de ser acusada injustamente de roubo, Essie é condenada ao exílio no “Novo Mundo”. A moça consegue escapar da pena e vai parar em Londres, onde de fato se torna ladra. Condenada pela segunda vez, Essie de fato acaba nas colônias, onde sua esperteza a faz passar de criada para senhora da casa.
Toda a sorte e os infortúnios vividos por Essie são resultados de sua crença nas histórias que ouve desde menina sobre as criaturas mágicas que habitavam a Irlanda – especialmente os leprechaun. Ao fim de sua vida, Essie é levada por ninguém menos que o próprio Mad Sweeney que, graças a ela e outros condenados, também imigrou para a América.
A relação entre Essie e Laura fica estabelecida desde o início, não apenas no fato de que as duas são interpretadas pela mesma atriz. Ambas são mulheres encontrando seu caminho num mundo hostil. Mas enquanto Essie conquista a própria sorte através da sua crença, Laura segue realizando seus objetivos indo contra as divindades que a cercam, conseguindo seu apoio na base da força (literalmente).
Depois de liberar Salim do acordo, Laura rouba um caminhão de sorvete – um frigorífico – e continua sua jornada com Mad Sweeney. Mas outro acidente de carro acontece, e a moeda é lançada para fora do corpo – agora realmente morto – da moça.
Se antes “American Gods” estabeleceu que a bênção divina era restrita aqueles que acreditavam, agora demonstra que os deuses também tem capacidade de criar empatia até por aqueles que não são seus devotos. Essie é recompensada por continuar acreditando na magia, mesmo quando já não havia mais espaço para ela no mundo. Laura, apesar de tudo, também é recompensada ao fim do capítulo. Ao acordar do acidente e ver a moça morta, Sweeney recoloca a moeda em seu corpo. Laura acorda, sem se dar conta do que acontecera e os dois seguem viagem.
Sendo o episódio mais poético da série, depois de “Head Full of Snow”, o episódio sete surpreende com uma nova faceta de Sweeney, e prepara o terreno para o confronto iminente do fim da temporada.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.