Nossas preces foram atendidas e nesta semana temos em “This Is Us” um episódio que ainda resgata as nuances do episódio 7, mas dessa vez na perspectiva de Kate. Estão lá novamente a piscina e o Dia de Ação de Graças mais recente da família Pearson. Confira como foi o episódio da semana com muitos spoilers:
Leia também: Recap: This Is Us (Sexta Temporada – Episódio 8)
Episódio 9: “A Colina”
Pequena Kate e a piscina
Quando a jovem família Pearson visita a piscina em um dia de verão, enquanto Kevin se maravilha com crianças pulando do trampolim, Kate admira uma garota nadando de costas. No entanto, ela resiste ao entrar na água, se agarrando à mãe. Aparentemente, assim como Kevin, Kate abandonou as aulas de natação muito cedo.
Eventualmente, Rebecca vai ao encontro do frustrado Kevin, deixando Jack para tentar convencer Kate a nadar. Kate insiste que não será convencida. Jack admira sua coragem, mas mesmo assim a carrega e tenta várias táticas de persuasão. Quando ele insiste que ela o solte e tente pelo menos flutuar, ela declara que nunca vai soltar.
Jack considera a atitude dela um adorável reflexo de sua proximidade e, assim, ele cede à vontade dela e a tira da piscina. Mas é possível que a recusa de Kate em nadar sozinha por essa lógica talvez não seja particularmente saudável. Como vemos ao longo do episódio, é mais um dos momentos de insegurança dela.
Kate e a piscina na época da faculdade
Kate e Randall seguem Kevin até a piscina fechada e o animam com sua auto sabotagem. Então, quando eles estão saindo da piscina vazia, Kate faz sua própria reflexão sobre o quão vazia ela se sente. Essa reflexão começa no momento em que eles percebem que estão trancados dentro da piscina. Ela brinca que se eles morrerem lá, as notícias serão “garoto-propaganda do Sunny Delight, orador da turma e ‘outra’ morreram presos na piscina”.
Enquanto eles tentam encontrar uma saída, ela diz em voz alta que está presa se referindo à sua própria vida. Seus irmãos dizem para ela se concentrar em coisas boas, como seu futuro e sonhos, mas isso é um problema para Kate. Ela não consegue pensar em nada que ela queira para seu futuro. Ela não se vê com uma família ou um emprego ideal.
Quando voltamos a essa cena, os irmãos tentam escapar escalando a cerca. Kate acha que não pode fazer isso, mas seus irmãos insistem. Eles tentam de tudo, mas ao escorregar duas vezes ela recusa tentar novamente.
Kate no Dia de Ação de Graças dos tempos atuais
Enquanto Toby e Kate voltam para casa depois do instável Dia de Ação de Graças, Kate diz que não pode sustentar o casamento à distância, e decide visitá-lo em São Francisco para avaliar a possibilidade de vida lá. Toby fica muito feliz.
Antes da visita de Kate, vemos uma quase montagem de um dia normal para Kate. Ela parece ser uma super mãe e professora feliz. Kate leva as crianças ao parque, cantando paisagens e dá direções ao longo do caminho para orientar Jack. Ela ajuda uma aluna a terminar uma música original e depois organiza uma festa de aposentadoria para um colega mais velho, mais uma vez recusando o bolo.
Naquela noite, Kate e Madison se reúnem e Kate diz que às vezes imagina ver o velho Toby, seu marido antes de perder peso, conseguir o emprego atual e se vestir melhor. Madison garante a Kate que o velho Toby ainda está nele, e ela só precisa encontrá-lo novamente durante sua visita.
O que acontece no fim de semana é um passeio de montanha-russa, durante o qual Kate compara o velho Toby e o novo Toby. Primeiro, Toby infelizmente não pode buscá-la no aeroporto, por causa do trabalho. Então Kate e Toby bebem champanhe e fazem sexo sem preocupações pela primeira vez em muito tempo. O clima de romance é interrompido quando Toby recebe uma ligação de trabalho. Kate então imagina o velho Toby insultando o novo Toby, o que a faz sentir falta da pessoa que conheceu.
Kate rejeita o itinerário cuidadosamente planejado por Toby, já que não era isso que ela imaginava para o fim de semana. Felizmente, as sugestões de Kate se mostram bem divertidas, mas em um ponto, Toby sugere que ela não aguenta subir uma grande colina, o que a deixa triste. A única programação da lista de Toby que é comprida é a festa do seu chefe naquela noite. Kate tem boas interações com o chefe e os colegas de trabalho de Toby, e fica feliz em ver seu prestígio. Mas essa felicidade é interrompida por dois eventos.
Antes da festa, Kate fica impressionada ao saber que Toby tem uma casa para a qual ele quer fazer uma oferta em dois dias, e já recebeu a pré-aprovação de um empréstimo e obteve uma cotação para sua casa em Los Angeles. Já durante a festa, Kate descobre que Toby recusou uma oferta de emprego em Los Angeles sem contar a ela.
Quando Kate o confronta com raiva, ele diz que a oferta era para um cargo inferior com um salário ruim, mas Kate se sente traída. Kate diz que não é justo que Toby queira expulsá-los, tirando Kate de sua mãe doente e de seu emprego, tirando Jack de um lugar que ele conhece e tirando os dois filhos de seus primos. Toby diz que eles precisam de seu trabalho para financiar as despesas que virão, principalmente para dar a Jack a melhor vida possível, devido à sua cegueira.
Mas Kate argumenta que não se trata apenas de dinheiro para Toby e que sente que ele é mais feliz hoje, apesar de viver longe da família por causa de seu trabalho e posição. Quando ele observa que ela deveria querer que ele seja tão feliz, ela diz que o problema é que esse Toby que bebe champanhe caro e sabe como trabalhar em um quarto não é o cara pateta do primeiro encontro por quem ela se apaixonou.
Ele diz que essa versão pateta dele escondia uma série de sentimentos deprimentes, e que provavelmente estaria morto, já que não era saudável. Ele pergunta a ela o que há de errado com o “novo eu”. Kate dolorosamente diz que ele é apenas diferente. Toby retruca que ela também mudou, que aparenta amar a vida que está construindo sem ele, como uma super mãe trabalhadora. Ele diz que ela se tornou a versão totalmente realizada de si mesma sem ele por perto. Kate admite que se sente plena e feliz, exceto que o homem que a ajudou a chegar lá agora é a única coisa que a deixa triste. Essa conversa sugere que eles se ajudaram a crescer, mas esse mesmo crescimento os está separando.
Na manhã seguinte, Toby diz com amor que está feliz por ambos terem descoberto seu valor, mas diz que o único caminho a seguir como família é ela se mudar para São Francisco. Chocada por este ultimato com doçura, Kate sai. Ela se dirige para a colina que Toby deu a entender que ela não conseguiria e começa a subir. Ela se esforça, mas eventualmente chega ao topo. Quando o faz, ela liga para seu chefe e pede para ser considerada para o cargo da colega que acabou de se aposentar.
No fim das contas, a lição que fica é a de que ela prospera quando está sozinha. Quando seu pai a segurou na piscina, ela se recusou a nadar porque não precisava. No momento em que tinha seus irmãos por perto, se recusou a escalar a cerca. Quando Toby saiu para trabalhar, Kate aprendeu a ser uma mãe solteira trabalhadora e, nesse ambiente solo, ela prosperou. Kate tem agora o futuro que ela não poderia imaginar quando adolescente.
Como será o destino de Kate diante de tantas descobertas sobre si mesma? Seguimos ansiosos pelos próximos passos dela em “This Is Us”, só no Star+.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.