Produção já tem longa carreira em festivais
Prestes a estrear, o filme “Três Verões” foi exibido para a imprensa de São Paulo, seguido de uma entrevista coletiva com a diretora Sandra Kogut e o elenco formado por Regina Casé, Jéssica Ellen, Daniel Rangel, Gisele Fróes e Rogério Fróes. Para apontar dois dos principais assuntos tratados durante a entrevista, é importante destacar as palavras de Kogut sobre o momento político que afeta a cultura do país: “como o filme foi desenvolvido antes das últimas eleições, ele ainda conseguiu aproveitar a verba de políticas públicas, que permitem fazer cinema no Brasil. Ainda existem alguns filmes, [como o dela] que estão saindo agora e que estão circulando. No festival de Berlim de 2020, [há filmes brasileiros] que são os que conseguiram passar pelas últimas portas que ainda estavam abertas ou semiabertas. O mais difícil vai ser a partir de agora e nos próximos anos, se continuar essa situação de paralisia que a gente está vendo aí”. Como todos sabem, as verbas para o audiovisual e para a arte em geral estão sofrendo enormes cortes por parte do atual desgoverno.
Outro momento interessante foi quando Casé falou sobre mais um papel de doméstica, que se junta aos outros que fez nos últimos anos. Não seria muita repetição? A atriz respondeu com outras perguntas: “quantas atrizes só fazem papel de patroas? E nunca ninguém perguntou: vai fazer outra patroa? Não vai ficar repetitivo? Então, a pergunta maior é: quantas patroas existem no Brasil e quantas domésticas existem no Brasil? Existem mais patroas ou mais empregadas? Muito mais empregadas! Então, todas as atrizes, e não só eu, deveriam fazer muito mais empregadas, se a gente quer que o Brasil esteja na tela do cinema e da TV. Então, eu acho que eu estou quase como uma carreira reparatória, eu estou devendo muito às empregadas ainda, e espero fazer muitas, porque eu acho que tem muito mais histórias que não foram contadas.”
Em “Três Verões”, Casé é Madá, a empregada responsável por cuidar de uma mansão à beira mar. As estações vão passando e ela vai acompanhando as mudanças pelas quais passam os integrantes da família dona da mansão. O terceiro longa de ficção de Kogut começa sua carreira nos cinemas do Brasil no dia 19 de março. Veja o trailer do filme abaixo e aguarde nossa crítica que será publicada em breve.
Vídeo e Imagens: Divulgação/Vitrine Filmes
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.