Extraordinário é um livro escrito por R. J. Palacio e publicado no Brasil pela editora Intrínseca em 2012. Eu nunca tive muita curiosidade de ler o livro, mas por orientação de um colega escritor, Vinícius Grossos, comprei por míseros 5 reais na black friday de 2016 e dei uma chance. O livro será adaptado para filme e será estrelado por Julia Roberts, Jacob Tremblay e Owen Wilson. O lançamento está previsto para Maio de 2017.
O livro conta a história de Auggie, um menino extraordinário. Ele nasceu com uma síndrome genética muito rara que tem como uma de suas características uma forte deformidade facial, transformando Auggie em um menino muito diferente. Até a primeira infância, sua vida é repleta de médicos e cirurgias… Até que seu quadro se estabiliza e ele pode começar a viver uma vida normal…
Mas como viver uma vida normal quando se é completamente diferente?
“Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quero dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão.”
Auggie começa a frequentar a escola, já com mais de 10 anos. Se já é difícil ser o aluno novo, é ainda mais difícil ser o aluno novo diferente de todos os outros alunos. Parece uma receita para bullying certo. Como um menino que nunca frequentou o colégio antes e tem uma aparência tão discrepante do padrão conseguiria convencer aos outros alunos que ele é mais do que sua aparência?
O livro tem a narração alternada entre Auggie e outros personagens, presentes em sua vida, como amigos e familiares. É cheio de momentos tocantes, que me fizeram ficar a beira de lágrimas e outros que me fizeram dar altas gargalhadas! Extraordinário é uma história sobre ser feliz e, acima de tudo, sobre ser grato.
Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. – Sr. Browne.
A história é tão tocante que acho que deveria ser adotada pelas escolas, para ensinar sobre gratidão e evitar o bullying. Auggie conquista o coração dos seus colegas de turma e de todos os seus leitores. É um ótimo livro para colocar nossa vida em perspectiva e repensar nossas ações, para que possamos ser sempre pessoas melhores.
Depois que eu terminei o livro entendi porque meu amigo fez tanta questão que eu comprasse e conhecesse a história de Auggie. Ele foi minha primeira leitura de 2017 e uma ótima forma de começar o ano. A corrente positiva do livro agora me faz escrever esse texto e recomendá-lo para você, leitor! Que tal ler antes de lançar o filme? 🙂
Por Clara Savelli
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.