Dezembro, fim de ano chegando. Começa a temporada de resoluções e listas infinitas de metas e desafios para o novo ano. E uma dessas promessas começa antes mesmo do ano acabar: Organizar a casa! Uma tarefa que em outras épocas é considerada comum, no fim do ano se transforma em um evento. Separar coisas que não usamos mais para doar – caso esteja em bom estado – ou jogar fora, se não tiver mais jeito. Pra muitas pessoas é como uma superstição, onde ter coisas paradas, sem uso, significa energia da casa e da vida paradas também, sem circulação. Para outras, é apenas o ato de cumprir a lista de fim de ano e arrumar a casa é o primeiro item. Apesar de serem diferentes as motivações, todos têm o mesmo objetivo: Se livrar das tralhas e começar o ano novo com casa nova! Ou pelo menos arrumada… Então a ordem é: mandar embora o velho pra deixar espaço para o novo entrar.
Quantas vezes já arrumamos a casa (ou apenas um cômodo) e, pouco tempo depois, vimos a bagunça tomar conta de todo o espaço de novo? E quantos métodos de organização já tentamos pra deixar cada coisa em seu lugar e não deu certo? Muitas vezes, não é?! E qual é a primeira dificuldade que vem à mente quando pensamos em organização? Uma resposta poderia ser “onde guardar as coisas”. Pois aí mora uma grande armadilha. Ter uma infinidade de caixas organizadoras para guardar coisas não vai resolver o problema. Na verdade só vai afastar momentaneamente o caos de vista. Tirar coisas do campo de visão cria a ilusão de que a bagunça foi eliminada. Mas em pouco tempo esses compartimentos começam a ficar lotados novamente e a desordem volta a reinar. E então é nessa hora que a prática do desapego pode entrar. Essa talvez seja a melhor técnica para iniciar o “desentralhe” de fim de ano.
É exatamente sobre esse tema que trata o livro “A mágica da arrumação”, da personal organizer, Marie Kondo. Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos, o método de arrumação KonMari, criado por Marie, se tornou referência mundial, conquistando fãs nos 4 cantos da terra. É a arte japonesa de colocar ordem na casa e na vida, através de uma estratégia que apresenta uma abordagem inovadora, inteligente e eficaz de eliminar a bagunça de um vez. Também é simples, mas transformador. Começa descartando coisas, depois organiza o ambiente inteiro, de uma só vez. Marie afirma que, se essa técnica for adotada, a desordem nunca mais voltará a se instalar, pois uma reformulação drástica na casa provoca mudanças igualmente drásticas no estilo de vida da pessoa. A organização pessoal deve ser um conceito integrado onde a organização da casa se reflete na organização da vida (e vice-versa). Pode parecer estranho no início, mas com o tempo pode ser libertador. O conceito de “destralhamento” é essencial para a organização, pois as pessoas realmente tendem a acumular e essa forma radical de organização, ajuda a não acumular mais. O método KonMari se baseia também na ideia de que na sua casa devem ficar somente os objetos que te trazem alegria. Ela também diz para nos relacionarmos de forma mais afetuosa com os objetos e sempre agradecer. É uma boa filosofia de escolha.
Marie foca bastante no desapego. Porém, talvez pra ela e pra seus clientes não seja tão difícil pois, a cultura japonesa já não é de acumular coisas. Mas a realidade do Ocidental é diferente e talvez seja um pouco mais complicado seguir esse método à risca. Pode ser que algumas pessoas consigam, mas se esse não é o seu caso, não fique frustrado pensando nesse ideal. Dá pra se organizar aos poucos também. Leia o livro, anote as dicas que podem funcionar pra você e mãos à obra no “destralhamento”.
Dicas:
1. Arrume tudo de uma só vez
Arrumar tudo de uma vez muda completamente o cenário em que vivemos. E isso vai evitar que voltemos a acumular. É como começar do zero, numa vida nova.
2. Organize por categorias, não por localização
Quando juntamos tudo da mesma categoria espalhada pela casa, nos damos conta da quantidade das coisas que temos sem necessidade e também do quanto podemos descartar.
3. Organize na sequência
A partir do mais fácil de desapegar até o mais difícil com valor sentimental
Roupas
Livros
Papéis
Diversos
Itens de valor sentimental
4. Simplifique o processo de decisão
Pegar o objeto e perguntar se nos traz alegria. Devemos manter apenas aquilo que nos traz boas lembranças.
ISSO ME TRAZ ALEGRIA?
Sim – Guarde
Não – Descarte
5. As coisas têm um ciclo e um propósito
Análise se aquele objeto já não cumpriu seu propósito.
Guarde porque gosta e não simplesmente “porque sim”
6. Seja grato pelo que tem e pelo que está descartando
Tenha carinho por aquilo que já te serviu. Inclusive pq algumas coisas vão servir outras pessoas. Seja grato e desapegue.
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Oi Erika, eu gostei muito da sua resenha. Adoro este livro! Ele mudou a minha forma de organizar a casa e a vida. Passei a desapegar de tudo o que não me faz bem, desde meias velhas até pessoas chatas que me colocavam para baixo.