Cineasta faleceu no último dia 5
Richard Donner foi um dos cineastas que moldaram uma geração de cinéfilos com um jeito todo especial de conduzir filmes de entretenimento. O diretor que morreu aos 91 anos no último dia 5 trouxe alguns dos melhores longas do cinemão, e que vira e mexe são reverenciados em produções recentes. Patty Jenkins, por exemplo, não esconde sua influência do Superman dirigido por Donner para criar sua Mulher-Maravilha. Abaixo você confere os seis títulos essenciais da carreira de Richard Donner.
A Profecia (1976)
O longa pegava carona na onda de terror desencadeada por O Exorcista, e, assim como a obra de 1973 dirigida por William Friedkin, fez um enorme sucesso e deixou muita gente amedrontada. Foi o primeiro grande êxito de Donner no cinema, após uma longa carreira na TV, e deu origem a três sequências inferiores, sem falar no remake de 2006 que é melhor esquecer.
Superman: O Filme (1978)
Sem dúvidas o melhor filme de super-herói feito até hoje. E foi justamente o pioneiro. Muito antes de MCU e DCU, a Warner empreendeu uma superprodução na esteira de Star Wars par levar o filho de Krypton às telonas. Para o papel principal, o então desconhecido Christopher Reeve, que aproveitou a brecha deixada por Robert Redford, Clint Eastwood e James Caan que foram procurados mas recusaram. Reeve acabou por ser a mais perfeita encarnação do personagem em live action, e sua química com Margot Kidder, a Lois Lane, foi o tempero especial dessa adaptação dos quadrinhos de Jerry Siegel e Joe Schuster, que ainda tinha no elenco Marlon Brando como o pai de Superman, Jor-El, e Gene Hackman brilhante como Lex Luthor. Com efeitos especiais impressionantes para a época, Donner nos fez acreditar que o homem pode voar.
O Feitiço de Áquila (1985)
A fábula medieval sobre o casal que nunca consegue se encontrar na forma humana pos ele se transforma em lobo durante a noite e ela vira um falcão ao amanhecer. Rutger Hauer e Michelle Pfeiffer são emoldurados pela magistral fotografia de Vittorio Storaro e embalados pela trilha pujante de Andrew Powell (produzida pelo grande Alan Parson). De quebra, um Matthew Broderick cheio de galhardia roubando a cena como o ladrãozinho que encontra redenção fazendo a ponte entre o casal. Sublime.
Os Goonies (1985)
Quando dois midas do entretenimento se unem não há como sair errado. Produzido por Steven Spielberg, Donner dirigiu essa sessão da tarde obrigatória, fortemente influenciada por Tom Sawyer e Huckleberry Finn. Basicamente são meninos que entram em uma caça ao tesouro. A execução é magistral, o elenco mirim carismático e não poderia ser diferente de um clássico que serve de referência até hoje.
Máquina Mortífera (1987)
O filme redefiniu (e fortaleceu) o gênero buddy cop. Um policial com tendências suicidas devido a um trauma pessoal é colocado para trabalhar com um agente veterano com táticas mais conservadoras e prestes a se aposentar. A química de Mel Gibson e Danny Glover é sem dúvida o grande trunfo do filme e se repetiu por toda a série, que teve continuações em 1989, 1992 e 1998, todas dirigidas por Donner. Rumores de um quinto filme surgem constantemente.
Os Fantasmas Contra Atacam (1988)
Bill Murray protagoniza com genialidade essa versão moderna do clássico da literatura Um Conto de Natal, de Charles Dickens. Em Scrooged (no original) Frank Cross (Murray) é um sujeito intratável e desalmado que recebe a visita de três fantasmas que o ensinam a ser gente e o espírito natalino.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.