Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

Richard Donner essencial – os filmes que você precisa ver

Cineasta faleceu no último dia 5

Richard Donner foi um dos cineastas que moldaram uma geração de cinéfilos com um jeito todo especial de conduzir filmes de entretenimento. O diretor que morreu aos 91 anos no último dia 5 trouxe alguns dos melhores longas do cinemão, e que vira e mexe são reverenciados em produções recentes. Patty Jenkins, por exemplo, não esconde sua influência do Superman dirigido por Donner para criar sua Mulher-Maravilha. Abaixo você confere os seis títulos essenciais da carreira de Richard Donner.

A Profecia (1976)

O longa pegava carona na onda de terror desencadeada por O Exorcista, e, assim como a obra de 1973 dirigida por William Friedkin, fez um enorme sucesso e deixou muita gente amedrontada. Foi o primeiro grande êxito de Donner no cinema, após uma longa carreira na TV, e deu origem a três sequências inferiores, sem falar no remake de 2006 que é melhor esquecer.

Superman: O Filme (1978)

Imagem: Reprodução/Warner Bros

Sem dúvidas o melhor filme de super-herói feito até hoje. E foi justamente o pioneiro. Muito antes de MCU e DCU, a Warner empreendeu uma superprodução na esteira de Star Wars par levar o filho de Krypton às telonas. Para o papel principal, o então desconhecido Christopher Reeve, que aproveitou a brecha deixada por Robert Redford, Clint Eastwood e James Caan que foram procurados mas recusaram. Reeve acabou por ser a mais perfeita encarnação do personagem em live action, e sua química com Margot Kidder, a Lois Lane, foi o tempero especial dessa adaptação dos quadrinhos de Jerry Siegel e Joe Schuster, que ainda tinha no elenco Marlon Brando como o pai de Superman, Jor-El, e Gene Hackman brilhante como Lex Luthor. Com efeitos especiais impressionantes para a época, Donner nos fez acreditar que o homem pode voar.

O Feitiço de Áquila (1985)

Imagem: Reprodução/20th Century Fox

A fábula medieval sobre o casal que nunca consegue se encontrar na forma humana pos ele se transforma em lobo durante a noite e ela vira um falcão ao amanhecer. Rutger Hauer e Michelle Pfeiffer são emoldurados pela magistral fotografia de Vittorio Storaro e embalados pela trilha pujante de Andrew Powell (produzida pelo grande Alan Parson). De quebra, um Matthew Broderick cheio de galhardia roubando a cena como o ladrãozinho que encontra redenção fazendo a ponte entre o casal. Sublime.

Os Goonies (1985)

Imagem: Reprodução/Warner Bros

Quando dois midas do entretenimento se unem não há como sair errado. Produzido por Steven Spielberg, Donner dirigiu essa sessão da tarde obrigatória, fortemente influenciada por Tom Sawyer e Huckleberry Finn. Basicamente são meninos que entram em uma caça ao tesouro. A execução é magistral, o elenco mirim carismático e não poderia ser diferente de um clássico que serve de referência até hoje.

Máquina Mortífera (1987)

Imagem: Reprodução/Warner Bros

O filme redefiniu (e fortaleceu) o gênero buddy cop. Um policial com tendências suicidas devido a um trauma pessoal é colocado para trabalhar com um agente veterano com táticas mais conservadoras e prestes a se aposentar. A química de Mel Gibson e Danny Glover é sem dúvida o grande trunfo do filme e se repetiu por toda a série, que teve continuações em 1989, 1992 e 1998, todas dirigidas por Donner. Rumores de um quinto filme surgem constantemente.

Os Fantasmas Contra Atacam (1988)

Imagem: Reprodução/Paramount Pictures

Bill Murray protagoniza com genialidade essa versão moderna do clássico da literatura Um Conto de Natal, de Charles Dickens. Em Scrooged (no original) Frank Cross (Murray) é um sujeito intratável e desalmado que recebe a visita de três fantasmas que o ensinam a ser gente e o espírito natalino.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Séries/TV

De acordo com o Collider e suas fontes, Michael B. Jordan protagonizará e produzirá uma versão alternativa do Superman em formato de minissérie para...

Filmes

Créditos de Richard Donner incluem “Superman”, “Máquina Mortífera” e “Os Goonies” Morreu hoje (05/07) Richard Donner, o prolífico diretor e produtor de Hollywood. Seus...

Crítica

Finalmente Zack Snyder teve sua visão exposta ao mundo. Seu corte de “Liga da Justiça” é completo, potente e épico. Ele supera o filme...

Séries/TV

Não é uma ação nova, mas o canal CW  divulgou várias imagens de heróis da DC com as já habituais máscaras de proteção, usadas...

Advertisement