Recentemente o inverno chegou no Brasil. A estação mais fria do ano já diminuiu a temperatura em muitos lugares e casacos, cachecóis e gorros dão o ar de sua graça. Quando pensa-se em inverno, o pensamento na maioria das vezes é o mesmo: “Winter is comming. Winter is here”. Mas deixando de lado o que já foi, que tal uma lista de filmes com fogo e lareira para se esquentar? Não, não. É frio que se quer! Então vai uma lista dos melhores filmes que tem o frio, a geada e muito gelo como cenário.

O Iluminado

Um dos maiores clássicos do suspense que tem uma atuação ímpar de Jack Nicholson (Adaptado do livro de Stephen King). A trama se passa nas montanhas do Colorado e retrata a vida do escritor Jack Torrance, que aceita o emprego de caseiro de um hotel que fecha durante o inverno rigoroso. O personagem precisa ficar no local durante meses da estação e leva sua esposa e filho com ele. Fatos estranhos começam a acontecer em meio a muita neve, frio, casacões e medo. O filme em si utiliza todo o cenário da estação, do começo ao seu auge. A cena final é o estopim do frio!

Frozen

Imagem: Divulgação/Walt Disney Studios

O próprio nome já diz tudo. Ana e Elza são duas irmãs princesas no Reino de Arendelle. Elza tem poderes mágicos que a permitem transformar tudo em gelo. Por não saber controlar esses poderes, ela acaba fugindo para longe do reino que praticamente congelou. Então começa a beleza da trama, Elza faz um castelo de gelo, muda o visual todo inspirado nos seus poderes, cria boneco e monstro de gelo, entre outros. O longa fez tanto sucesso que ganhou Oscar de canção original e em breve vai chegar aos cinemas uma continuação congelante.

Os Oito Odiados

Imagem: Divulgação/Diamonds Films

O último longa de Quentin Tarantino teve sua trama ocasionada por causa da neve. Oito pessoas que pouco se conhecem acabam se hospedando em uma pensão no meio do nada entre as geladas montanhas dos EUA. E isso acontece porque uma nevasca começa em pleno inverno e dificulta a viagem das personagens. Pura neve, frio, casacos, boa trama e muito sangue, como Tarantino sempre faz.

Noite de Ano Novo

Imagem: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Mais um daqueles filmes que várias histórias acontecem ao mesmo tempo e em um certo momento elas se cruzam. Em plena noite de ano novo o público acompanha nesse filme histórias de amor, reconciliação, pessoas nascendo e morrendo, drama adolescente, problemas técnicos, e a agitação do dia 31 de dezembro, auge do inverno norte-americano. Na correria da trama só tem espaço para casacos, gorros, echarpes e frio com a linda neve. Nada melhor do que jogar o romantismo no cenário dessa estação.

Vivos

Imagem: Divulgação/Vivos

Infelizmente nem sempre o frio proporciona os melhores momentos. Nesse longa baseado em fatos, uma equipe uruguaiana de rugby sofre um acidente de avião e eles ficam dias isolados na Cordilheira dos Andes. Com a comida acabando, os sobreviventes tiveram que tomar medidas drásticas e comeram seus colegas que morreram. Sim, extremamente trágico, mas o frio e a localização no alto das montanhas não deixou outras alternativas. Apesar de tudo é um bom filme que todos deveriam assistir, pois sempre fica aquela reflexão: “quem eu seria nessa situação?”

Jamaica Abaixo de Zero

Imagem: Divulgação/Jamaica Abaixo de Zero

Não podia faltar aquele clássico da “Sessão da Tarde”, que comédia, literalmente. Quatro jovens da Jamaica têm o sonho de representar o país no atletismo, mas na prova classificatória um deles se atrapalha e impede os outros três de seguirem seus sonhos. Mas um treinador de bobsleigh os convida para representar a terra de Bob Marley nas Olimpíadas de Inverno. Eles topam e enfrentam vários desafios, mas nada se compara a saírem do clima tropical e enfrentarem temperaturas negativas no Canadá. Uma história baseada em fatos, de muito frio e superação.

São três meses de puro frio, apesar de estarmos num país de clima tropical, existem muitos lugares com baixas temperaturas no inverno. Mesmo que você não consiga usar aquele casaco grosso, assistir um bom filme já é uma forma de entrar no clima. Além disso, essa é a melhor época de sentar no sofá com aquele moletom e maratonar as melhores tramas.