Músico, compositor e arranjador brasileiro mais influente do mundo morreu aos 83 anos
Faleceu na última sexta-feira, aos 83 anos, Sergio Mendes, de complicações de uma covid-19 de longa duração — o pianista sofria há meses de problemas de saúde relacionados ao vírus. Ele deixa a esposa e parceira musical Gracinha Leporace, com quem foi casado por 54 anos, e cinco filhos.
Internacionalmente conhecido como símbolo da música brasileira, o músico, compositor e arranjador gravou, em seis décadas de carreira, 35 álbuns, foi três vezes vencedor do Grammy e indicado ao Oscar de 2012 pela trilha sonora da animação Rio, ao lado de Carlinhos Brown.
Leia Mais: The Town 2023: Terceiro Dia De Evento Teve MPB, Jazz E Pop no Palco The One
Sergio deixou um legado marcante no cenário pop mundial, justamente por conta dessa ponte que estabeleceu entre a música brasileira e o público internacional, sabendo identificar potenciais hits e trabalhando com artistas de várias gerações.
Tanto adaptava para o inglês obras de renomados compositores brasileiros — como Tom Jobim e Jorge Ben Jor — a plateias globais, como incorporava músicas americanas e britânicas que se harmonizavam com os nossos ritmos.
Em homenagem a esse grande ícone da nossa música, apresentamos uma lista cronológica de 10 músicas essenciais que melhor expressam a genialidade do seu extenso repertório.
The Fool on the Hill
Essa animada versão de The Fool on the Hill feita pelo Brasil ’66 é como se se Bacharach tivesse produzido os Beatles. A canção rendeu ao Brasil ’66 uma indicação ao Grammy na categoria de melhor performance pop contemporânea de duo ou grupo vocal — competindo com Hey Jude, dos Beatles. E no fim, nenhuma das duas venceu; o prêmio foi para Mrs. Robinson, de Simon & Garfunkel. Surpreendentemente, essa foi a única indicação ao Grammy do Brasil ’66.
Promisse of a Fisherman
Pós-Bossa Nova flertando com o Tropicalismo, do álbum Four Sider.
Magalenha
Composta por Carlinhos Brown e gravada pela primeira vez por Sérgio com participação de Brown para o álbum Brasileiro, de 1992. Foi lançado como single no mesmo ano e relançada diversas vezes ao decorrer dos anos. Depois foi regravada por Brown em seu álbum Mixturada Brasileira, de 2012.
Viramundo
Do álbum Stillness, no qual a cantora de destaque de longa data do Brasil ’66, Lani Hall, deixou o grupo no meio da produção do álbum para se casar com Herb Alpert e seguir carreira solo. Mendes substituiu Hall por sua esposa e parceira Gracinha Leporace.
País Tropical
Composta por Jorge Ben Jor, ficou mais famosa por sua versão de Wilson Simonal. Várias outras versões foram gravadas, mas essa é sem dúvidas uma das mais marcantes.
Constant Rain
Do álbum Equinox, é uma versão de outra música de Jorge Ben, Chove Chuva. Chegou a posição 71º na Billboard Hot 100 e decima primeira posição na Hot Adult Contemporary Tracks.
Emorio
Essa parceria com João Donato está no álbum Homecooking, segundo trabalho gravado pelo selo Elektra. Lançado em 1976 nos Estados Unidos e um mês depois no Brasil pela RCA Victor, foi produzindo pelo próprio Sergio e contou com um time de peso da música brasileira como Gilberto Gil, Hermeto Pascoal e Raul de Souza, ainda músicos americanos convidados especiais.
Bim-Bom
Também de Equinox, a música de João Gilberto ganhou essa versão de Mendes com nova personalidade.
Oba-Là-Là
Também uma versão de uma música de João Gilberto, a primeira faixa do álbum Dance Moderno, de 1961, tornou-se uma de suas mais famosas de seu repertório
Mais Que Nada
É a música brasileira mais conhecida no exterior – sobretudo nos Estados Unidos – depois de Garota de Ipanema. Em 1965, Jorge Ben se apresentou em universidades e clubes dos EUA e a canção, lançada em 1962, estava no repertório. No ano seguinte, Sérgio Mendes lançou uma versão da canção, em seu álbum Herb Alpert presents Sergio Mendes & Brazil 66. Com grande sucesso nas paradas norte-americanas, alcançou a posição #4 na parada “Adult Contemporary” e #47 na parada “Pop Singles” – ambas da Billboard.
O sucesso foi redescoberto pelas novas gerações quando foi remixada e regravada pelo grupo Black Eyed Peas em 2006, com o próprio Sérgio Mendes. A banda estava no seu auge e a nova versão de Mais Que Nada chegou à posição de #13 na parada Hot Dance Music/Club Play da Billboard. Em 2011, fez pare da trilha sonora da animação Rio e em 2012 foi incluída no game Just Dance 4.
Imagem: Reprodução/Sérgio Mendes
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.