Connect with us

Hi, what are you looking for?

Animes

Recap: “Shingeki no Kyojin” (Finale — Episódio 3)

Imagem/Reprodução - Crunchyroll.

Se a temporada final de Shingeki promete fortes emoções com algumas das cenas mais impactantes do mangá, não falta angústia para o fã de Attack on Titan no mais recente episódio, “Dois Irmãos”, com a cartada surpresa de Marley sobre Eldia. Confira o resumo com spoilers do que rolou em “Shingeki no Kyojin” (Finale — Episódio 3).

Dois irmãos

Tendo que lidar com os danos sofridos em luta, Eren se arrasta na forma de titã até o corpo caído do Bestial, para enfim poder liberar o poder do Fundador em si. Porco Galliard se recupera do ataque violento recebido há pouco e parte para a perna de Eren, que repele a investida com violência ainda maior: Com seu poder de endurecimento promovido pelo martelo de guerra, a cabeça do Mandíbula é quase destroçada.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Mas Magath ainda está na ativa. Montado em Pieck, Eren é repreendido por um míssil certeiro. Com a mira agora focada no bestial, o plano é interrompido com a chegada dos Yeagaristas, que neutralizam os atiradores e a Cargueiro.

Armin comenta a dificuldade da polícia militar responder à altura os invasores Marleyanos e sugere um ataque surpresa. Eren e Reiner brigam no chão; o rosto do Mandíbula está completamente desfigurado. Galliard recebe uma memória do porquê Braun foi escolhido para ser o Blindado: Não pelo puro “mérito”, como se percebe nesse flashback que tem a voz de Marcel Galliard.

Ao que Zeke está em desvantagem, o Yeagar se prepara para dar um grito e transformar todos aqueles que ingeriram seu fluído espinhal em titãs inconscientes, mas Colt Grice o impede, implorando para que o Bestial espere ao menos até que seu irmão Falco não seja afetado também. Zeke dá de ombros e segue com o planejado. Falco suplica para que o mais velho fuja, ao que lhe é respondido com um abraço de conforto de Colt.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O título do capítulo, “Dois irmãos”, afinal, ao mesmo tempo que pode se referir a Zeke e Eren, nessa ordem, também poderia encaixar em Colt e Falco ou ainda Marcel e Porco Galliard, que não virou o Blindado. Todos, às suas maneiras, tentando salvar os irmãos mais novos.

Os titãs da Muralha Maria

Novamente Shiganshina está tomada por titãs irracionais. Falco, agora titã, é comandado a auxiliar Eren. Magath lança um golpe mortal, na nuca de Zeke e, certo de sua morte, foca em Eren, sendo logo interrompido pela chegada de Mikasa e Armin. Gabi pondera sobre a destruição e observa horrorizada o cadáver de Colt, carbonizado pela transformação do irmão.

Durante esse meio tempo, do que era o corpo do Bestial sobrou apenas a carcaça a se desfazer. Ao ver isso, Reiner, que está sendo mordido na nuca por Falco, se questiona se sua missão então não estaria cumprida — com Eren não podendo acessar o poder do fundador — contempla, portanto, retirar o endurecimento e permitir que Falco o suceda, acabando com seu sofrimento para todo o sempre.

Advertisement. Scroll to continue reading.

No meio dessa divagação, Falco larga o pescoço de Braun quando algo mais interessante lhe chama a atenção: Um humano. Porco está vivo, mas sem forças para se regenerar. Tendo visto a memória de seu irmão, ele agora parece disposto a não morrer em vão e se sacrificar por Reiner. Falco devora Galliard e se torna o novo recipiente do Mandíbula.

Reiner, no dois contra dois, outra vez parte para cima do Yeager, que não resiste e endurece seu corpo inteiro, prendendo o Blindado. Eren então escapa do corpo de titã e corre ao encontro do irmão, que se encontra escondido debaixo da carcaça do Bestial, fazendo-se de morto tal qual Pieck fez antes. Por fim Eren poderia se reunir com Zeke, se não existisse Gabi.

Em uma das cenas mais emblemáticas da animação, Gabi, que havia pegado a arma de Colt, estava de tocaia, posicionada para atirar, e o fez. A cabeça de Eren se separa do corpo girando para pôr fim a tudo, não há mais aparente esperança para os yeageristas. Eren foi decapitado.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Imagem/Reprodução – Crunchyroll.

Eren e Zeke

A outra metade do episódio é dedicada a diálogos na introspecção entre Zeke e Eren, seja que ocorreram de fato no mundo real ou no plano da consciência de ambos, como conectados pelo Fundador. A primeira delas é um flashback de um encontro de ambos em Marley antes do ataque que culminou com o roubo do poder do Martelo de Guerra. Nessa conversa, Eren afirma ter tido acesso às memórias do pai a assassinar a família real, os Reiss, discorrendo que se ele não o fizesse o Fundador teria sido passado adiante e os Eldianos das muralhas estariam condenados.

Por outro lado, o mais novo diz discordar do pai, pois, se ele não tivesse feito isso, eles não estariam meio a essa guerra e a maior dádiva que eles poderiam ter seria, afinal, nunca terem nascido. Estando de acordo em trabalharem juntos, Zeke oferece uma bola de baseball ao irmão para selar acordo, crendo ser melhor que não tenham contato físico ainda.

A câmera volta para o presente, com Eren com a cabeça arrancada, congelada no ar. O telespectador então tem acesso a um lugar familiar: Estamos de volta nas coordenadas. Eren está de pé e vê Zeke no chão, acorrentado, que afirma ter a sensação de anos se passarem nesse lugar em que o espaço-tempo não funcionam como na vida real. O mais velho explica que, apesar de sua cabeça ter sido explodida, conseguiram fazer contato e liberar o poder do Fundador.

Uma garota se aproxima, é Ymir, a Fundadora, e assim Zeke deduz. Suas explicações continuam e é levantado o questionamento se não é ali que ela cria os titãs, tal como ela reconstruiu o corpo do Bestial anteriormente. Eren enfim percebe as correntes no irmão, que afirma estarem lá para restringir sua liberdade; a representação da renúncia da guerra.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Zeke solicita para Eren que peça a Ymir — sim, confuso — para que torne os Eldianos inférteis. Eren se recusa diante de tamanho absurdo e a Fundadora passa por ele reto, ignorando-o, então ajoelhando-se perante Zeke. Zeke afirma estar blefando para saber se o irmão realmente o compreendia, libertando-se das amarras autocriadas e reclamando o poder de Ymir, o qual descreve como uma marionete sem vontade disposta a obedecer qualquer Eldiano com sangue real. Zeke diz que irá usar o poder do Fundador para curar Eren.

Imagem/Reprodução – Crunchyroll.

Written By

Linguista em formação e PhD em shoujo de baixa qualidade. Obcecado por cultura pop e leituras clichê; ainda por descobrir que talvez Kakegurui não seja um traço de personalidade.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Recap: "Shingeki no Kyojin" (Finale — Episódio 4) - Woo! Magazine

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement
Advertisement

Você também pode ler...

Animes

Ela não tem amigos, não tem participação desde a segunda temporada, mas ela tem o povo! Em título autoexplicativo, “O descongelar” é o momento...

Animes

O provável mais emblemático capítulo do mangá foi ao ar. Em “De você, 2000 anos atrás”, é uma recontagem de tudo o que ocorreu...

Animes

Em outro segmento de muitas revelações sobre o passado e a série em si, Shingeki retorna com o episódio “Memórias do Futuro”, em um...

Animes

Talvez o leitor já tenha reparado como canções de anime costumam utilizar versos em inglês, por vezes até dando a sensação de serem frases...

Advertisement