Connect with us

Hi, what are you looking for?

Animes

Recap: “Shingeki no Kyojin” (Finale — Episódio 5)

Imagem/Reprodução - Crunchyroll.

O provável mais emblemático capítulo do mangá foi ao ar. Em “De você, 2000 anos atrás”, é uma recontagem de tudo o que ocorreu até então sobre uma nova luz, a da titã fundadora, e de certa maneira um retorno às origens… em vários sentidos. Confira o resumo com spoilers do que rolou em “Shingeki no Kyojin” (Finale — Episódio 5).

“Você está livre”

A primeira cena é um retorno para o esconderijo Reiss, dessa vez explicitando a matança de Grisha, com a animação não poupando detalhes — e muito menos o patriarca Yeagar com as crianças. Depois do encontro emocional com Zeke, onde suplica para que o filho impeça Eren, o mais velho é retirado das memórias e retorna aos caminhos, com Eren acorrentado.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Zeke questiona Eren se isso tudo havia sido um plano seu, ao que o irmão o agradece por ter possibilitado isso ao trazê-lo às memórias do pai, além de ter visto essa cena quatro anos antes. O Bestial comenta que ainda que suas vontades não se realizem daqui para frente, como o próprio pai o alertou, fará o possível para impedir o plano de Eren — e de todo modo, possui acesso ao poder da Fundadora agora que entraram em contato, de modo que pede para Ymir tornar os Eldianos inférteis.

Ymir está caminhando para a luz, o que parece ser a representação visual do concretizar da Fundadora. Mas a recíproca é verdadeira: Eren se debate e tenta a todo custo se livrar daquelas correntes, ardendo em ódio. Com todas suas forças, o mais novo consegue, porém, meio ao desespero, teve os polegares arrancados (ainda que regenerassem), tamanha era sua vontade.

De você, 2000 anos atrás

Imagem/Reprodução – Crunchyroll.

Nesse flashback em um vilarejo comum, Ymir é uma garota vivendo sua vida como outro habitante qualquer. Certo dia, um exército invade e subjuga sua população. Aqueles que sobreviveram, inclusive a garotinha, têm suas línguas cortadas e são escravizados. Eventualmente, um porco foge e o rei pergunta quem foi o responsável; caso não houvesse confissão, o rei arrancaria um olho de cada escravo. Todos botam a culpa em Ymir.

Para surpresa do telespectador, o rei diz que a jovem está livre, o que não passa de um engano para despedaçar suas esperanças logo em seguida. O foco torna para Ymir sendo caçada como animal pelo exército, ao que ela, ferida, consegue um esconderijo dentro de uma enorme árvore. Um brilho enorme é percebido por todos à distância, ocorre uma transformação e uma criatura esquelética titânica surge entre a paisagem.

Advertisement. Scroll to continue reading.

É Ymir, a primeira capaz de virar titã. Com seus poderes, é subentendido que a garota ajudou o exército do rei a se expandir — o que se conecta com o terror que Eldia teria causado para Marley no passado — e pôs exércitos a baixo; enquanto a tivessem ao lado, seriam imbatíveis. Por isso, para “honrá-la”, o rei Fritz oferece sua “semente” para Ymir — teriam vários filhos e manteriam viva sua dádiva. Ymir dá a luz a três meninas: Maria, Rose, e Sina, nessa ordem.

Em outro dia decisivo, um guerreiro questiona a autoridade do rei e lança uma lança para matá-lo, mas Ymir entra na frente. A garota morre, sem conseguir se regenerar. O rei ordena que as filhas devorem o corpo — com foco na espinha — da mãe para que herdem seus poderes, no que parece ser um ritual ou crença ancestral. Com isso, o poder da fundadora foi se espalhando pelos descendentes de Ymir até chegar nos nove titãs inteligentes: Fundador, Colossal, Encouraçado, Ataque, Fêmea, Bestial, Cargueiro, Mandíbula e Martelo de Guerra.

Aqui valeria uma digressão: o primeiro capítulo tanto do mangá quanto do anime era relativamente ambíguo: “Para você, 2000 anos no futuro”, o que levou a uma série de teorias a o que essa frase dizia respeito, mas o lançamento dos episódios respectivos no mangá/anime sanaram essa dúvida: Há um pingue-pongue, uma conexão quase que profética, entre Ymir e Eren.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O estrondo

De volta às coordenadas, Eren abraça a Fundadora e diz que ela está livre para fazer o que quiser, que não é deus nem escrava, mas alguém capaz de fazer escolhas. Para o desespero de Zeke e da facção anti-Yeagerista, um enorme titã, ainda maior que os colossais, se forma no horizonte. As muralhas caem e um som ensurdecedor pode ser ouvido ao que os colossais que estavam dentro escondidos começam a marchar.

Imagem/Reprodução – Crunchyroll.

Armin e Mikasa conversam confusos sobre os acontecimentos. Armin também se pergunta o que vai acontecer, pois o número de titãs liberados da Muralha Maria seria suficiente para salvá-los, mas os da Rose e Sina também foram liberados.

Eren então se comunica telepaticamente a todos os súditos de Ymir, avisando que seu plano é exterminar todos aqueles fora de Paradis, pois todos querem ver seu povo e sua terra abaixo. Não haverá lugar seguro do mundo, e os colossais marcharão até seus inimigos.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Linguista em formação e PhD em shoujo de baixa qualidade. Obcecado por cultura pop e leituras de qualidade duvidosa; ainda por descobrir que Kakegurui talvez não seja um traço de personalidade.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Recap: "Shingeki no Kyojin" (Finale — Episódio 6) - Woo! Magazine

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Animes

Ela não tem amigos, não tem participação desde a segunda temporada, mas ela tem o povo! Em título autoexplicativo, “O descongelar” é o momento...

Animes

Em outro segmento de muitas revelações sobre o passado e a série em si, Shingeki retorna com o episódio “Memórias do Futuro”, em um...

Animes

Se a temporada final de Shingeki promete fortes emoções com algumas das cenas mais impactantes do mangá, não falta angústia para o fã de...

Animes

Talvez o leitor já tenha reparado como canções de anime costumam utilizar versos em inglês, por vezes até dando a sensação de serem frases...

Advertisement