“Sintonia” mostra como a amizade equaliza as diferenças.
A 4ª temporada de “Sintonia” alcançou o 1º lugar no Top 10 Global da plataforma e teve mais de 6 milhões de visualizações na semana de estreia. A produção criada e dirigida por Kondzilla estreou em 2019 e é uma das produções nacionais de maior sucesso da Netflix.
É uma série daquelas que prendem o espectador de diversas formas. Tem um roteiro impactante, trilha sonora marcante e atuações reais dos protagonistas Nando (Christian Malheiros), Rita (Bruna Mascarenhas) e Doni (Jotapê).
Se você ainda não se convenceu, fique tranquilo. Aqui estão 10 motivos para você pegar a pipoca e maratonar as 4 temporadas de “Sintonia” (O texto abaixo contém spoilers).
Nando
É multifacetado. Ao mesmo tempo, em que ascende, torna-se um dos líderes do crime, mas é também um marido e pai que quer dar o melhor para seus filhos e ficar perto da família. O drama se intensifica quando as situações levam a decisões excludentes em relação às famílias.
Rita
Batalhadora, sorridente e determinada, já passou por poucas e boas. Durante as temporadas, descobrimos que a atuação política como cidadã não precisa ser partidária. Na 4ª temporada, começa a estudar Direito e percebe que defender os seus iguais pode ser mais complexo do que imaginava.
Doni
Criado em uma família estável, passa pela primeira grande perda com a morte do pai. Consegue realizar o sonho de cantar e se deparar com as dificuldades do mercado, descobrindo que, em alguns momentos, é preciso recomeçar.
Relações Humanas
Além da amizade dos protagonistas, a série aborda as relações familiares e políticas na igreja (na 2ª temporada), explorando os interesses individuais versus os coletivos.
Amizade
Nando, Doni e Rita têm escolhas e trajetórias independentes que se cruzam ao longo das temporadas. A 4ª temporada mostra um “clima” entre Doni e Nando devido às consequências de tais escolhas. Rita, que sempre ajuda, desta vez não pode atender ao pedido do Nando. A jornada dos protagonistas mostra o valor da amizade na vida de cada um deles e como os ajuda a superar as diferenças e dificuldades.
Diferenças Sociais
Ficam evidentes em várias situações, como quando Doni começa a fazer sucesso fora da Vila Aúrea e namora uma influenciadora, quando Rita se interessa pelo filho do pastor e na faculdade. Afinal, ser da favela nem sempre é simples ao estar fora dela.
Realidade da periferia
Força, música, núcleos e lutas da população para superar as dificuldades, encontrando na igreja o apoio espiritual e emocional, e na música a diversão.
Tráfico — a difícil vida fácil
Ao longo das temporadas, Nando mostra interesse em sair da organização, mas enfrenta dificuldades cada vez maiores, que envolvem situações alheias à sua vontade. A prova de fogo ocorre no final da 3ª temporada, levando-o a decisões surpreendentes na 4ª temporada.
Leia também: Netflix Revela Cartaz e Data De Estreia da 4ª Temporada de “Sintonia”
Música
Além de ser um dos temas da série, é um elemento central. As letras de Doni refletem a vida das personagens e da periferia. Também é mostrado como o mercado da música funciona e como a fama nem sempre garante suporte emocional e financeiro, levando Doni a apostar em novos talentos na 4ª temporada.
Religião
É um apoio emocional, mas com crítica social. Especialmente em dois momentos da 2ª temporada: Sueli, pastora líder de Rita, pede a uma mulher, vítima de violência doméstica, para voltar e perdoar o esposo sob influência espiritual negativa. Rita se posicionou a favor da vítima. Além disso, são exploradas as relações entre política e religião na campanha interna da igreja para escolher um candidato à eleição de vereador.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.