Personagens e situações improváveis! Quadrinhos poéticos, filosóficos, surreais e hilários! Essas são apenas algumas das características das tirinhas de Liniers! “Macanudo” está disponível na plataforma digital Social Comics e é a nossa indicação de hoje. Uma citação de Bill Watterson no início do livro, já nos dá uma ideia do que podemos esperar pela frente:

“A surpresa é a essência do humor. Então, ao fazer uma tira diária, o desafio é surpreender a si mesmo.”

Na Social Comics, os quadrinhos foram traduzidos para o português. (Imagem: Divulgação)

E surpresa é o que mais temos ao ler esses quadrinhos! Ricardo Liniers Siri, ou apenas Liniers, nasceu em 15 de novembro de 1973 em Buenos Aires. Os trabalhos desse artista argentino já foram publicados em diversas revistas pelo mundo todo, entre elas Rolling Stone, Spirou e La Mano. Podemos notar na obra desse autor a influência de grandes quadrinistas como Charles Schulz, Quino e o já citado Bill Watterson.

Com muita delicadeza, Liniers leva ao leitor uma visão de mundo totalmente absurda, mas que ainda assim consegue nos envolver de tal forma que entramos de cabeça na leitura. Cada tirinha é muito diferente da outra, nunca sabemos nem o que esperar no próximo quadrinho, o que dizer na próxima tira, já que dentro da série temos diversos segmentos diferentes:

Os Pinguins: Uma comunidade de pinguins em situações surreais, geralmente com piadas sobre questões filosóficas, comportamentais ou sobre a vida em sociedade, quando não são apenas absurdas mesmo. O autor adora desenhar pinguins sendo levados pelo vento.

Enriqueta: Uma garotinha com muita imaginação que passa seu tempo brincando com o ursinho Madariaga. Diferente do que vemos em “Calvin e Haroldo” ou “O Fantástico Mundo de Bobby”, não vemos o boneco segundo a imaginação de Enriqueta, mas como ele é no mundo real. O mais engraçado é que a garota também o vê assim, mas geralmente critica o “amigo” por falta de atitude ou algo do tipo.

Fellini: O gatinho de Enriqueta. O típico gato preguiçoso, que sobe em árvores e não pode ver os peixinhos do aquário que já pensa em comê-los. Uma homenagem ao cineasta Federico Fellini.

Z-25, o robô com sentimentos: Algumas das tirinhas mais sensíveis e poéticas são com esse personagem, que mostra o robô Z-25 se emocionando, sentindo empatia, compaixão e enxergando o lado poético da vida como poucos humanos hoje em dia conseguem.

Os Duendes: Brincadeiras com o mundo imaginário dos contos de fadas, em que sonhos, crenças populares ou questões do nosso subconsciente são entendidos a partir do estilo de vida dos duendes.

Na Social Comics, os quadrinhos foram traduzidos para o português. (Imagem: Divulgação)

Além dos personagens recorrentes, temos alguns notáveis que surgem em apenas algumas tirinhas, como “O Senhor do Banjo”, que é colocado em foco sem saber o que fazer para agradar os leitores, como se em um show de talentos algum desavisado fosse chamado para mostrar o que sabe fazer e travasse no meio do palco. Não há limites para a imaginação em “Macanudo”. Não vemos nessa obra uma preocupação em manter um estilo, uma linha de raciocínio ou qualquer lógica, o que vemos são quadrinhos que aparentam ser os mais espontâneos possíveis, fieis somente à capacidade criativa de seu autor. É justamente isso que cativa o leitor, que espera o inesperado, e isso faz com que nossa curiosidade nos leve a continuar com a leitura, sempre querendo saber o que vem a seguir!

O estilo do artista é bem característico, e embora seja possível perceber algumas influências em seu trabalho, ele consegue fazer com que seus personagens sejam marcantes, originais e inconfundíveis. Se você ainda não conhece o trabalho de Liniers, recomendamos que essa seja sua próxima escolha na Social Comics, uma leitura cheia de surpresas, sendo todas elas muito agradáveis!


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Tom Dutra

Tom Dutra é ator e formado em Artes Visuais. Além disso, faz desenhos e tem dificuldades em dizer se é cartunista, quadrinista, desenhista ou ilustrador! É apaixonado por animações e quadrinhos. Coleciona trilhas sonoras de desenhos animados e é comum encontrá-lo na rua cantando essas músicas.

Previous VS Fashion Show 2017: um espetáculo a parte
Next Pessoas importantes merecem filmes: Conheça mais sobre Nelson Mandela

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close
CLOSE
CLOSE